VocĂȘ tem conversado com a sua equipe de vendas?

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VocĂȘ tem conversado com a sua equipe de vendas?

Olá.

De todas as dúvidas e comentários que recebo diariamente, nada é tão marcante quanto à procura dos líderes por administrar suas equipes de vendas. Como ajudar minha equipe a vender? Como aumentar a produtividade? Como ensinar a vender mix? Quando ajudá-la com problemas pessoais? Quanto aumentar (ou diminuir) a comissão? São tantos comos, porquês, quem, quais, ondes, quantos…

O que muitos gestores de vendas ainda precisam entender é que conversar com sua equipe é o primeiro passo para resolver problemas. É legal e é função do líder resolver pepinos, descascar abacaxis. Entretanto, mais importante ainda é ajudar a equipe a achar as próprias soluções.

Sabe aquele momento em que um técnico esportivo chega para seu time e escuta um por um para entender quais dificuldades estão encontrando, em que posições preferem jogar, quais os dribles, passes e chutes que sabem fazer (no caso do futebol) e ajuda a organizar esquemas táticos para aproveitar esses pontos fortes de seus jogadores e utilizá-los no jogo? Pois é, em vendas isso também é possível – e recomendável. Você deve atuar como o técnico de sua equipe ou, na costumeira linguagem executiva, o coach de seu time de vendas.

Você sabe quais são os pontos fortes do João, da Maria, do Arthur, da Fernanda ou seja lá quais são os integrantes da sua equipe de vendas? Como o fulano costuma realizar uma venda, no que tem mais dificuldade, o que é fera em fazer, qual o melhor e o pior momento do dia? Perguntas como essas podem ajudar a mostrar a você onde está vendo problemas e como cada peça desse grupo pode ajudar a solucioná-los.

Pensando nisso, nós da VendaMais e o consultor Gregório Ventura, master coach e executive coach formado pela Sociedade Brasileira de Coaching, estamos realizando uma pesquisa sobre coaching em vendas. Para isso, gostaria de contar com sua participação. Estamos atrás de histórias e experiências de gestores de vendas com o desenvolvimento de vendedores. Queremos saber como isso é feito – ou não – no Brasil.

  • Você costuma conversar com sua equipe de vendas?
  • Como é essa conversa?
  • Como você estimula o autoconhecimento, o planejamento, a mudança de comportamento e a aquisição de novas habilidades em sua equipe?
  • Quais são as dificuldades e os pontos fortes dela?

Clique aqui e veja essas e outras perguntas. Participe! Em breve, divulgaremos uma série de materiais para auxiliá-lo a resolver essas questões e a montar e treinar um time de vendas campeão.

Um abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro

Site VendaMais https://vendamais.com.br
Twitter RaĂșl Candeloro http://twitter.com/raulcandeloro
DICA DO CONSULTOR DA SEMANA

11 perguntas que SOLUCIONAM problemas

Por Fernando Viel

  1. Qual é a solução?
    Foco é poder, quem foca em solução vai ter.
  2. O que ainda não fiz e posso fazer agora para resolver? Pressupõe que vai fazer, e pode fazer, algo para resolver.
  3. O que ainda não está excelente?
    Pressupõe que as coisas se tornarão excelentes.
  4. Será que tenho um desafio grande ou eu que sou grande e capaz?
    Põe em dúvida o desafio, que nunca será grande mesmo, e coloca em foco seu potencial.
  5. Com o que estou comprometido para resolver esse desafio?
    Foca em que realmente você está empenhado, só o empenho supera.
  6. Por que quero me empenhar?
    Dá as razões para se comprometer e agir.
  7. O que tenho de fazer sabendo que preciso acertar?
    Sugere uma ação exclusiva, a mais importante e sem alternativas de falhar.
  8. Quem resolveu um desafio parecido e o que ele fez? O que posso fazer também?
    Essa pergunta lhe fornece uma estratégia que funciona e não precisamos investir tempo em criar nada, e sim executar rápido.
  9. É possível resolver?
    Abre todos os caminhos da possibilidade, porque sempre é possível.
  10. Se não resolver rápido, quais prejuízos terei?
    Cria um estado de urgência emocional para solucionar rapidamente.
  11. Esse desafio me faz crescer, aprender ou ambos?
    Pode ter certeza de que os desafios só servem para crescer e aprender, porque já temos referências dessa verdade.

Lembre-se: as perguntas que deixamos de fazer também podem nos impedir de crescer.

Fernando Viel é coach executivo e palestrante comportamental.
Visite o site: www.viel-treinamentos.com.br   

Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como Fernando Viel, visite o site: www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos. Para ler este artigo na íntegra, acesse a Comunidade VendaMais (www.comunidadevendamais.com.br) e leia o texto As 11 perguntas que SOLUCIONAM problemas.

OPINIÃO DO LEITOR

“Representantes de todos os estados brasileiros estiveram presente na 12ª Convenção Emma Fiorezi, evento para comemorar os resultados da coleção 2010. Foi um momento de capacitação e desenvolvimento profissional dessa equipe campeã, que soube utilizar as ferramentas disponíveis que a revista VendaMais oferece. E o resultado da performance foi o crescimento de vendas de 55,44% da coleção de inverno 2010 em relação à de 2009. Parabéns a toda a equipe, que agradece e reconhece a VendaMais como uma ferramenta indispensável para o sucesso.”
Hugo Sountachi
Supervisor de vendas

PARA PENSAR

“Em vendas não existe mágica, apenas uma relação de causa e efeito. Quanto mais a pessoa se preparar, aprender e usar novas técnicas, mais irá vender”
César Frazão

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