Por Fred RochaÂ
Apesar da palavra tendĂȘncia me incomodar pela quantidade de vezes Ă© utilizada nos artigos de inĂcio do ano, no contexto especĂfico deste artigo terei de usar. Particularmente, acho as tendĂȘncias quase sempre antĂteses da inovação e nunca gostei de segui-las, sempre criei meu prĂłprio caminho. Mas tem caminhos que nĂŁo temos como evitarmos.
Se vocĂȘ tem um comĂ©rcio, Ă© importante ler com carinho e começar a se preparar para agir rĂĄpido. Primeiro, vamos entender alguns acontecimentos:
– O cliente sumiu?
Essa conversa de que o cliente sumiu totalmente da loja nĂŁo Ă© verdade. O cliente sumiu apenas da loja de tijolos. Ele continua visitando as lojas no Instagram, no Facebook, no WhatsApp, no e-commerce e sites. E onde ele achar que existe possibilidade de fechar um negĂłcio com vocĂȘ.
– SerĂĄ que estamos dando a devida importĂąncia para os clientes?
Se vocĂȘ tem o Instagram da sua loja, te garanto que entram 10 vezes mais pessoas por dia no seu Instagram do que na sua loja de tijolos! Estou certo? E olha que sĂł falei do Instagram! Agora, imagine todos os canais de contato que temos com os clientes.
Hå anos falamos do varejo multicanal e a importùncia de entender como suprir as necessidades do cliente em cada ponto de contato. Quase todos os negócios jå são multicanais, raras exceçÔes, como pipoqueiro ou vendedor de picolé, que vivem apenas de um canal de vendas, o presencial. Quase todos os demais negócios sempre se apoiaram em um segundo canal comercial, como o telefone ou o catålogo de vendas. Porém, hå pouco tempo passamos a ter diversos pontos de contato com os clientes, e todos com poder efetivo de vendas. Com isso, chega tanta informação por meio destes canais, que tudo se torna confuso, e a empresa pode deixar de aproveitar efetivamente o poder de ser uma empresa multicanal.
EntĂŁo, o que trato como tendĂȘncia jĂĄ Ă© uma realidade nos negĂłcios. Precisamos andar mais rĂĄpido. Atender bem o cliente que hoje Ă© considerado intangĂvel. Ou seja, este cliente nĂŁo conseguimos ver e muito menos pegar. Se nĂŁo prestarmos a atenção devida, ele passarĂĄ
batido. Vamos lĂĄ?
7 tendĂȘncias para pequenos comĂ©rcios
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Reconhecimento dos pontos de contato como canais com poder real de venda
Qualquer ponto de contato utilizado pelo negĂłcio (WhatsApp, Facebook, Instagram, e-mail, marketplace ou loja virtual), passa a ter a capacidade efetiva de comercializar produtos e serviços com a independĂȘncia de qualquer outro canal de venda. AtĂ© entĂŁo considerĂĄvamos e entendĂamos estes pontos de contato apenas como canais de comunicação com o cliente. Hoje sĂŁo considerados muito mais do que isso.
2. Gerente de canais de vendas
Ă primordial ter gestĂ”es exclusivas para cada canal de contato com o seu cliente. Assim vocĂȘ terĂĄ como extrair o mĂĄximo de performance do canal ponto de contato com ele. Com isso, ganharĂĄ mais eficiĂȘncia e qualidade no atendimento. Imagine cada canal atuando como uma filial, onde se tem gerentes, vendedores, caixas, etc.
3. Integração entre canais de contato
Para a continuidade de um bom atendimento dos clientes, independente do canal comercial que eles estejam, devemos buscar sistemas e tecnologias eficientes para conseguir obter informaçÔes desses canais de contato, de forma a reconhecer quando o cliente retornar o seu contato por meio de outro canal.
4. Integração de lojas fĂsicas e virtuais
Esta transformação jĂĄ estĂĄ acontecendo em muitas empresas. O objetivo Ă© oferecer uma experiĂȘncia diferenciada ao consumidor. Sendo assim, Ă© possĂvel iniciar uma compra online e retirar o produto na loja fĂsica, por exemplo. Ou entĂŁo avaliar um item na loja fĂsica e finalizar a sua compra utilizando um smartphone.
5. Lojas fĂsicas X showrooms
Os atendimentos aos clientes vĂȘm crescendo de forma efetiva por meio dos canais digitais e, por esse motivo, o movimento nas lojas fĂsicas vem reduzindo consideravelmente. Mas esses espaços fĂsicos tornam-se pontos de distribuição de todo o conteĂșdo comercial, pontos importantes para a demonstração fĂsica dos produtos âshowroomsâ, alĂ©m de darem suporte para aqueles clientes que necessitam experimentar o produto para efetivar as compras.
6. Nichos de mercado
Essa tendĂȘncia sempre existirĂĄ para os pequenos negĂłcios! O futuro Ă© o mercado de nicho, ou seja, o varejo especializado. O consumidor sempre vai dar prioridade para empresas que passam a credibilidade do conhecimento especializado no setor em que atuam. O cliente se sente mais seguro na hora de comprar. E geralmente estes comĂ©rcios conseguem atĂ© mesmo fidelizar os clientes.
Trata-se de um mercado com grande potencial, mas pouco explorado pelo varejo no Brasil. A dica Ă© simples: basta entender efetivamente do seu negĂłcio, resolver problemas ao invĂ©s de vender produtos, priorizar uma segmentação de mercado, e ser reconhecido pela sua competĂȘncia e conhecimento no seu setor.
7. Atendimento
Mas o que atendimento estĂĄ fazendo aqui em tendĂȘncias? Com o avanço dos canais digitais, precisamos aprender a atender os clientes igualmente, independente do canal que tenha chegado, com presteza, velocidade e intenção de ajudar. Culturalmente nĂłs sĂł entendemos que o consumidor Ă© de verdade quando este entra fisicamente na loja, o que Ă© nĂŁo Ă© verdade. Devemos sempre estar atentos a isso. Portanto, todas as tendĂȘncias acima para serem aplicadas de verdade precisam de uma readequação cultural na forma de atender o cliente nĂŁo presencial.
MĂŁos Ă obra! Feliz 2019!
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Fred Rocha Ă© consultor, especialista em varejo e palestrante. Saiba mais em: www.fredrocha.marketing e fredrocha.com