Mundo Irys foca as vendas de produtos de limpeza sustentáveis de forma online

moça limpando a janela com produtos de limpeza sustentáveis adquiridos online

De olho no público consumidor que relata ter menos tempo de ir às lojas físicas para repor os produtos de casa, empresários dão vida a assinatura de produtos para casa

Comprar pela internet se tornou rotina no Brasil. Somente em 2017, o número de consumidores pela internet aumentou 10,3%. Em valores, o aumento foi de 11% no mercado de vendas online. Os dados são da pesquisa Webshoppers 2017.

De olho neste potencial, ao final de 2017, os empreendedores Sidney Amaral e Bruno Magalhães resolveram investir em uma plataforma para vendas online para os produtos que já industrializavam há 2 anos. Para isso, criaram assinaturas de kits de produtos de limpeza sustentáveis. Chamada de Mundo Irys, a oportunidade surgiu como uma solução para pessoas que buscam economia, praticidade e sustentabilidade (tanto nas fórmulas como nas embalagens utilizadas) na compra de produtos de consumo diário.

Trata-sede uma linha de produtos com formulação natural, livre de agentes petroquímicos, e alta eficácia para a limpeza completa das casas. Os frascos de aplicação dos produtos são reutilizáveis. As embalagens dos produtos concentrados podem ser retornadas para a empresa pois a companhia possui um programa de logística reversa único de que se tem notícia – premia o consumidor consciente garantindo a destinação correta de todo o plástico produzido pela empresa. 

Sidney Amaral, sócio-fundador do Mundo Irys, conta que anteriormente os produtos eram vendidos por meio de distribuidores em dez capitais do país. Como passar do tempo, entretanto, perceberam que as pessoas apresentam um novo hábito, com menos tempo de ir às lojas físicas para repor os produtos de casa.Surgiu então a ideia para criar as assinaturas.

O investimento inicial do projeto foi de 2 milhões de reais e, com o novo modelo de vendas adotado pelos empreendedores, a expectativa é alcançar 20 mil assinaturas até o fim de 2019.

Para entender sobre o que os motivou, conversamos com Bruno Gontijo Magalhães, sócio-fundador do Mundo Irys. Confira neste vídeo um resumo dos principais pontos que ele aborda na entrevista:

Quer saber mais sobre este investimento e como foi a estratégia de findar as vendas porta a porta e ingressar com foco nas vendas de assinaturas online? Leia a seguir a entrevista completa:

Vamos começar pelo começo: como e quando surgiu a Mundo Irys?

A Mundo Irys iniciou suas vendas em março de 2015. Entretanto, todo o ano de 2014 foi de estudo e preparação para o lançamento. Surgimos por um enorme desejo de contribuir com a sociedade em que vivemos. Por meio de uma alternativa inovadora em formulações e embalagens, queremos acabar com esta contradição que vivemos na hora de limpar nossa casa. Nossos produtos foram feitos para a consumidora limpar” da porta para dentro” sem sujar “da porta para fora”. 

Quem é seu público-alvo e como vocês se diferenciam de outras empresas da área?

Nossos produtos são consumidos por todos. Direcionamos nossa comunicação para as mães, dos 24 aos 55 anos, residente na Grande São Paulo (apesar de atendermos todo o Brasil). Comercializamos nossos produtos pela internet, promovendo principalmente a venda por meio de assinaturas. Nosso principal diferencial é que fornecemos uma solução completa, e até 25% mais barata, do que produtos tradicionais adquiridos nos supermercados. Kits de 6 ou 9 produtos com entregas mensais ou bimestrais para você limpar suas roupas, cozinha, banheiro, pisos, eletrodomésticos e móveis. 

Vocês têm Missão, Visão, Valores bem definidos? Se sim, quais são?

Missão: viabilizar ao mercado consumidor alternativas de consumo consciente que sejam acessíveis e eficazes.  

Visão: ter pelo menos 2% do mercado brasileiro de limpeza em 2022 no segmento em que atuamos.

Quais foram as maiores dificuldades neste início, sobretudo com a economia em recessão?

Do ponto de vista empresarial, os investimentos estão escassos. Entretanto, produtos de limpeza são consumidos por todos. Daí adotamos uma estratégia de preço que nos deixa mais competitivos frente aos produtos tradicionais. A fórmula é antiga, são produtos melhores a preços menores. 

Quais foram os principais sinais de sucesso que começaram a aparecer, mostrando o acerto da estratégia e do modelo de negócio da Mundo Irys?

Os assinantes que surgiram neste primeiro ano de trabalho têm aprovado o modelo de compra (que traz comodidade e economia ao consumidor) e também a inovação nos produtos. A satisfação é enorme e estamos bastante motivados com os feedbacks que recebemos.

O que vocês fazem que é totalmente diferente da maior parte dos concorrentes?

O mercado já possui produtos em base de ativo natural, já possui produtos concentrados, possui também algum modelo de reutilização de embalagens. Entretanto, somos a única empresa que conjuga uma solução completa com todos estes atributos, somada à economia (por meio de produtos mais baratos do que os adquiridos nos supermercados). 

Especificamente em relação a Vendas (que é nosso foco na VendaMais), como vocês treinam a equipe comercial para reforçar seus diferenciais e não cair na guerra de preços?

Nossa venda é on-line e as estratégias de divulgação dos produtos estão direcionadas a este canal de vendas. O treinamento dos colaboradores que gerem esse modelo passa pelo entendimento detalhado de cada uma das ferramentas de venda on-line.

O que vocês têm feito de especial para atrair novos clientes e que tem funcionado bem?

Buscamos consumidores que estejam no nosso target. Ferramentas de comunicação on-line são bastante eficientes nisso, pois é possível extrair detalhadamente o tipo de consumidor (perfil demográfico, social e até de preferências pessoais) que queremos impactar com a nossa comunicação.

E em termos de fidelização de clientes, algo em especial que façam para que os clientes continuem comprando ou fazendo negócios com vocês?

Nossa estratégia é construída no modelo de assinatura. Por si só, já pressupõe fidelidade. Oferecemos a possibilidade de customização dos produtos para que o consumidor possa escolher exatamente os produtos que necessita e na quantidade da qual necessita.

Em quais áreas da empresa foram feitos os principais investimentos nesse processo de crescimento da Mundo Irys? Não só em termos de dinheiro/investimentos, mas revisão de processos, aumento de eficiência, etc. Ou seja, onde foi colocado mais foco e energia?

A maior energia gasta neste ano de 2018 foi na estruturação de comunicação e marketing do modelo de distribuição via assinatura que nos propomos a desenvolver. 

Há algo que vocês faziam no início e que decidiram PARAR de fazer, por mais dura que fosse a decisão? Por quê?

Sim! No início, o modelo de distribuição era via “porta a porta”. Era estratégico para a gente operar via venda B2C (business to consumer), então resolvemos aprimorar este modelo de distribuição, iniciando as vendas diretamente pelo site. Esta decisão nos obrigou a dar “alguns passos para traz” em nosso negócio… mas fomos aprendendo a trabalhar neste processo, e acabamos tendo sucesso nele.

Quais os próximos passos? O que estão planejando para o futuro? Qual o próximo grande objetivo?

Queremos solidificar esse modelo de vendas on-line. Estamos com alguns novos produtos para lançar e estudamos a inauguração de lojas exclusivas.

Que conselhos daria para um empreendedor pensando em iniciar um projeto pessoal, mas ainda relutando se começa (arrisca…) ou não?

É preciso entender o sacrifício de tempo e dinheiro para colocar qualquer negócio nos trilhos. Fundamental saber ajustar seu empreendimento de acordo com os aprendizados que ocorrerão. Entender que ninguém faz nada sozinho e parcerias são condicionais para o sucesso também é uma lição que certamente irão ter.

Existe algum livro, vídeo, filme, pessoa que mais influenciou sua trajetória pessoal/profissional e que você recomendaria para pessoas que querem resultados melhores?

Ultimamente, entendemos bastante poderoso a utilização da metodologia “Lean Startup”, desenvolvida por Eric Ries.

Para saber mais:

As assinaturas dos kits são encontradas no site da empresa (www.mundoirys.com.br). A empresa conta com opções como a da cesta com seis produtos mensais com o custo de R$69,00 ou a cesta com nove produtos mensais por R$119,00. Para São Paulo Capital e algumas cidades vizinhas, o frete é gratuito e a entrega é feita em até cinco dias úteis. Além disso, o valor das assinaturas não compromete o limite do cartão de crédito do consumidor e pode ser suspensa ou cancelada a qualquer momento, sem nenhum tipo de multa.

• Site: www.mundoirys.com.br
• Facebook: /mundoirys
• Instagram: @mundoirys
• Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCbY7LhEPmJkZMvQ-XQcqlhw
• Email: [email protected]
• Telefone: (11) 4191-5898

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