Associação explica como funciona um coaching executivo e empresarial

ciclo de coaching executivo e empresarial para o sucesso

A Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial (ABRACEM) é uma entidade sem fins lucrativos, formada por um grupo de profissionais experientes da área de Recursos Humanos. Ela promove, divulga e exerce o coaching com forte preocupação com a excelência técnica, relacional e ética. O foco está em incentivar o estudo, a pesquisa e o desenvolvimento do coaching executivo e empresarial.

Para entender mais sobre o que considerar na hora de contratar o serviço de coaching com foco empresarial, conversamos com a fundadora, Rosa Krausz, pioneira do coaching executivo e empresarial no país. Rosa tem vários anos dedicados ao estudo, prática, formação e produção de material de apoio e criação da metodologia de coaching executivo e empresarial. E é a atual diretora científica e de formação da ABRACEM.

Conte-nos um pouco sobre a ABRACEM: o que é e como funciona? 

Rosa R. Krausz, fundadora e atual diretora científica e de formação da ABRACEM
Rosa R. Krausz, fundadora e atual diretora científica e de formação da ABRACEM

A Abracem, Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial, é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega os coaches executivos e empresariais por ela certificados e reconhecidos.

Sua diretoria, composta por um grupo de voluntários formados como coaches executivos e empresariais pela ABRACEM, identificada com a missão, os valores e a seriedade da formação, é eleita a cada triênio, juntamente com o conselho deliberativo para gerir esta entidade.

A ABRACEM é uma entidade jurídica legalmente registrada nos órgãos competentes. É regida por estatutos e código de ética que estabelecem as diretrizes para seu funcionamento administrativo, além de uma diretoria científica e de formação, cuja função é garantir a qualidade da formação. Seja em aspectos teóricos e práticos, seja no que se refere à aprendizagem, supervisão e atualização dos profissionais que certifica.

Entendemos que a formação de coaches executivos e empresariais exige cuidados especiais, em virtude da responsabilidade que envolve esta atividade, já que não é formal e legalmente reconhecida. Por esta razão, foram estabelecidos pré-requisitos para o ingresso na formação, além de um processo de seleção dos que se candidatam, medida esta que nos distingue no mercado.

De onde saiu a ideia? Por que este formato de Associação?

Ao fazer uma apresentação sobre coaching executivo, no 30º Congresso da International Federation of Traning and Development Organizations, realizado em Porto Alegre em 2001, percebi a existência de interesse sobre o tema. Esta apresentação atraiu um número elevado de participantes em busca de informações sobre coaching executivo, intervenção na área organizacional, ainda pouco conhecida no Brasil. Além disso, gerou a oportunidade de organizar um workshop que reuniu vários profissionais de RH.

O interesse despertado foi tal que um outro grupo de profissionais de RH solicitou a organização de um curso de formação de 80 horas, ao qual se sucederam outros, aos quais foram adicionadas mais horas, segundo feedbacks recebidos pelos sucessivos grupos de participantes.

Foi em virtude deste interesse, que se consolidou a ideia da criação de uma Associação. Esta não só congregaria os coaches executivos formados segundo a metodologia específica desenvolvida, mas seria também uma referência para garantir a qualidade dos serviços profissionais especializados e o contínuo aperfeiçoamento do processo de formação.

A Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial foi fundada em julho de 2005 em Curitiba, fruto do sonho de uma pessoa que teve a felicidade de poder contar com o apoio de um grupo de colegas engajados, sem os quais este sonho não teria se tornado realidade.

A ABRACEM é uma pessoa jurídica atípica, pois tem um coração, uma cabeça e um olhar para o futuro, que atuam conjuntamente de forma harmônica e sintônica, voltada para a excelência. Sua existência liga-se essencialmente a um objetivo nobre, o de ser referência em coaching executivo e empresarial, pois é a única entidade no Brasil e uma das poucas no mundo dedicada exclusivamente a esta especialidade.

Nossa metodologia é única, com características próprias assentadas em princípios humanistas, numa visão sistêmica que considera a dinâmica própria das organizações produtoras de bens e serviços, valoriza os aspectos humanos, sociais e contextuais. Nossos princípios éticos constam de código próprio que garante a lisura e adequação da prática do coaching executivo e empresarial.

Algum tipo de exigência específica para coaches que queiram se associar?

O pré-requisito estatutário para se associar é ter completado com êxito a formação de coach executivo e empresarial reconhecida pela ABRACEM.

Que tipo de coach mais se beneficia ao participar? Da mesma forma, que tipo de coach não se encaixa bem na ABRACEM?

Nossa especialidade é coaching executivo e empresarial. Nosso foco é o trabalho no contexto empresarial e suas especificidades, o que requer não só vivência organizacional, mas uma formação universitária e pós-graduada compatível.

Parte de nossos formandos provém da área de humanas, embora os que apresentem formação de caráter técnico tenham pós-graduação, especialização e/ou vivência em RH e Gestão de Pessoas. Trata-se de pessoas voltadas para o contínuo aperfeiçoamento, autoconhecimento, busca de renovação e atualização que reconhecem e valorizam as pessoas, o capital humano indispensável para a existência de qualquer organização.

Não me parece que indivíduos, em busca de um mero certificado obtido de preferência em treinamentos breves, encontrarão sentido na Formação da ABRACEM. Nossa formação tem 160 horas de duração, divididas em 10 encontros mensais. Ela propicia prática supervisionada, embasamento teórico, vivência como coachee e turmas pequenas.

São estas as condições que propiciam uma metodologia personalizada e uma vivência baseada nos princípios do coaching executivo empresarial da ABRACEM e nas melhores práticas disponíveis. Nossa ênfase se encontra na qualidade, e não na quantidade.

Quais os próximos grandes projetos/eventos da ABRACEM? O que estão visualizando para o Futuro?

Nosso posicionamento sempre foi realista, equilibrado e ético, visando antes de tudo profissionalismo, confiabilidade e qualidade, além de eficácia do processo de coaching e sua sustentabilidade.

Nossos projetos têm sido realizados com bom senso e respeito pelo nosso público. Temos em nosso portfólio a realização de três Fóruns, um congresso Brasileiro de Coaching Executivo e Empresarial e grupos de estudo em várias cidades. Publicamos um Boletim a cada trimestre com artigos, resenhas e notícias, que é enviado para um mailing de interessados. Estamos planejando alguns eventos, cuja realização dependerá do desenrolar dos acontecimentos e de um cenário favorável.

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?

Gostaríamos de convidar os leitores da VendaMais a se familiarizarem com nossas atividades e nossa linha de atuação. E, em havendo oportunidade e interesse, visitar nosso site, assinar gratuitamente nosso boletim, apreciar as publicações do nosso blog.

Aos que planejam atuar no campo do coaching executivo e empresarial e gostariam de saber mais sobre a formação, permanecemos à disposição para mais informações nos endereços abaixo. Será uma satisfação especial ter a oportunidade de compartilhar nossa experiência na ABRACEM que, além de ser um ambiente de aprendizagem contínua, é também uma comunidade de profissionais que compartilha valores, preza a excelência dos serviços prestados e prioriza sua contínua aprendizagem.

Para saber mais:

Leia também:

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima