6 tendĂȘncias para experiĂȘncia do cliente em 2020

mensurar experiĂȘncia do cliente em 2020

Tomås Duarte, CEO da Track, aponta quais iniciativas voltadas para CX estarão em alta neste ano 

Nos Ășltimos anos, o investimento em CX (ExperiĂȘncia do Cliente) como um dos pilares estratĂ©gicos do negĂłcio se tornou uma realidade em um nĂșmero cada vez maior de empresas. “Essa mudança de comportamento estĂĄ ligada ao fato das organizaçÔes terem entendido que, mais do que uma estratĂ©gia, investir nessa cultura Ă© um ponto essencial para criar um diferencial competitivo”, explica TomĂĄs Duarte, um dos principais especialistas em Net Promoter Score (NPS) e CEO da Track, startup que monitora e gerencia indicadores de experiĂȘncia de clientes em tempo real por meio de canais digitais.

Quer saber quais iniciativas focadas na fidelização e no encantamento dos clientes deverĂŁo estar em alta ao longo de 2020? Confira a seguir a lista de tendĂȘncias para experiĂȘncia do cliente, de acordo com Duarte:

1. Desenvolvimento de ownership nos C-levels

Nos Ășltimos anos, a contratação de profissionais como CXO (Chief Experience Officer) ou CCO (Chief Customer Officer) tornou-se comum, mas a ideia Ă© dar um passo atrĂĄs. Ao invĂ©s de criar novos cargos para personificar a liderança de CX, a tendĂȘncia Ă© investir em ownership, ou seja, criar de fato uma cultura, iniciando pelas lideranças e disseminando, posteriormente, para todo o negĂłcio.

2. Expansão de canais e coesão entre as estratégias

Segundo o especialista, outra grande tendĂȘncia Ă© expandir os canais de contato com o cliente. Portanto, o desafio estĂĄ em criar estratĂ©gias adequadas e especĂ­ficas para cada canal, e nĂŁo simplesmente “atirar para todos os lados”.

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3. Foco no ROI e mĂ©tricas de experiĂȘncia do cliente

De nada adianta despender recursos financeiros em estratĂ©gias de customer experience, se o retorno nĂŁo for mensurĂĄvel e palpĂĄvel. Por isso, Ă© provĂĄvel que o cenĂĄrio das mĂ©tricas torne-se ainda mais relevante para as empresas, uma vez que a importĂąncia do CX no mercado tem aumentado e o dinheiro investido nisso Ă© cada vez mais alto. “Ouvir o cliente Ă© importante, mas analisar minuciosamente o que foi explanado Ă© vital”, afirma Duarte.

Ainda neste cenĂĄrio de mĂ©tricas, no Brasil, a estratĂ©gia de avaliar alguns indicadores jĂĄ Ă© garantida no dia a dia das equipes de relacionamento, suporte e experiĂȘncia do cliente. Atualmente, jĂĄ existem inĂșmeras formas de ouvir, saber e metrificar a satisfação do cliente. A seguir estĂŁo trĂȘs tendĂȘncias de mĂ©tricas:

4. Descriptive Experience (ExperiĂȘncia Descritiva)

Consiste em tracking (rastreamento e registro) da maior quantidade de dados comportamentais e anålises subjetivas do cliente (pesquisa de satisfação). As anålises contextuais, como avaliação de tom de voz e sentimento do cliente, podem complementar ainda mais o relatório.

5. Predictive Behavior (Comportamento Preditivo)

Por meio de dados, um algoritmo especializado avalia as informaçÔes em tempo real e faz o balanço de item a item, aumentando ou reduzindo a relevĂąncia para a saĂșde do cliente. Os algoritmos podem classificar clientes potenciais de renovação de contrato, promotores ou clientes passivos, por exemplo. Essa mĂ©trica oferece probabilidades estatĂ­sticas com base nos insumos de dados.

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6. Prescriptive Actions (AçÔes Prescritivas)

O que uma marca pode fazer para melhorar a experiĂȘncia do cliente? É neste ponto que a camada prescritiva atua. SĂŁo recomendadas açÔes para resgatar clientes em risco, sugestĂ”es para realizar algum tipo de desconto ou açÔes para reverter a experiĂȘncia negativa do cliente. Mas, atualmente, existem outros mĂ©todos que ainda geram resultados como, por exemplo, o CSAT (Customer Satisfaction Index), o Ratings (cinco estrelas ou smileys), o Customer Effort Score (Índice de Esforço ao Cliente) e o NPS (Net Promoter Score), utilizado por cerca de 59,7% das empresas, segundo relatĂłrio da Track.

TomĂĄs Duarte Ă© CEO da Track, uma startup que monitora e gerencia indicadores de experiĂȘncia de clientes em tempo real, por meio de canais digitais. Especialista em indicadores de performance da experiĂȘncia do cliente e no monitoramento do Net Promoter Score (NPS), a empresa jĂĄ impactou mais de 150 milhĂ”es de consumidores e 1.300 marcas em dez paĂ­ses como Brasil, Argentina, Peru, Chile, MĂ©xico, ColĂŽmbia e Estados Unidos. Fundada em 2012 por TomĂĄs Duarte (CEO), Luiz Carvalho (COO) e Tatiana Carvalhais (CAO), a Track recebeu prĂȘmios como o Consumidor Moderno em 2019, na categoria Software de GestĂŁo de Feedbacks de Clientes, e o IBM Smartcamp AmĂ©rica Latina, na categoria People Choice’s Awards. Sediada em Belo Horizonte (MG), atua com importantes companhias, como Allianz, Electrolux, Natura, Amil, SulAmĂ©rica, Gol, Cyrela, Banco Inter e MaxMilhas.

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