6 tendências da área de vendas que devem bombar em 2019

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Veja dicas de como se adequar aos novos paradigmas da área de vendas e fazer os negócios crescerem com apoio da tecnologia

Por Ricardo Corrêa

O mercado comercial passa por uma transformação rápida e completa nos últimos anos, principalmente com a implementação de tecnologia nos processos. Isso vem transformando o perfil das equipes comerciais e exigindo novos talentos e habilidades dos vendedores que querem vencer nessa nova era.

Encontrar o caminho do sucesso e bater as metas cada vez mais arrojadas são desafios que ficaram mais complexos, porém mais automatizados e intuitivos. Para se adequar a esta nova realidade, é imprescindível entender as novas tendências da área de vendas e modernizar o processo para garantir melhores respostas, menos custos e mais resultados. Veja abaixo algumas ações que funcionaram em 2018 e devem bombar ainda mais em 2019.

Invista no pré-vendas

É imprescindível tratar o setor de vendas como uma ciência, não apenas como uma área de marketing e relacionamento. Para isso, instalar uma cultura de pré-vendas contribui para qualificar os leads antes de enviá-los ao executivo de contas. Isso ajuda a gerar menos custos, por garantir que o vendedor não perderá tempo nem orçamento destinado a reuniões presenciais com contatos que são considerados um bad fit para o seu negócio. Quando o profissional SDR (Sales Development Representative), responsável pelo pré-venda, entende o principal problema do cliente, ele ajuda o vendedor a validar e compreender melhor como o seu produto ou serviço pode ajudar o cliente e fazê-lo ir direto ao ponto, trazendo mais confiança na relação de negócio.

As empresas tradicionais, acostumadas com modelos antigos de venda, onde o vendedor bate diretamente na porta do cliente sem nenhuma base ou informação sobre quem ele é ou precisa, conseguem escalar, gerar mais negócios e reduzir custos quando modernizam o processo de vendas.

Contrate profissionais de vendas modernos

Nos dias de hoje, o prospect está muito mais empoderado, e não é por acaso. O fácil acesso à informação faz com que os clientes em potencial pesquisem sobre as opções que podem resolver seus problemas antes mesmo de começarem a entrar em contato com as soluções disponíveis. Situações como essa prolongam em 22% o tempo de decisão do cliente e. Por isso, o vendedor deve estar preparado no momento do contato para conseguir ganhar a confiança e conseguir fechar negócio dentro do tempo pré-estabelecido para isso.

Como o cliente já chega até o vendedor preparado e munido de informações, o vendedor deve estar mais focado no negócio e nos problemas do cliente do que apenas em manter um relacionamento. Neste momento entra a importância de usar os CRMs e ferramentas de automação a favor do vendedor, pois essas ferramentas ajudarão a otimizar o tempo e a entregar mais produtividade para o executivo de vendas, transformando-o mais em conselheiro e menos em tirador de pedidos.

Tenha uma equipe dedicada ao pós-venda

Dentro dessa nova realidade de comportamento do consumidor, onde o cliente chega com 80% da opinião formada com relação a um serviço ou produto para o vendedor, o pós-venda passa a ter um papel fundamental na sua manutenção. Para isso, é importante ter uma equipe dedicada a acompanhar a forma com que o cliente usa o seu serviço ou produto. Ela também deve estar atenta a todos os aspectos que envolvem a experiência do cliente, para conseguir tomar atitudes proativas.

Invista em Customer Success

Segundo pesquisa sobre transformação digital, encomendada pela Avaya, junto à IDC (International Data Corporation), 36% das empresas que priorizaram a experiência do consumidor registraram um crescimento de 50%. O estudo foi realizado com 800 empresas de 15 países, incluindo o Brasil. Isso mostra que, muito mais do que um produto ou serviço, as pessoas buscam comprar relacionamento, confiança e resultado com agilidade e garantia de uma boa experiência.

Apesar de parecer um desafio de outro mundo, isso pode ser simplificado com um profissional dedicado exclusivamente ao Customer Success da empresa. Essa pessoa irá se antecipar à necessidade do cliente e crescer junto com ele. O índice de sucesso desse trabalho pode ser medido com o número de recompras ou a renovação de contrato.

Para conseguir aumentar os negócios, no entanto, ao invés de investir apenas no aumento na força de vendas, proporcione esse investimento para que o seu cliente esteja bem amparado. Adquirir um novo cliente custa 5 vezes mais do que retê-lo, portanto, mantê-lo satisfeito é uma forma de otimizar os seus custos.

Engaje o seu time de vendas

Manter um time engajado e participativo é um desafio cada vez mais necessário para quem deseja ter um processo escalável e contínuo. Mas com o perfil competitivo do profissional de vendas, nem sempre esta é uma tarefa fácil. Apostar na gamificação é um caminho para conseguir manter uma equipe motivada e direcionada aos mesmos objetivos. Ao oferecer pontuações na medida em que novos leads ou vendas são gerados, é possível aumentar o volume de vendas sem necessariamente aumentar o time.

Outros benefícios que essa aposta pode trazer são:

  • o aceleramento da conversão
  • o aumento no volume de leads
  • o incentivo ao uso do CRM
  • a melhor qualificação de oportunidades
  • o aumento no volume de prospecção
  • melhor capacitação da equipe
  • maior aprendizado sobre os clientes
  • estímulo ao uso do up selling e cross selling.

Nunca esqueça da prospecção

O primeiro pilar no processo de vendas é a geração de leads. Uma vez que esses leads são gerados, é necessário pensar nas pessoas, máquinas e processos que os levem à decisão de compra. Para que tudo isso dê certo, é necessário pensar na gestão do processo como um todo. Ao deixar o trabalho de prospecção para o executivo de vendas, ele perde um tempo útil onde poderia estar se dedicando a atividades mais decisivas para o fechamento do negócio. Por isso, é importante pensar em automatizar atividades de baixo valor, para que o vendedor otimize o próprio tempo e se dedique a estudar e estruturar uma proposta mais qualificada e focada na necessidade do cliente.

Ricardo Correa, CEO e co-fundador da RamperProfissional de marketing e vendas B2B com mais de 12 anos de atuação no mercado, Ricardo Corrêa é CEO e co-fundador da Ramper, uma plataforma de automação da prospecção de vendas baseada na metodologia do Predictable Revenue. Com grande conhecimento técnico, Ricardo tem a missão de ajudar as empresas a usarem da tecnologia para conseguirem vender de forma mais assertiva e produtiva. Conheça mais sobre a Ramper em: www.ramper.com.br.

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