2020 foi o ano das vendas online. Quais as tendĂȘncias para o e-commerce em 2021?

o que esperar do e-commerce em 2021

Construção de audiĂȘncia, novas categorias de produtos e experiĂȘncia do consumidor estĂŁo entre os elementos de destaque para o e-commerce em 2021

O isolamento social – consequĂȘncia da pandemia de coronavĂ­rus – fez muita gente descobrir o e-commerce em 2020. E quem jĂĄ conhecia, passou a fazer muito mais uso dele nos Ășltimos nove meses. Embora na maioria dos lugares o funcionamento do comĂ©rcio tradicional tenha sido retomado (ao menos em parte), nada indica que as vendas via e-commerce em 2021 vĂŁo arrefecer. Pelo contrĂĄrio. “A expectativa Ă© de ainda mais crescimento”, acredita Ricardo Melo, gerente de marketing da HostGator, multinacional de hospedagem de sites.

Mas o que muda e o que permanece no e-commerce em 2021? Melo e Bruno de Oliveira, fundador e CEO do E-commerce na PrĂĄtica, listam a seguir 4 tendĂȘncias para o e-commerce no ano novo:

1. O comércio reabriu, mas as vendas online seguirão em alta

A migração do varejo para o ambiente digital em 2020 foi intensa e atĂ­pica – e sem muito tempo para que as empresas se preparassem adequadamente. “As vendas online estĂŁo evoluindo aos poucos”, considera Oliveira, do E-commerce na PrĂĄtica. “O importante Ă© perceber que as empresas estĂŁo conscientes de que o e-commerce Ă© um caminho sem volta, atĂ© porque ele continuou crescendo mesmo com a reabertura do varejo tradicional”, complementa.

Esse movimento deve se aprofundar no e-commerce em 2021. A diferença Ă© que a mudança acontecerĂĄ de maneira cada vez mais profissionalizada. “A digitalização por si sĂł nĂŁo garante o sucesso do negĂłcio, mesmo sendo um passo primordial. É importante profissionalizar a geração de trĂĄfego para conseguir bons resultados”, diz Melo, da HostGator.

2. O nome do jogo Ă© (e continuarĂĄ sendo) audiĂȘncia

Como houve uma migração em massa e em pouco tempo para o ambiente digital, a disputa pela atenção dos consumidores cresceu bastante – o que fez a publicidade online encarecer consideravelmente. Por isso, serĂĄ cada vez mais importante que as marcas valorizem os clientes que jĂĄ conquistaram. “O nome do jogo Ă© construção de audiĂȘncia e relacionamento com ela. As empresas que conseguirem construir e ampliar as suas bases, mantendo um canal de relacionamento eficiente com elas, sĂŁo as que obterĂŁo melhores resultados a mĂ©dio e longo prazo”, afirma Oliveira. E por resultado ele considera faturamento e lucratividade: “Essas marcas tendem a ter um custo de aquisição de clientes mais baixo e margens mais altas”.

3. Novas categorias chegarĂŁo ao e-commerce, com destaque para as de consumo rĂĄpido

Embora as principais categorias de produtos vendidos no e-commerce devam se manter as mesmas, existe uma tendĂȘncia de que novas sejam agregadas com mais força em 2021. É o caso dos produtos de consumo rĂĄpido. “É a tĂ­pica compra que vocĂȘ faria em um mercadinho ou em uma farmĂĄcia, e que agora passarĂĄ a fazer cada vez mais pela internet”, explica Oliveira. TambĂ©m deve ganhar espaço o segmento de groceries, formado principalmente pela porção de produtos com maior valor agregado normalmente vendidos nos supermercados.

4. Atendimento ao cliente vai ser cada vez mais parte da estratégia do negócio

A principal boa prĂĄtica para quem quer vender pela internet em 2021 Ă© reforçar o foco no cliente. “O cliente estĂĄ no centro, e o resto Ă© resto”, avalia Oliveira. Com isso, a tendĂȘncia Ă© de que os antigos departamentos de atendimento ao consumidor – tradicionalmente considerados operacionais e merecedores de orçamentos pouco expressivos – se tornem ĂĄreas de experiĂȘncia do cliente, mais robustas, alinhadas com as açÔes de marketing e integradas Ă  estratĂ©gia do negĂłcio.

“É importante lembrar que na internet a reputação Ă© uma função da facilidade de comprar, da performance da entrega e do tempo de resposta. Mas todos esses elementos tĂȘm o cliente como pano de fundo”, revela Melo, da HostGator. “O ideal Ă© se antecipar aos provĂĄveis problemas para evitar que o consumidor chegue a vivenciĂĄ-los”, finaliza.

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