Máxima Sistemas: soluções tecnológicas de mobilidade para atacadistas distribuidores

Com soluções de mobilidade para força de vendas, e-commerce, gestão comercial, logística e trade marketing, a Máxima Sistemas tem como objetivo auxiliar na gestão do negócio de atacadistas distribuidores. Fundada em 2009, atende 35% dos maiores atacadistas distribuidores do Brasil, conforme dados apontados no último Ranking ABAD/Nielsen, somando 1.300 clientes e mais de 42.300 usuários.

Dentre suas soluções, está o maxVenda, destinado para vendedores externos e RCAs. A plataforma possibilita criar catálogos segmentados do mix de produtos, realizar pré-pedido, emissão dos pedidos e consulta de preços, além de informar a disponibilidade de estoque e histórico de compras do cliente. Ela também permite realizar adequação às políticas de descontos e promoções da empresa contratante. O objetivo é melhorar o desempenho da equipe de venda em campo, possibilitando o gerenciamento e atualização de informação.

Para saber mais sobre esta e as demais soluções oferecidas pela Máxima Sistemas para aprimorar a gestão de vendas no mercado atacado distribuidor, conversamos com Hebert Balbo, gestor de mercado da Máxima Sistemas.

O que vocês oferecem exatamente na Máxima Sistemas? Como o seu serviço é diferente das outras empresas similares no mercado? 

Heberth Balbo Máxima Sistemas
Heberth Balbo, gestor de mercado da Máxima Sistemas

A Máxima Sistemas é uma empresa do Grupo Máxima, focado em atender de ponta a ponta toda a cadeia de abastecimento (indústria, atacado distribuidor e varejo) com soluções tecnológicas de mobilidade.

A Máxima Sistemas é especialista em softwares/aplicativos móveis para o atacado distribuidor e temos como diferencial o maior portfólio do mercado atuando nas áreas de venda externa, na qual somos autoridade e líderes, e-commerce B2B e B2C, logística de entrega e trade marketing. Com isso, conseguimos contribuir com os resultados de empresas do segmento como um fornecedor único de soluções.

Na VendaMais somos 100% focados em vendas. Como a Máxima pode ajudar uma empresa a vender mais e melhor? Interessa-nos especialmente o maxVenda. Pode compartilhar com a gente alguns casos de sucesso?

Com a Máxima, o cliente consegue acompanhar toda a jornada de venda do RCA ou vendedor, passando pela gestão de supervisores e gerentes comerciais até a entrega do pedido.

O maxVenda dá essa visão completa do processo de venda aos usuários, tornando mais ágil a execução da negociação e o acompanhamento do desempenho do time de vendedores.

O uso da solução já proporcionou, por exemplo, um crescimento de 30% na positivação de clientes na Market Distribuidora/AM, um aumento de 35% nas vendas da Cetap Distribuidora/MT e contribuiu para a redução de 20% no tempo de entrega do Comercial Esperança/SP. Mais casos de sucesso podem ser encontrados em nosso site, no endereço maximasistemas.com.br/casos-de-sucesso.

Que tipo de empresa pode se beneficiar deste tipo de solução?

Todo atacadista ou distribuidor que trabalha com venda externa tem perfil para utilizar a solução e se beneficiar de suas funcionalidades.

Da mesma forma, que tipo de situação o maxVenda NÃO se propõe a resolver?

O maxVenda não atua quando a empresa trabalha apenas com televendas.

Quais são os erros mais comuns que você vê atacadistas e distribuidores cometendo na gestão da informação e/ou uso de tecnologia?

Os erros mais comuns entre atacadistas e distribuidores são o baixo uso de todas as informações e recursos disponíveis nos aplicativos por falta de tempo ou conhecimento da solução. Isso acontece tanto entre vendedores, quanto em posições gerenciais que poderiam estar se beneficiando de recursos de mobilidade para realizar suas tarefas diárias e agilizar o processo da venda.

Caso claro é o das autorizações de preço, na qual muitas acontecem sem políticas comerciais cadastradas. Além da falha no processo, a ação poderia ser feita rapidamente a partir do smartphone do supervisor, gerente ou diretor em instantes, porém acabam subutilizando o que já possuem à sua disposição.

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

Para mim, a baixa utilização das informações geradas pelo sistema é muito grave, pois o supervisor poderia em poucos minutos saber a produtividade e eficiência de cada um dos representantes em seu time. Assim, poderia tomar decisões mais assertivas para atingir as metas estabelecidas e gerar melhores resultados para a empresa.

Imagine que uma empresa está preocupada em implantar melhorias em relação a soluções para a força de vendas externa e RCAs. Por onde começar? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendações?

Em primeiro lugar, a empresa deve conhecer o há de melhor em força de venda no mercado. A tecnologia evolui constantemente e não podem ser feitos investimentos em soluções ultrapassadas e não especializadas no segmento de atuação da empresa. Após isso, é muito importante que todos na empresa estejam alinhados quanto ao objetivo na escolha do software, conhecendo a fundo os processos do negócio e os benefícios que a nova solução proporcionará.

É na fase de processos que se percebe o maior ganho no fluxo, porque é nesse ponto que conseguimos dar mais agilidade, gerar mais informações inteligentes para uma tomada de decisões mais precisa.

Hoje, conseguimos colocar o maxVenda na mão do representante comercial sem a necessidade de uma “virada” completa em toda a equipe de venda. Ou seja, vamos implantando aos poucos para uma adaptação tranquila do time, de acordo com as necessidades do cliente.

Com tanta experiência na área, quais dicas ou informações você vê sendo dadas pela mídia sobre o uso da tecnologia nestas áreas específicas que comentamos acima com as quais claramente não concorda, que acha exageradas ou apenas modismos que passarão?

Escuta-se hoje que, com a evolução da inteligência artificial, não será mais necessária a presença de um vendedor para realizar um pedido, executar uma venda. Não concordo muito com isso, pois a presença do vendedor externo/RCA visitando o cliente continua sendo necessária e torna a venda mais especializada e consultiva.

Vemos casos, por exemplo, do crescimento das vendas online que não anulou a necessidade da visita do representante no cliente, justamente pelo diferencial e excelência no atendimento. Mas vejo que com a era das informações instantâneas, o que for mais rápido, seguro e simples se tornará o modelo adotado pelo mercado.

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?

Reforço a importância de se procurar sempre quem é especialista, autoridade no assunto ao se buscar por soluções tecnológicas de negócio. Checar as referências de mercado e avaliar com tranquilidade as necessidades da sua equipe interna, são fatores cruciais antes de se iniciar qualquer projeto.

Não se pode deixar para fazer uma análise dos processos e identificar falhas neles para então partir para a busca de um software. O ideal é fazer essa análise constantemente, de forma preventiva, que com certeza a empresa colherá ótimos resultados.

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