Com referências à indústria musical, ao estilo de vida do hip hop e à cultura urbana, empresa foca no público jovem e antenado, e no “lifestyle” urbano para se consolidar como a maior loja de street fashion do Brasil
Uma loja de discos que identificou a oportunidade de englobar peças de vestuário à sua linha de produtos. Foi combinando a arte e o estilo das ruas que a Kings Sneakers se consolidou no mercado de moda urbana. Com o foco em atender as necessidade de um público de nicho sempre em transformação, a empresa investe em estratégias de marketing e no “atendimento próximo, único e sem frescura” para manter a liderança no setor. Confira a seguir a entrevista de Igor Morais, CEO da Kings Sneakers, e saiba mais sobre o setor e as apostas da marca para se manter como referência street fashion.
Vamos começar pelo começo: Como e quando surgiu a Kings Sneakers?
Em meados dos anos 90, surge uma loja de discos chamada New Records. Em sua trajetória, desde a criação até hoje, a loja tem um público formado por pessoas ligadas às novidades da Urban Culture, que surgiam mundo afora. Passados os anos, acompanhando a globalização, inserimos o vestuário com calçados, camisetas, moletons, etc. Em dezembro de 2007, a New Records se tornou a Loja Kings, que atua no mercado de moda conceitual, combinando estilo de vida e música para trazer ao público-alvo a moda que representava a cultura do hip hop (que teve início nos EUA e chegou ao Brasil). A marca oferecia os melhores produtos e as grandes novidades das mais badaladas grifes do segmento. Posteriormente, começou a atuar na cultura Urban Wear, que teve início principalmente na Inglaterra, com os modelos de tênis que fazem a cabeça desse público.
Quem é seu público-alvo e como vocês se diferenciam de outras empresas da área?
Nosso público-alvo é o jovem antenado.
Vocês tem Missão, Visão, Valores bem definidos? Se sim, quais são?
Missão: Ser referência para o jovem brasileiro como marca pioneira no street fashion no conceito “lifestyle urbano” de se vestir e se expressar!
Visão: Ser a maior e mais conceituada rede de lojas de conceito “lifestyle urbano” do país, estando presente em todas as regiões, nas melhores redes de shopping centers. Desenvolvendo estratégias inovadoras que agreguem valor à nossa cadeia de relacionamento, para atrair novas parcerias e negócios.
Valores:
- Somos fiéis ao nossos valores: isso é ética
- Tratamos todos os nossos funcionários e parceiros com apreço e consideração: isso é respeito
- Pensamos, falamos e agimos da mesma maneira: isso é integridade
- Somos obstinados por resultados: isso é foco
- Buscamos sempre estar à frente na inovação e tendência: isso é paixão
- Respeito ao ambiente de trabalho e ao patrimônio da empresa: isso é sentimento de dono
- Zelamos por relações pessoais e profissionais transparentes: isso é honestidade
- Trabalhamos por uma empresa com identidade: isso é unidade
- Enxergamos nosso cliente como maior patrimônio: isso é cuidado
- Reconhecemos o esforço e dedicação de todos os funcionários: isso é valorização
- Atendemos nossos clientes de forma única, descontraída e casual: isso é exclusividade
Nestes últimos dois anos, quais foram as maiores dificuldades?
Com certeza a economia. A maioria dos jovens ainda ganha mal ou depende do dinheiro do pai.
Quais foram os principais sinais de sucesso que começaram a aparecer, mostrando o acerto da estratégia e modelo de negócio da Kings Sneakers nestes últimos meses?
Na real, nestes últimos meses tivemos a visão que erramos mais do que acertamos. Em novembro do ano passado, bolamos um plano em cima de uma estratégia de que a empresa seria outra. Implementamos a partir do primeiro dia de 2018 e estamos conseguindo. Desta maneira, já estamos vendo a mudança e colhendo os frutos de curto prazo dessa nova estratégia.
O que vocês fazem que é totalmente diferente da maior parte dos concorrentes?
Nossa característica é trabalhar duro em união. Em cima de estratégias que fazem sentido.
Especificamente em relação a Vendas (que é nosso foco na VendaMais): Como vocês treinam a equipe comercial para reforçar seus diferenciais e não cair na guerra de preços?
Ficamos de olho na concorrência e fazemos sempre um trabalho melhor, principalmente no atendimento.
O que vocês têm feito de especial para atrair novos clientes e que tem funcionado bem?
Para atrair novos clientes, a nossa estratégia é interagir com o cliente final e fazer que ele vire nosso amigo.
E em termos de fidelização de clientes, algo em especial que façam para que os clientes continuem comprando ou fazendo negócios com vocês?
Sempre damos atenção e algum tipo de bonificação para que o cliente retorne.
Existe algo que era feito antes e que vocês PARARAM de fazer, por mais dura que fosse a decisão, para atualizarem seu modelo de negócios?
Sim, a rotulação. Não podemos ser uma empresa rotulada e há um tempo estávamos sendo rotulados como uma marca teen, algo que não é verdade.
Em quais áreas da empresa foram feitos os principais investimentos nesse processo de crescimento da Kings Sneakers? Não só em termos de dinheiro/investimentos, mas revisão de processos, aumento de eficiência, etc. Onde foi colocado mais foco e energia?
Focamos em uma gestão mais profissional, além de aplicarmos muito mais energia no marketing.
Quais os próximos passos? O que planejam para o futuro? Qual o próximo grande objetivo?
O grande passo é chegar em 100 pontos de vendas em médio prazo.
Que conselhos daria para um empreendedor pensando em iniciar um projeto pessoal mas ainda relutando se começa (arrisca…) ou não?
Primeiramente, a pessoa tem que gostar da área que vai entrar. Se persistir e trabalhar duro, não tem como dar errado.
Existe algum livro, vídeo, filme, pessoa que mais influenciou sua trajetória pessoal/profissional e que você recomendaria para pessoas que querem resultados melhores?
Depois que assisti ao “Poderoso Chefão”, a minha vida mudou. Me identifiquei muito com a visão do protagonista em gestão e família. E também tem o “Lobo de Wall Street”.
Algum comentário final que gostaria de fazer para nossos assinantes e leitores da VendaMais?
Meu comentário é: empreender é para poucos. Comecei meu negócio com R$300 emprestado e nunca tirei uma carteira de trabalho na minha vida. Por que falo isso? Já passei muitas noites em claro chorando, mas mesmo assim persisti e hoje somos a maior loja de street fashion do Brasil.
Para saber mais
Site: www.lojakings.com.br
E-mail: [email protected]
Facebook: @LojaKings