Como superar a crise e vender melhor

como superar a crise e vender mais

Inflação subindo, taxa de juros do Banco Central mais alta, restrição do crédito, aumento da inadimplência, crescimento do desemprego, diminuição da renda média e queda no PIB do país.

Como não se assustar com essas manchetes, cada vez mais comuns no noticiário. Esse cenário é assustador principalmente se você trabalha na área comercial que, muitas vezes, tem seu desempenho afetado por notícias como essas.

No entanto, Marcelo Caetano e Raul Candeloro, diretores da VendaMais, aconselham: não é hora de se desesperar!

No segundo episódio do programa “VendaMais Responde”, em que Caetano e Candeloro respondem as principais dúvidas de nossos assinantes sobre os mais diversos assuntos, o tema é justamente como permanecer ativo mesmo em momentos de crise como esse que estamos testemunhando atualmente (clique aqui para ter acesso ao vídeo).

Os especialistas garantem que, com preparação e planejamento, é possível sobreviver à recessão e até mesmo crescer. Prepare-se para aprender sobre como superar a crise.

Acho que a discussão que está em jogo é muito sobre competência. Não estou dizendo que se cai é porque é incompetente. Mas, claramente, você tem que ser mais competente. Eu tenho feito uma analogia que traduz bem isso: tem menos peixe no rio, você tem que saber pescar melhor”, destaca Caetano.

Como superar a crise?

Separamos algumas dicas! Prepare-se: a leitura é densa, mas riquíssima.

A CULPA É DA ECONOMIA. É MESMO? 

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Em épocas como as que estamos vivendo atualmente, é muito comum ouvir as pessoas dizerem que não estão indo bem “por causa da crise” ou porque a “economia não está ajudando”. O fato é que se você analisar, mesmo em mercado recessivos, muitas empresas ainda conseguem crescer. Qual é o diferencial delas? Por que elas não estão culpando a crise? A resposta está na preparação que elas tiveram antes de a crise acontecer. O crescimento real não acontece de uma hora para outra, e sim passo a passo – independente do mercado.

Quer saber sobre isso? Clique aqui e confira como superar a crise com sabedoria – sem desespero nem reclamação, e com muita análise e preparação.

 

VENDA MAIS MIX, FIDELIZE E DEFENDA SUA BASE DE CLIENTES 

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Em tempos de crise econômica, muitas vezes, a perda de clientes é inevitável. Afinal, a crise não afeta apenas as empresas, mas também os consumidores. Além disso, a concorrência estará muito mais forte também. Sendo assim, a questão não é se você vai perder clientes ou não, e sim o quanto da sua base será afetada.

Por isso, o foco dos seus esforços deve ser para amenizar essa perda. Marcelo e Raul explicam que a receita para isso é a seguinte:

Cuidar da base, identificar oportunidades de fidelização e aumento de vendas dentro de sua carteira e, ao mesmo tempo, prospectar para compensar aqueles clientes que você vai, inevitavelmente, perder.

Alguns caminhos para isso são:

  • Aumentar a frequência de contato com os clientes
  • Incrementar a venda de mix de produtos
  • Oferecer um atendimento qualificado
  • Eliminar irritadores

Para saber mais sobre esse tema, clique aqui e confira como desenvolver cada um desses itens.

 

NÃO TENHA MEDO DE MEXER NA CARTEIRA DE CLIENTES QUANDO NECESSÁRIO

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É bem provável que, para enfrentar o mercado recessivo, seja preciso mexer na carteira de clientes de sua equipe de vendas. Sabemos que essa não é uma ação muito popular entre os profissionais da área, mas, acredite, é necessário!

Isso porque se você precisa aumentar a frequência de contato com os clientes, elevar a venda de mix e investir mais na qualidade de atendimento, não há como deixar as carteiras de seus clientes muito extensas. Quanto menor for a carteira do vendedor, melhor ele conseguirá gerenciar seus clientes, vender o mix e se comunicar com os clientes. Analise de perto as carteiras dos profissionais da sua equipe e não deixe que elas cresçam demais.

Veja aqui como realizar essa mudança de forma eficiente em sua empresa e entenda como superar a crise por meio da gestão de carteira de clientes.

 

COMO PROSPECTAR DE MANEIRA INTELIGENTE DURANTE A CRISE 

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Para equilibrar a perda de clientes durante uma crise econômica é necessário prospectar clientes. Porém, a prospecção deve ser feita de maneira inteligente. Não apenas para manter o número de sua base, mas para ajudar sua empresa a efetivamente crescer.

Para isso, é necessário, antes de tudo, identificar o seu perfil de cliente ideal e ir atrás dos consumidores que farão realmente diferença em seus resultados. Além disso, é necessário ter atitude e determinação para focar no público que realmente interessa, sem desistir e partir para o caminho fácil.

Quer saber como prospectar de maneira inteligente em tempos de mercados recessivos? Clique aqui e confira como ganhar clientes que ajudarão sua empresa a enfrentar a crise e ainda a se destacar no mercado.

 

POSITIVIDADE E CONFIANÇA – EQUILIBRE AS ENERGIAS PARA ENFRENTAR A CRISE 

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O gestor é quem lidera e quem direciona a equipe. Por isso, em tempos de crise, é imprescindível que ele tenha positividade e confiança. Se ele se desesperar, achar que está tudo perdido e ficar nervoso, isso afetará diretamente seu time – o que só vai piorar a situação.

Nessa época mais conturbada, o gestor precisa buscar equilíbrio para ser uma referência para sua equipe. Sabemos que não é tarefa fácil, já que a pressão e as dificuldades aumentam.

Clique aqui e confira as dicas que separamos para lhe ajudar a se manter calmo e equilibrado, evitando contaminar a equipe com energias ruins.

 

5 CASOS DE SUCESSO PARA VOCÊ SE INSPIRAR A ENFRENTAR A CRISE 

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Fica muito mais fácil absorver e entender as dicas e conhecimento que passamos se mostrarmos isso tudo na prática, certo? Pensando nisso, separamos cinco fatos que servem de inspiração para você que ainda está com medo da crise e não começou a se mexer.

Clique aqui e confira o que muitas empresas já estão fazendo para enfrentar o mercado recessivo.

 

20 GRANDES REFLEXÕES SOBRE COMO ENFRENTAR A CRISE E VENDER MAIS 

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Você conferiu muitas dicas ao longo dos textos indicados nesse post. Para finalizar, resumimos em 20 tópicos as questões mais essenciais para que sua empresa consiga não apenas sobreviver, mas sim vencer os desafios e crescer mesmo com um mercado recessivo.

Clique aqui e inspire-se a criar sua própria lista com os seus aprendizados e reflexões sobre o momento atual.

Quer mais dicas sobre como superar a crise? Clique aqui e assista ao vídeo abaixo.

Raul Candeloro e Marcelo Caetano conversam por mais de 45 minutos sobre o que você leu neste artigo e muito  mais.

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