7 evidĂȘncias que problemas financeiros atrapalham os resultados de uma equipe de venda

problemas financeiros: maos abrem uma carteira vazia

Por Altemir Farinhas

A melhor equipe de vendas pode desmoronar devido Ă  falta de educação financeira. Esse mal atinge a todos, sem distinção de cargos ou salĂĄrios. O descontrole financeiro pessoal abala o estado emocional, prejudicando a saĂșde fĂ­sica e mental. Problemas financeiros afetam famĂ­lia, casamento, amizades, relacionamentos e principalmente o ambiente de trabalho.

Confira a seguir 7 sinais de que problemas financeiros podem estar afetando alguém de sua equipe de vendas:

  1. Baixa-autoestima;
  2. Perda de produtividade;
  3. Preocupação, nervosismo, tensão e ansiedade;
  4. Perda de foco e concentração;
  5. Estresse profundo;
  6. DisplicĂȘncia;
  7. NĂŁo se sentir competente no trabalho.

TrĂȘs situaçÔes levam ao endividamento:

A primeira é o descontrole financeiro. Por não se organizar, planejar e controlar, o profissional acaba gastando sempre mais do que ganha, fica devendo no cheque especial e cartão de crédito e constantemente faz empréstimos. Esse profissional trabalha muito para pagar suas dívidas, e faz novas dívidas, e trabalha mais para pagar as novas dívidas.

A segunda Ă© o comprador compulsivo. Esse gasta a comissĂŁo ou o bĂŽnus antes de receber. NĂŁo sabe o que Ă© gastar com moderação, faz compras por impulso, e na maioria das vezes, compra o que nĂŁo precisa com o dinheiro que nĂŁo tem. Na equipe ele atĂ© causa “inveja”, sempre bem vestido, celular novo, carro novo, mas como comprador compulsivo, nĂŁo dorme bem, nĂŁo se alimenta direito e as dĂ­vidas vĂŁo consumindo-o.

A terceira Ă© uma fatalidade. Por nĂŁo ter reservas, nĂŁo fazer investimentos e nĂŁo poupar, ao sofrer um acidente, ficar doente ou perder um imĂłvel ou bem em uma inundação ou incĂȘndio, as finanças desse profissional entram em colapso. Naturalmente lembra-se de um bĂŽnus, PLR, de um dinheiro que recebeu e que poderia lhe ajudar se tivesse poupado.

Quem estiver com registro no SPC ou SERASA poderĂĄ ter problemas com seu banco, e este poderĂĄ efetuar o bloqueio de conta, cartĂŁo, cheques e outras linhas de crĂ©dito (o banco deve enviar um aviso prĂ©vio antes de cancelar o crĂ©dito e bloquear conta). Como vocĂȘ pode perceber, problemas financeiros nĂŁo resolvidos devoram a pessoa por dentro. Quem nĂŁo consegue pagar as contas fica com baixa-autoestima e a vida financeira vai entrando em colapso.

Perda de produtividade

Aquele Ăłtimo vendedor que vocĂȘ investiu em contratação, cursos, benefĂ­cios e que atende seus principais clientes, vai abandonĂĄ-lo. Quem estĂĄ com preocupação, nervosismo, tensĂŁo e ansiedade quer uma saĂ­da. É por isso que pede demissĂŁo, pois deseja que com o valor da rescisĂŁo consiga se livrar dos problemas financeiros.

Se as metas não são atingidas, não é problema do produto, são os efeitos do descontrole financeiro. A perda de foco e concentração é perceptível, pois como trabalhar se jå sai de casa nervoso, irritado e desanimado? No trabalho não quer nem atender o telefone, pensando que pode ser uma empresa de cobrança.

E quando a pressĂŁo aumenta no ambiente de trabalho, para aliviar o estresse profundo, muitos se perdem no consumo de ĂĄlcool. Ocorre tambĂ©m a elevação no nĂșmero de faltas, displicĂȘncia, turnover e piora do clima organizacional.

Esse profissional – que outrora era vencedor, batia todas as metas e era o melhor exemplo – agora contamina os outros e destila seus problemas na rĂĄdio corredor. Reclama do salĂĄrio, comissĂ”es, benefĂ­cios, tornando-se um peso para si e para empresa, por nĂŁo se sentir competente no trabalho.

Palestra “Vendedor Vencedor nas Vendas e nas Finanças”

Mas existe uma solução: proporcionar educação financeira, um benefício que muitas empresas estão investindo. Segundo a pesquisa americana do Personal Finance Employee Education Fund (PFEEF), o retorno para empresa que investe é de 3 por 1, ou seja, para cada 1 dólar investido, o retorno é de 3 dólares.

Vender estå no sangue, finanças pessoais não. Se as metas são implacåveis, a vida financeira também é! Saber como fazer o planejamento financeiro pessoal é tão importante quanto ganhar mais. Mas, afinal, como ser um vendedor melhor? O que faz um vendedor fechar mais negócios do que outro? As finanças pessoais em ordem trazem tranquilidade e melhoram a produtividade.

“Meu propĂłsito Ă© capacitar pessoas para que tenham educação financeira, qualidade de vida financeira presente e futura, proporcionando condiçÔes para realizarem seus sonhos com uma administração bem-sucedida”.

especialista em finanças pessoais altemir farinhasAltemir Farinhas Ă© palestrante, empresĂĄrio e administrador com especialização em Finanças e Engenharia EconĂŽmica e MBA de Responsabilidade Social Corporativa. É especialista em finanças pessoais e comportamentais com mais de 25 anos de experiĂȘncia, autor dos livros “CURA! HĂĄ Solução Para Sua Vida Financeira”, “Dinheiro? Pra que Dinheiro?” e “Momentos de Sabedoria Financeira.” www.equilibriofinanceiro.com.br

Leia também

ConteĂșdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima