Avalie bem a cultura da pessoa ou empresa que pretende estabelecer uma relação

cultura: dois homens olhando para lados diferentes e enxergando linhas diferentes

Por Dante Farias 

Segundo os dicionários, a cultura é o conjunto de conhecimentos, informações e valores adquiridos, que instruem o indivíduo, o grupo ou a sociedade, conforme uma perspectiva num processo de evolução. Pode significar instrução, saber ou estudo. E ainda, um sentido de apuro, perfeição e cuidado. Finalmente, quase todos trazem o sentido figurado de aplicação do espírito a determinado estudo ou trabalho intelectual.

Quando iniciamos uma relação profissional – seja na condição de funcionário, prestador de serviços, fornecedor, cliente, parceiro ou sócio – é de extrema importância avaliar qual é a cultura que essa pessoa ou empresa possui. Se isso não for bem avaliado previamente, é provável que termine da forma que menos se espera. Mas, se bem avaliado, poderá se tornar uma relação duradoura e prazerosa. A seguir, vamos abordar alguns dos principais pontos a serem avaliados sobre este ponto para que se tenha uma relação que cumpra na íntegra os objetivos aos quais se propõe.

Conjunto de conhecimentos, informações e valores

O primeiro e importante ponto é identificar qual o conjunto de conhecimentos, informações e valores que instruem o indivíduo, o grupo ou a sociedade empresarial com as quais pretende estabelecer algum tipo de relação. É necessário avaliar se os valores daqueles com quem busca se relacionar profissionalmente entram em conflito com os seus. Por mais financeiramente viável que pareça, caso condene profundamente condutas ou posicionamentos, isso será um problema. Conforme definido pelos dicionários, ainda que numa perspectiva de evolução, ou seja, ainda que tal pessoa ou empresa esteja buscando corrigir aquilo que você condena, isso certamente ainda será um fator de conflito em alguma etapa dessa relação profissional.

Imagem associada

O segundo ponto: avalie se você deseja ter sua imagem associada com quem pretende estabelecer tal relação. Analise se a sua capacidade intelectual e nível de instrução estão devidamente alinhados com as práticas e tendo os mesmos sentidos e propósitos. Este é um ponto que precisa se avaliar, pois uma vez iniciada essa relação, pode gerar uma sensação de estar regredindo profissionalmente, isso pode te parecer insuportável.

Avalie se o sentido de perfeição e cuidado que aplica ao que faz é o mesmo daquele que busca estabelecer relação em sua vida profissional. Pense nisso em relação à qualidade dos produtos e serviços, a forma de atendimento pós-venda e ações sociais, por exemplo. Pense se teria orgulho de dizer a familiares e amigos que será parte de tudo que tal pessoa ou empresa realiza. Finalmente, avalie se vê, como dizem os dicionários, o sentido figurado de aplicação do espírito a determinado trabalho intelectual dentro dessa relação. Algo que não se consegue traduzir em palavras, mais internamente te estimulará além de aspectos financeiros.

Em resumo, avalie bem a cultura da pessoa ou empresa com quem pretende estabelecer uma relação. Verifique se os valores estão alinhados. Avalie se terá prazer em dizer que é parte daquilo que tal pessoa ou empresa realiza. Isso certamente determinará a qualidade e duração dessa relação profissional.

Dante Farias é administrador de empresas, consultor e conselheiro empresarial, tendo atuado fortemente por mais de quinze anos no segmento industrial brasileiro e também nas áreas de consultoria no Brasil e alguns países da América do sul. Possui pós-graduação em auditoria e controle gerencial pela Universidade Federal de Goiás, além de diversos cursos em auditoria interna operacional e gerenciamento de riscos empresariais. Para mais informações, favor entrar em contato pelo [email protected]

Leia também

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima