Equipe unida em tempos de home office: qual a receita para o engajamento?

equipe unida mesmo em home office

Por Júlio Paulillo

Sempre foi um desafio manter a equipe de vendas engajada. Em uma área com metas agressivas, alta rotatividade e perfis competitivos, o team building precisa fazer parte da gestão para que a união entre os vendedores leve a melhores resultados.

Agora, com as medidas de isolamento social para conter o contágio do coronavírus, como assegurar que seu time continue trabalhando como um? E, mais importante, que seus vendedores se sintam motivados com seu trabalho entre tantos acontecimentos que trazem angústia e desviam a atenção?

Neste artigo, vou indicar algumas práticas que podem ajudar você, gestor comercial, a liderar seu time e mantê-lo engajado durante a quarentena.

Por que o engajamento importa tanto nesse momento?

Sem dúvidas, este é o pior momento que já vivemos nos negócios.

Ao mesmo tempo em que temos toda a pressão da crise econômica, que nos exige vender mais para garantir a sustentabilidade financeira, estamos em uma situação extremamente delicada. Em que vender precisa ser uma atividade totalmente baseada na empatia e no bom senso.

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Estamos nos equilibrando em uma corda bamba, que gera mais ansiedade para todos – inclusive para os vendedores, que estão na linha de frente do negócio, lidando com mais negativas, menos fechamentos e, é claro, menores comissões.

É aí que o espírito de time faz a maior diferença, contribuindo para a motivação em torno da meta, estimulando a colaboração, compartilhando desafios.

Neste período difícil para todos nós, com adaptação a uma nova rotina e acentuação das questões emocionais, atuar como uma equipe ajuda a chegar mais longe.

Dicas para manter o espírito de time durante a quarentena

Agora, vou compartilhar boas práticas que temos levantado com clientes e parceiros ao longo dessas últimas semanas, além de aplicá-las no nosso próprio time. Espero que ajude também no engajamento da sua equipe comercial!

Encontre na tecnologia uma aliada

Muito tem se falado sobre o quanto a quarentena acelerou os processos de transformação digital nas empresa. É verdade e, inclusive, aqueles negócios que já contam com soluções tecnológicas em seus processos, encontram melhores perspectivas diante da crise e da nova rotina de vendas remotas.

No engajamento de time, não é diferente. Temos recursos para diferentes fins, com diferentes resultados. Listo alguns que podem ser seus aliados na liderança comercial:

  • Ferramentas de videochamada, como o Zoom, para reuniões de time ou one-on-one.
  • Sistemas de CRM, como o Agendor, para gerenciar todas as atividades de vendas e evitar o microgerenciamento.
  • Plataformas de comunicação, como o Slack, para manter todo o time em contato.

Se ainda não conta com este tipo de tecnologia na rotina comercial de sua empresa, vale a pena buscar aquelas que possam manter o time conectado da melhor forma!

Trabalhe individualmente para fortalecer o time

Um ponto muito importante quando falamos em engajamento da equipe é não focar apenas nas interações em grupo. Até porque, para motivar todos os membros do time, é preciso saber o que move cada um deles.

Neste momento de pandemia, mais do que nunca, as conversas individuais são importantes para que você tenha o time engajado. Estamos passando por desafios bastante semelhantes, mas cada um tem sua própria maneira de reagir a eles.

Esteja presente, ouça com atenção e tenha empatia para saber o que pode estar preocupando cada um de seus vendedores. Isso fará toda a diferença na sua gestão e liderança!

Mantenha os momentos de team building

A pausa para o cafezinho, o almoço com o time, o happy hour na sexta-feira. Seu time também tem esses rituais espontâneos de interação? Então, que tal incentivar que continuem acontecendo, mesmo que de maneira adaptada, por videochamada?

É importante manter os momentos de integração, que tornam a rotina mais leve e aproximam as pessoas.

Além dessas atividades informais, que podem ser conduzidas pelos próprios vendedores, mantenha também os momentos formais de team building, como reuniões de brainstorming, treinamentos e dinâmicas de construção de time.

Relembre a importância do trabalho para a sociedade

Se estamos em uma crise tão significativa, com problemas tão urgentes, é normal sentir que o trabalho do dia a dia é menos importante, em meio a tudo o que acontece. Mas, bem sabemos, não é nada insignificante!

Toda empresa entrega uma solução para a sociedade, que resolve algum problema para pessoas ou empresas. Certamente a sua também o faz!

Pense em como transmitir isso para a equipe, com depoimentos de clientes, histórias de sucesso e compartilhamento de experiências.

Crie campanhas de incentivo e engajamento

Os times de RH e Marketing podem ser de grande ajuda na missão de manter o time de vendas unido por meio das campanhas de incentivo e engajamento.

As ações podem ser desde o envio de lanchinhos para a casa dos funcionários a fim de celebrar uma data importante para a empresa, até campanhas mais elaboradas com recompensa para metas batidas.

Apostar na comunicação interna também é importante! Com comunicados, vídeos, interações nas redes sociais, entre outros.

Abra espaço para a inovação e a colaboração

Se não estamos no melhor momento para acelerar as vendas, pode ser uma boa hora para dar espaço ao time para inovar e colaborar em novos projetos – principalmente aqueles que farão a diferença nas vendas depois que isso tudo acabar.

Abra espaço para a sugestão de novas abordagens, processos e materiais de vendas e permita que seus vendedores liderem essas iniciativas. Com certeza dará um novo ânimo para o dia a dia!

Não espere tudo “voltar ao normal”, porque ele não será o mesmo de antes 

Depois de alguns dias de adaptação, aos poucos fomos percebendo que as medidas que estamos tomando agora não são temporárias. Temos já empresas estudando a manutenção do home office, ao menos parcialmente, e os processos se transformando para serem mais digitais e mais eficientes.

Então, não adianta deixar o engajamento da equipe para “quando tudo voltar ao normal”. Primeiro, porque sequer sabemos como será o normal daqui para frente. E, segundo e mais importante, seu time precisa disso agora, para enfrentar em conjunto tudo isso que estamos vivendo. Estude, implemente, avalie e teste iniciativas para unir sua equipe!

Esse post foi escrito por Júlio Paulillo, CRO do Agendor, plataforma de CRM e gestão comercial, que funciona como um painel de controle e assistente pessoal para equipes de vendas.

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