O que é transformação digital e como iniciar em minha loja on-line?

traços formados por vários 0 e 1 saem de globo terrestre representando transformação digital no mundo

Por Carlos Eduardo Silva Tabosa

Muito se fala de transformação digital em todo o mundo, mas ainda há dúvidas relacionadas aos seus efeitos práticos e aplicabilidade no mercado em geral. No mundo de lojas virtuais não é diferente. A principal questão existente é: como realizar a transformação digital em um produto que já é “digital”?

Essa resposta é o motivo para iniciar a transformação digital em e-commerces de qualquer segmento, pois o prisma de ser virtual, vender pela internet, operacionalizar um negócio via web ou até mesmo mobile não é ser digital, mas sim ser ágil, inovador, atender bem o cliente, elevar seus indicadores, otimizar processos internos e, consequentemente, se destacar frente aos concorrentes.

A transformação digital é estratégica e deveria estar presente em todos os planos estratégicos das empresas. Seus conceitos e aplicabilidades são tão importantes quanto saber onde fará os investimentos. Vejo a transformação digital sendo composta por três pilares de evolução: cultural, processual e tecnológica. 

Evolução cultural

É a mais difícil e o principal dos pilares. Nessa tratativa, os impactados são os colaboradores, funcionários e até prestadores serviços. A evolução cultural lida basicamente com pessoas que são a base de qualquer organização. Aqui, você repensará a cultura da sua organização com o objetivo de melhorar o trabalho das pessoas para que reflita em seu resultado corporativo. A frase que norteará suas ações neste pilar é: “pessoas empoderadas e felizes geram resultado”.

As pessoas precisam estar engajadas para a melhoria e transformação na empresa na qual trabalham, pois elas serão diretamente impactadas pela transformação. Aliás, quem faz a transformação são as pessoas.

Evolução processual 

É o pilar base que sustenta os outros dois pilares. É por ela que o gestor engaja seu time (cultural) e seu produto (tecnológico) a evoluir continuamente. Processos não significam burocracia. Processos bem elaborados e adequados à sua empresa e negócio são fundamentais para a transformação digital. Neste pilar de evolução encaixo os métodos ágeis difundidos no mercado e escalados em todas as áreas da empresa. A frase que norteará suas ações neste pilar é: “o mínimo de processos necessários para que as pessoas façam o melhor trabalho possível, a fim de atingir os objetivos”.

Evolução tecnológica

Para um e-commerce, esse é o pilar de saída (resultado) dos outros dois pilares. Compreender e aplicar a melhor solução tecnológica significa vender mais. Relembrando: não estou tratando a respeito de plataforma do e-commerce ou sobre a linguagem de programação. Estou tratando de estratégia. A tecnologia lhe trará inovação. Puxará a sua empresa para se diferenciar em um mercado tão competitivo quando o de lojas on-line. A frase que norteará suas ações neste pilar é: “evoluir em tecnologia é sobreviver! Devo testar tendências.

Toda a aplicabilidade para os pilares descritos acima deve ser refletida em seu produto. Pense sempre em seu produto e não em seus projetos, pois a evolução do produto é contínua. Isso altera significativamente o modelo de sua organização e como todos executarão suas tarefas. Isso fará com que o engajamento das pessoas cresça.  Enfim, terá como resultado uma melhoria contínua em sua eficiência e eficácia.

Atingir a transformação digital não é fácil. Emprega-se muito trabalho, atinge todas as áreas da organização, mas é um caminho necessário e sem volta. Coloque a transformação digital em seus valores corporativos ou trabalhe para isso. Tenha ao seu lado pessoas que são aderentes a estes valores e conceitos e inicie já a sua transformação digital.

Carlos Eduardo Silva Tabosa é especialista em Sistemas de Informação pela UMC, tem MBA pela FGV-SP e é gerente de negócios da OPAH IT Consulting, consultoria de TI especializada em inovação e desenvolvimento de soluções customizadas para as mais variadas áreas de mercado e necessidades apresentadas pelas companhias. Saiba mais em: www.opah.com.br. Email:  [email protected]

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