O Whatsapp pode ser uma Ăłtima ferramentas de vendas. As tĂ©cnicas apresentadas neste artigo podem ajudar vocĂȘ a usĂĄ-lo a seu favor!
OlĂĄ, tudo bem?
Se vocĂȘ estĂĄ quase chegando ao ponto da mensagem abaixo ou acha que isso funciona, leia com atenção este artigo que pode gerar vendas com base no relacionamento.
VocĂȘ e eu sabemos que o WhatsApp Ă© uma das suas maiores ferramentas de vendas. Mas sabia que existe uma forma mais eficaz para gerar para vocĂȘ, vendedor ou consultor, um nĂșmero significativo de mensagens respondidas e consequentemente mais vendas?
Antes de falarmos sobre técnicas que uso e me geram bons resultados, vou contar um pouco da história do Whatsapp.
HistĂłria do WhatsApp
O WhatsApp surgiu em 2009 quando o Jan Koum percebeu que, ao ir Ă academia, ele perdia as ligaçÔes, pois nĂŁo era permitido o uso de celular durante a prĂĄtica (polĂtica que aprecio muito). DaĂ surgiu uma necessidade.
EntĂŁo ele criou inicialmente um app apenas para informar as pessoas onde ele estava e que durante aquele perĂodo nĂŁo era possĂvel atender Ă s suas ligaçÔes. Com o tempo, o app foi evoluindo.
O segundo passo foi uma sacada de Jan ao perceber o crescimento dos chats, mas restrito aos desktops. Logo ele teve a brilhante ideia de usar a mesma dinĂąmica dentro do seu aparelho celular.
A estratégia deu tão certo quanto ao recebimento de mensagens instantùneas que o crescimento de usuårios foi exponencial, onde chega hoje, depois de 10 anos, a 1 bilhão de usuårios no mundo e no Brasil 100 milhÔes.
A histĂłria do surgimento baseia a minha primeira premissa quanto ao uso do aplicativo, que Ă©:
WhatsApp é uma ligação escrita
Perceba que o objetivo inicial do aplicativo Ă© informar Ă s pessoas que ligam, que naquele momento nĂŁo Ă© possĂvel atendĂȘ-las e que se elas me enviarem uma mensagem, assim que puder, eu responderei ou ligarei de volta. EntĂŁo, o objetivo Ă© uma comunicação mais rĂĄpida, mas de forma individualizada.
Se vocĂȘ leu bem o tĂtulo, Whatsapp Ă© uma ligação escrita. Logo, chega Ă conclusĂŁo de que o contato via Whatsapp tem que ser UM PARA UM, porque imagine a cena: um vendedor com 5 celulares fazendo ligaçÔes ao mesmo tempo e falando o mesmo script para cada um dos clientes que estĂŁo do outro lado da linha.
Com certeza o resultado desta prĂĄtica seria um desastre! EntĂŁo, por que vocĂȘ faz isso quando vai enviar mensagens?
VocĂȘ cria um modelo de mensagem padrĂŁo sobre a campanha do mĂȘs e encaminha para todo e qualquer tipo de cliente, sem antes qualificĂĄ-lo quanto Ă primeira compra, segunda ou cliente frequente?
Normalmente essa prĂĄtica gera um relativo resultado quando enviada para um grande nĂșmero de clientes, mas o quantitativo de resposta Ă© baixo e pode gerar no cliente a impressĂŁo de que estĂĄ falando com um robĂŽ…
Deixa eu narrar uma situação:
Uma consultora de vendas de uma academia enviava a mesma mensagem para os alunos hĂĄ um certo tempo.
Com uma consultoria contratada, foi estimulada a ligação e, durante uma delas, a consultora perguntou ao aluno porque ele não respondia as mensagens do Whatsapp.
Ele rapidamente respondeu: “imaginei que fosse aqueles robĂŽs que enviam mensagens padronizadas, logo pensei que nĂŁo precisava responder.”
Caso o seu objetivo Ă© transmitir ao seu cliente que existe uma pessoa do outro lado, foque no relacionamento. EntĂŁo se o contato via Whatsapp tem que ser um para um, logo vocĂȘ precisa saber com que estĂĄ falando. Com isso, a qualificação antes de entrar em contato Ă© importantĂssima para o sucesso na resposta.
Qualifique bem o seu cliente
Na primeira mensagem que vocĂȘ envia sempre deve haver uma informação que sĂł vocĂȘ e o cliente sabe. Ela pode ser o tempo da Ășltima compra, o produto que comprou, a expectativa com aquele produto ou atĂ© a forma de pagamento. Em caso de clientes que ainda nĂŁo compraram, a data da visita ou a solução que ele buscava sĂŁo Ăłtimos gatilhos.
EntĂŁo use as informaçÔes que o seu sistema ou que vocĂȘ alimentou na Ășltima compra e coloque na mensagem. Isso mostra para quem vai ler que vocĂȘ o conhece e normalmente gera mais respostas.
Construindo uma mensagem de sucesso
Agora que vocĂȘ jĂĄ entendeu que lista de transmissĂŁo ou mensagens padrĂ”es nĂŁo geram volume de resultados, vamos aos tĂłpicos importantes em uma mensagem:
- Fale sempre o nome do cliente. Mormalmente mensagens padronizadas ou robotizadas pulam essa etapa;
- Use espaçamento entre os parågrafos. Facilita a leitura para quem recebe. Olha o exemplo abaixo, o mesmo texto sem e com espaço entre os parågrafos.
- Atenção ao uso de negrito, itålico e tachado. Esses são bons recursos para destacar uma informação (seu nome, da empresa ou do próprio cliente) ou para disfarçar os valores.
Como utilizar estes recursos no WhatsApp:
- Negrito – coloque *  * antes e depois da palavra;
- ItĂĄlico – coloque _  _ antes e depois da palavra;
- Tachado – coloque ~  ~ antes de depois da palavra.
Uso de emoticons no WhatsApp
Ao utilizar o recurso escrita, perdemos um quesito muito importante no relacionamento â o tom de voz. Ele demonstra se a pessoa estĂĄ calma, aflita, com pressa ou atĂ© chateada. JĂĄ uma mensagem pode ser interpretada de vĂĄrias formas, dependendo do humor de quem a recebe. Os emoticons ajudam a transmitir emoção Ă mensagem enviada e, com isso, deixam mais clara a sua intenção ao cliente.
PorĂ©m, cuidado! Enviar uma fileira de emoticons sĂł mostra que vocĂȘ estĂĄ confuso com seus sentimentos, entĂŁo a dica Ă© colocar um e que seja correlacionado com o tema descrito na frase.
Além disso nunca faça:
- Enviar emoticons com coraçÔes ou beijinhos. Somos prĂłximos, mas nĂŁo Ăntimos â reserve estes para sua famĂlia;
- Nunca responda uma pergunta ou mensagem com emoticons. Demonstra preguiça ou falta de interesse;
Use os recursos de ĂĄudio e chamada de vĂdeo do WhatsApp
Estes sĂŁo recursos poucos utilizados pela equipe de vendas e tĂȘm um poder sensacional sobre o processo de decisĂŁo do cliente.
- Ăudio. Particularmente, uso todas as vezes que vou falar de valores. Assim nĂŁo fica registrado e normalmente o que Ă© falado Ă© diferente do que estĂĄ escrito. Utilizo tambĂ©m quando preciso explicar um processo mais detalhado.
- Chamada de VĂdeo. Se vocĂȘ trabalha com serviço, mostre acontecendo ao vivo e, se for produto, demonstre atravĂ©s deste recurso.
Atenção! No recurso chamada de vĂdeo, sempre peça autorização do cliente antes, ok?
O que fazer ao finalizar a primeira mensagem no WhatsApp
Eu entendo que vocĂȘ envia a primeira mensagem com intuito do cliente responder, acertei? Logo, vocĂȘ precisa finalizar a primeira mensagem sempre com uma pergunta, pois tal prĂĄtica vai gerar (ou deveria) em seu cliente uma resposta.
EntĂŁo, deixe de lado: fico no seu aguardo, atenciosamente, caso tenha interesse nos procure … e foque no:
- Me diga qual o melhor dia para vocĂȘ?
- Posso te enviar mais informaçÔes?
- Caso tenha interesse, posso te enviar as condiçÔes especiais?
E, se ele nĂŁo responder, envie uma mensagem curta, por exemplo:Â E aĂ, qual o melhor dia? Pode acontecer do cliente ler a mensagem e esquecer de responder.
EntĂŁo…
Não use a ferramenta de Whatsapp como panfletaria ou algo de massa. Ele é a substituição de uma ligação, logo foque no um para um. Pode até dar mais trabalho, mas o resultado é impressionante.
Equipes que usaram as dicas acima, de cada 10 mensagens, 8 respondem, mesmo que para dizer que não tem interesse, mas em média 3 compram. Normalmente vejo esse mesmo resultado para envio de 100 ou 200 mensagens para 5 ou 10 vendas.
E ai te pergunto, prefere enviar para 20 e conseguir 6 vendas ou para 100? E também, se enviar para 100, usando o UM PARA UM poderå gerar até 30 vendas.
Me chamo Carol Rocha, consultora e palestrante especializada no mercado Fitness.
Leia também:
- Não caia em guerra de preços! Uma inspiradora história de como vender diferenciais
- 18 diferenças entre prospects FRIOS e prospects QUENTES
- 10 atitudes de sucesso para prospectar melhor novos clientes
Â