Vendas: Dicas de um supervendedor

Cadeado

Vendas: Dicas de um supervendedor

1. Vendas ? Dicas de um supervendedor
2. Carreira – Você é um ladrão de tempo?
3. Nova edição do portal VendaMais
4. Comentário da semana: Anderson Almeida
5. Frase da semana: Liderança ? Max de Pree

Olá,

Minha avó tem 80 anos. Vive confortavelmente da renda deixada pelo meu
avô, já falecido. Como toda pessoa de mais idade, ela investe suas
economias em renda fixa, porque é mais seguro. E realmente é. O problema
é que faz 20 anos que minha avó investe em renda fixa. A única segurança
que você pode ter nesse cenário é que hoje ela tem menos dinheiro do que
teria se tivesse investido em uma carteira conservadora de ações ou,
melhor ainda, em um fundo que tivesse custos baixos e acompanhasse o
índice.

Todos os estudos já realizados mostram que no curto prazo a Bolsa pode
cair ou subir, mas que em médio e longo prazo ela é disparada a melhor
opção em termos de rentabilidade. Pela sua volatilidade, é de entender
que uma pessoa de mais idade, ou que precise de uma renda mensal
mais garantida e planejada, coloque a maior parte dos seus
investimentos em poupança e renda fixa. O que não dá para entender é
que alguém coloque 100% das suas economias em renda fixa ou
poupança, principalmente na situação atual da economia brasileira. É
uma segurança cara e a maior parte das pessoas tem dificuldade de
entender isso (lidar com dinheiro deveria ser parte do currículo nas
escolas, na minha opinião).

Realmente, tivemos épocas em que era sensacional aplicar em renda fixa.
Juros altíssimos, riscos baixíssimos… o paraíso do investidor preguiçoso. Aí
lentamente cai a inflação, cai a taxa de juros, rendimentos em renda fixa
caem também e as pessoas descobrem desoladas que estão recebendo
uma mixaria por mês. A verdade é que já era uma mixaria, mas era uma
mixaria disfarçada pela inflação. Agora ela é transparente ? e isso
incomoda.

Se você tem entre 20 e 40 anos de idade e quer se aposentar
razoavelmente bem, não é a poupança que vai lhe garantir um futuro
confortável. Seguro com certeza, mas com orçamento eternamente
apertado. Particularmente, não é assim que eu gostaria de passar meus
últimos dias: contando centavos, tentando fechar o orçamento no fim do
mês, depois de ter trabalhado a vida inteira. Para evitar isso, você olha em
volta e descobre que terá de fazer alguma coisa com aquele dinheirinho
que tem aplicado e que levou tanto tempo para juntar.

Por isso, estou aproveitando tudo o que aprendi no meu mestrado em
Empreendedorismo, para preencher uma lacuna que existe no mercado. A
InvestMais é uma publicação voltada para quem tem horizonte de longo
prazo, para quem poupa e planeja e para quem está pensando lá na frente.
É uma revista diferente sobre a Bolsa, porque não vamos falar de ações.
Vamos falar de empresas, porque acreditamos na máxima de Warren Buffett
de não passar 30 segundos com alguém que você não passaria a vida
inteira.

Queremos ajudar você a navegar nesse mar conturbado da Bolsa de
Valores com mais calma, conhecimento e sabedoria. Queremos que você
conheça as pessoas que estão por trás das empresas nas quais confiamos
nosso dinheiro ao comprar ações. Queremos que você saiba quais são as
perspectivas, as tendências e o potencial do seu mercado. Queremos
ajudá-lo a decidir melhor. Enfim… queremos o mesmo que você: poupar e
investir com inteligência para melhorar nossa qualidade de vida. Se você é
um investidor ou investidora com esse perfil, esta é sua revista, pois é
feita com a mesma competência e profissionalismo de quem faz, há anos,
a VendaMais.

Se você quiser receber um exemplar gratuito para conhecer a InvestMais,
por favor me mande um e-mail com estes dados:

» Nome completo
» Endereço
» Cidade
» Estado
» CEP
» E-mail

Assim que eu receber esse e-mail, peço para que lhe enviem um exemplar
da InvestMais pelo correio, o.k.? Se você gostar, assine e passe a receber
sua revista normalmente todos os meses.

P.S.: Muito obrigado a todos que responderam as perguntas da E-zine da
semana passada (sobre pós-venda e a necessidade de o vendedor ter
faculdade ou não). Nas próximas E-zines farei um resumo dos comentários
que recebi, o.k.?

Um grande abraço,
Raúl Candeloro
www.vendamais.com.br

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1) Vendas ? Dicas de um supervendedor

» Pense sem os braços ? Essa é uma maneira de dizer ?não se apegue ao
meio?. Pense sempre em formas novas de fazer uma mesma coisa. Seja
flexível e resiliente.

» Use o ?mantra? ? Quer desarmar uma pessoa para vender? Utilize o
nome do cliente o tempo todo. Você perceberá que não há nada mais rápido
e eficaz para criar um vínculo ou derrubar barreiras.

» Encare a venda como uma troca ? Participe da venda e trabalhe em
conjunto com o cliente sem abandoná-lo. Essa parceria servirá para que ele
veja que não está sozinho ao tentar resolver o problema dele.

» Entreviste o cliente ? As pessoas que apenas perguntam são tidas
como chatas. Você deve coletar as informações que precisa através de
perguntas, mas com uma conversa amigável, sem interrogar.

» Tenha uma escuta sensível ? Tente captar nas entrelinhas o que o
cliente fala, porque é aí que se escondem seus desejos e vaidades, ou
seja, é nesse momento que você vai descobrir quais as reais necessidades
dele.

» Capriche na descrição ? Seja 100% transparente nos esclarecimentos
sobre o produto ou serviço, seus benefícios e vantagens, tendo a certeza
de que foi compreendido. Afinal, quantas vezes você ofereceu e insistiu até
ficar chateado com seu interlocutor por não querer comprar seu produto?
Para que isso não aconteça mais, capriche na descrição.

» Peça o pedido ? Deixe claro que você está presente para ajudar, mas
lembre-se de que a sua empresa também possui metas de desempenho,
portanto deve vender. Seja solícito, mas sem perder o foco.

Dominic de Souza é consultor especialista em Vendas e desenvolveu a
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2) Carreira ? Você é um ladrão de tempo?

Você já pensou que, muitas vezes, roubou de seus clientes algo muito
valioso? Alguns vendedores são mestres na arte de roubar tempo ? um
recurso precioso e cada vez mais escasso. Coloque-se no lugar do cliente
que perde minutos lendo o seu simpático e gigantesco e-mail com poemas
de Caetano Veloso. Ele fez uma escolha, poderia ter optado por outra
tarefa, mas preferiu ler o seu e-mail e isso gerou uma perda de tempo.
Tempo que você roubou do cliente. Entupir a caixa de entrada de e-mails
do cliente com piadinhas não é apenas deselegante, é também uma das
estratégias favoritas do ladrão de tempo. Telefonemas fúteis e visitas
inúteis são outras boas maneiras de roubar seus clientes. Mas, atenção:
não estou dizendo que você nunca deve enviar e-mails, telefonar ou
visitá-los. A manutenção do relacionamento é um importante alicerce da
fidelização. Note a diferença entre uma visita inconveniente sem hora
marcada e uma agendada, com pauta coerente. A primeira rouba tempo,
a segunda valoriza o relacionamento. Respeitar o tempo de seu cliente é
antes de tudo uma demonstração de profissionalismo. A escolha é sua!

Sergio Guimarães é publicitário, escritor e atua como palestrante e
facilitador em programas de desenvolvimento profissional para empresas.
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3) APROVEITE A NOVA EDIÇÃO DESTA SEMANA!

Esta semana, temos nova edição do portal VendaMais
entrando no ar. Veja só as novidades:

a) Atendimento: Problemas com atendimento? ? Por Débora Martins

b) Carreira: Diferenciação em vendas: dos modelos tradicionais aos consultivos ? Por Sergio Dal Sasso Cadeado

c) Gestão: Marketing da experiência ? Por Raúl Candeloro

d) Marketing: Estratégias de marketing: o sucesso de vendas ? Por Vagner Molina

e) Negociação: Há 18 coisas que você precisa saber para negociar bem ? parte I ? Por Ernesto Berg Cadeado

f) Telemarketing: Mudanças no setor de telemarketing ? Por Wanderley Cintra Cadeado

g) Varejo: Imitação e inspiração ? Por Moacir Moura Cadeado

h) Vendas: Ritmo em vendas ? Por Fabiano Brum

*Disponível apenas para assinantes e clientes que adquiriram a revista
VendaMais nas bancas, com acesso restrito apenas para o mês de
vigência da publicação adquirida.

4) COMENTÁRIO DA SEMANA ? Anderson Almeida

A VendaMais é meu guia de gestão, tanto com os clientes como com a
minha equipe. Desde que conheci a revista, através de um cliente, adquiri
muitos conhecimentos em relação ao mercado, pois saí de uma área de
contabilidade direto para a de vendas e hoje descobri o que realmente sei
fazer: vender.

5) PARA TERMINAR: Liderança ? Max de Pree

?A primeira responsabilidade de um líder é definir a realidade. A última é
dizer obrigado. No meio, o líder é um servo?.

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mande suas idéias por e-mail ou contribua com sugestões,
enviando sua mensagem para: [email protected]
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Um serviço oferecido pelo portal VendaMais:
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