Os segredos da audiência na internet

segredos da audiência: pessoas interagindo com painel externa smartphone

Confira como utilizar o melhor da internet para aumentar o fluxo de potenciais clientes em seu site, alavancar as vendas e consolidar sua marca no mundo virtual

Ajudar empreendedores a ter liberdade financeira utilizando a internet como meio para negócios. Esse é um dos objetivos de Samuel Pereira, publicitário, empresário, especialista em tráfego e audiência na internet e criador do Segredos da Audiência Ao Vivo, o maior evento de tráfego e audiência do mundo.

Autor do livro Atenção: o maior ativo do mundo – o caminho mais efetivo para ser conhecido, gerar valor para seu público e ganhar dinheiro e co-autor de Negócios Digitais, Pereira concentra o seu trabalho em ajudar empreendedores a criar negócios online sustentáveis a longo prazo, por meio de estratégias de tráfego e audiência, atraindo um público qualificado.

Quer começar 2019 otimizando suas vendas nas redes sociais e outros meios online? Então confira a seguir a entrevista com Samuel Pereira.

O que você oferece no Segredos da Audiência? Como seu serviço se diferencia dos demais oferecidos no mercado?

Primeiramente, acredito que não há tantas empresas no mercado que desenvolvam um trabalho similar ao que fazemos. Quando comecei a ensinar na internet, há mais ou menos 5 ou 6 anos, até então, o que se abordavam estava relacionado a como levar tráfego para os sites. Porém, sempre questionei o que gerou resultado em meus sites e concluí que não foram os acessos que tive, mas as visitas que fidelizei. A partir daí, comecei a falar e reforçar o conceito de audiência (que até então ninguém abordava) e que eu sabia que era um fator primordial para virar negócios na internet.

Hoje somos a maior empresa de treinamentos para quem busca desenvolver a inteligência sobre como trazer audiência para plataformas digitais (site e redes sociais) e para os negócios de uma maneira geral. Nosso maior diferencial nesse processo é ensinar estratégias que vão além dos hacks do mercado e que focam na maneira como se constrói uma audiência.

Temos também o maior evento de tráfego e audiência da América Latina e iniciamos um movimento com grandes empresas do Brasil para auxiliar na criação de audiência na internet. Com isso, levamos nossa expertise para “mentorar”, ensinar e também passamos nossas metodologias para a aplicação em equipes internas.

Como o Segredos da Audiência pode ajudar uma empresa a reduzir seus custos de vendas, melhorar o faturamento ou o atendimento a clientes? Pode compartilhar alguns casos de sucesso?

Temos vários casos de sucesso, desde otimização de campanhas de compras de tráfego e segmentações feitas da forma correta, a exemplos de empresas que não utilizavam a técnica de copywriting e vendas da melhor maneira.

Gosto de dizer que para você vender, precisa levar o seu cliente para uma jornada, que tem 3 passos:

  1. Atração da atenção
  2. Doutrinação
  3. Conversão

Se você não souber atrair a atenção das pessoas e trazer mais audiência, não vai adiantar. Porém, o que muitos empreendedores não sacaram ainda é que as pessoas passam cada vez mais tempo olhando para o celular e navegando nas redes sociais.

Samuel Pereira

Há alguns anos, era preciso investir bastante para colocar uma propaganda em um painel no aeroporto e assim, conseguir visibilidade. Atualmente o público olha o celular. As coisas mudaram. Antes as pessoas não escolhiam o conteúdo que iam receber. Simplesmente ligavam a Tv e assistiam o que estava passando. Hoje, empresas como o Google fizeram o público procurar mais. Graças a internet, a informação tornou-se mais acessível e empresas de streaming como a Netflix, por exemplo, mudaram o “jogo de consumo” de vídeos. Já o Spotify influenciou diretamente no consumo da música.

Vivemos em tempos diferentes. Acreditar que as mesmas estratégias funcionam da mesma maneira (e que continuarão a funcionar) é expor seu negócio a um grande risco.

Temos estudos de caso que mostram que nossa metodologia pode ser implantada com sucesso em diferentes estruturas e mercados. Por exemplo: um jovem de apenas 17 anos de Belo Horizonte (MG) aplicou nossas técnicas e já fez R$550 mil (só no ano de 2018) vendendo produtos na internet. Outro estudo de caso envolve o Grupo RBS, o segundo maior grupo de mídia do Brasil. Realizamos um treinamento interno com diretrizes baseadas em ações para a expansão digital em 2019.

Em relação aos nichos, também vemos resultados consistentes em diferentes áreas. Desde uma dentista que em uma aula ao vivo faturou o que conseguiria em oito meses no consultório – contamos essa história no meu canal –  https://www.youtube.com/watch?v=lGHBlaz88-I – até a da família Bertin, que já tinha uma trajetória no mundo dos vinhos e que com nossas técnicas conseguiu expandir sua área de atuação. Eles criaram um processo de formação de novos consumidores, com cursos de degustação de vinhos, eventos e viagens de experiências. Também registramos essa história no canal: https://www.youtube.com/watch?v=rTlg0Gue59I.

As coisas estão mudando e todos precisam saber vender bem pela internet. Isso não significa apenas fazer uma boa estrutura de vendas. É preciso trazer a audiência e um conteúdo que seja interessante para que o público escolha consumir o que você quer vender.

Que tipo de empresa pode se beneficiar deste tipo de solução?

Temos treinamentos para qualquer pessoa que almeja ter mais resultados usando a internet a seu favor para atrair mais clientes. Os treinamentos online, por exemplo, ensinam desde como otimizar campanhas no Facebook e Instagram até formas para ganhar um número maior de seguidores e vender mais pelo Instagram. O Segredos da Audiência Ao Vivo é o nosso maior evento. Em 2018, durante os três dias de evento, recebemos quase 3 mil pessoas. Também realizamos workshops e imersões.

Outra solução que oferecemos são os treinamentos incompany. Aqui o foco é treinar o time de mídias e tráfego de uma empresa, como o que fizemos para o Grupo RBS.

Que tipo de situação o Segredos da Audiência não se propõe a resolver?

Se o cliente não implementar nossas metodologias, não conseguimos oferecer soluções e gerar resultados. É preciso cumprir etapas e não esperar que a solução aconteça em um passe de mágica.

Nossas soluções tão pouco funcionam para quem acredita no aumento isolado de seguidores. Essa tática não melhora as vendas pelas redes sociais, muito pelo contrário. Isso atrapalha quem chegou até a sua rede social porque em algum momento você gerou valor.

Quais são os 3 erros mais comuns que você vê as empresas cometendo em relação às suas iniciativas de vender pela web?

  1. Continuar vendendo da mesma forma como se vendia antes da internet não funciona mais. As estratégias mudaram, as pessoas na internet não querem ser interrompidas por propaganda. Querem algo de valor e que faça a vida mais prática.
  2. Investir apenas em propaganda e não investir em conteúdo para os clientes. Seguindo muito a linha da primeira questão aqui, um grande exemplo que temos vem de uma das maiores varejistas do Brasil: a Magazine Luiza. No canal do Youtube da rede, eles ensinam como seus clientes podem usar melhor seus produtos, dão dicas de como fazer a bateria do celular durar mais e também esclarecem quais são as melhores câmeras de smartphone para escolher.
  3. Não investir em influenciadores digitais. Aqui há um grande potencial para ajudar empresas a venderem mais e também para aumentar a credibilidade. Isso acontece porque um bom influenciador digital não só traz seguidores ou vendas instantâneas, mas também transfere a credibilidade ou autoridade que possui em algum tema. Na faculdade, aprendi uma frase de um professor que dizia: pessoas compram pessoas.

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

Tentar vender da mesma maneira que se vendia antigamente. As pessoas não querem propaganda apenas por propaganda. Elas conseguem evitar os anúncios, então aqueles anúncios “Compre Agora!” estão cada vez mais com os dias contados. É preciso investir em gerar valor para as pessoas. Esse é o primeiro passo porque o público quer escolher o conteúdo.

Traga uma informação de valor e que explique de fato o problema do seu público. Com isso, há uma percepção automática de que sua empresa tem a solução para o problema e aí sim, as pessoas irão querer comprar de você!

Samuel Pereira especialista em tráfego e audiência na internet e criador do Segredos da Audiência Ao Vivo
Samuel Pereira, especialista em tráfego e audiência na internet e criador do Segredos da Audiência Ao Vivo (foto: divulgação)

Por onde uma empresa preocupada em implantar melhorias em relação a venda pela web deve começar? Quais as principais recomendações?

Comece definindo o posicionamento na internet e depois crie o valor da empresa. Como essa marca quer ser vista? Qual a linha editorial? Pensar primeiro no conteúdo e nos temas antes de publicar na internet ajuda com que as pessoas acreditem mais na história da empresa. Isso desperta a curiosidade e o público irá querer saber mais sobre os produtos ofertados.

Quais dicas ou informações sobre vendas pela web você vê sendo dadas pela mídia com as quais claramente não concorda?

Existem muitas coisas sendo faladas na internet. Acho que uma boa dica é: antes de seguir um conselho dado na web, procure saber o que essa pessoa ou empresa tem de resultado. A internet está cheia de gente querendo ensinar a vender, a crescer uma rede social,etc, mas a pergunta que o usuário deve fazer é: se essa pessoa soubesse vender porque ela não consegue dar resultado para ela mesmo?

Onde uma pessoa que quiser saber mais sobre o Segredos da Audiência pode encontrar informações e tirar dúvidas?

Podem acompanhar o meu Instagram ou também em nosso site.

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?

Vejo que estamos em uma era totalmente diferente na internet atualmente. É preciso se adaptar e entender que fazer mídia tradicional é totalmente diferente de fazer mídia digital.

Para saber mais:

Confira o Instagram: http://instagram.com/segredosdaaudiencia/

Acesse os sites: http://segredosdaaudiencia.com.br/ e https://www.samuelpereira.com/

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