Vendas 3.0 e a transformaĆ§Ć£o comercial dentro das empresas

Aumentar a conversĆ£o das vendas e a produtividade da equipe e reduzir o tempo do processo de negociaĆ§Ć£o Ć© possĆ­vel. Confira quatro dicas para construir uma mĆ”quina de vendas!

O novo momento da economia, muito atrelado Ć  inovaĆ§Ć£o e disrupĆ§Ć£o, e a mudanƧa no perfil de consumo dos agentes econĆ“micos estĆ£o forƧando as empresas a se reinventarem em diversos aspectos. E essa transformaĆ§Ć£o estĆ” ficando bastante evidente tambĆ©m nos departamentos comerciais das companhias. Para se adaptar a esse cenĆ”rio, Ć© preciso qualificar o seu pĆŗblico de modo a entender melhor as oportunidades de geraĆ§Ć£o de vendas. Esse Ć© o objetivo da construĆ§Ć£o de uma MĆ”quina de Vendas.

GeraĆ§Ć£o de leads qualificados, captaĆ§Ć£o de clientes e concretizaĆ§Ć£o do negĆ³cio ou da venda. Ɖ isso que estĆ” se chamando de Vendas 3.0. Para chegar a esse processo com o mĆ”ximo de assertividade e perfeiĆ§Ć£o Ć© necessĆ”rio fazer ajustes nos departamentos comerciais. Isso ocorre por meio de aplicaĆ§Ć£o de metodologias de vendas.

mƔquina de vendas

Para entender como Ć© possĆ­vel aumentar a conversĆ£o das vendas, reduzindo tempo do processo de negociaĆ§Ć£o das equipes e com uma produtividade satisfatĆ³ria para que haja geraĆ§Ć£o constante de leads, captaĆ§Ć£o de clientes e efetivaĆ§Ć£o do negĆ³cio, listo abaixo quatro maneiras na construĆ§Ć£o da MĆ”quina de Vendas. Acompanhe!

4 maneiras de construir uma mƔquina de vendas

1. Nutra o seu pĆŗblico

Fornecer informaƧƵes sobre o seu produto ou serviƧo para que o consumidor possa conhecĆŖ-lo melhor. Isso Ć© fundamental para se aproximar do seu pĆŗblico e tambĆ©m de potenciais clientes. Nutri-lo com conteĆŗdo relevante e de qualidade sobre o seu negĆ³cio serĆ” fundamental para as etapas seguintes de aproximaĆ§Ć£o. A nutriĆ§Ć£o pode acontecer por meio de aplicaĆ§Ć£o de Marketing Digital (interaĆ§Ć£o e contato atravĆ©s de blogs, redes sociais, eBooks, entre outros) e tambĆ©m por marketing de conteĆŗdo. Nutrindo os seus clientes e potenciais clientes, Ć© possĆ­vel fazer uma abordagem mais assertiva na prĆ³xima etapa, que Ć© o processo ativo de prospecĆ§Ć£o e vendas (Outbound Selling).

2. Use a tecnologia a seu favor

Com a evoluĆ§Ć£o da tecnologia, Ć© possĆ­vel automatizar processos de vendas que atĆ© pouco tempo sĆ³ eram possĆ­veis se fossem feitos manualmente. A construĆ§Ć£o de uma lista de contatos de potenciais clientes (ou leads) para aproximaĆ§Ć£o e prospecĆ§Ć£o pode ser feita por meio de plataformas digitais que utilizam robĆ“s que capturam esses contatos e verificam sua assertividade. AlĆ©m disso, Ć© possĆ­vel fazer aproximaĆ§Ć£o personalizada com esses contatos a partir da automaĆ§Ć£o de envio de e-mails. O acompanhamento do processo de vendas e a geraĆ§Ć£o de mĆ©tricas devem ser feitas por meio de sistemas de CRM (ferramenta de gestĆ£o e relacionamento com o cliente).

3. Capture as informaƧƵes necessƔrias

Antes de entender e capturar as informaƧƵes, Ć© preciso definir quem Ć© o seu cliente ou potencial consumidor. Para isso, Ć© importante olhar para o seu negĆ³cio e saber qual Ć© o perfil de cliente mais lucrativo e satisfeito, de modo a atrair outros perfis semelhantes. Defina o cliente ideal utilizando conceitos deĀ Ideal Costumer Profile. Sendo o seu cliente outras companhias, defina a Ć”rea geogrĆ”fica de atuaĆ§Ć£o, porte e segmento. Saiba tambĆ©m quem serĆ” a interface de contato na empresa (diretor financeiro, diretor comercial, diretor de tecnologia, etc.). Definido esse perfil e o contato, Ć© preciso apurar informaƧƵes sobre a melhor soluĆ§Ć£o que esse cliente busca, qual Ć© a necessidade que ele quer suprir e como ele faz para buscar essa resoluĆ§Ć£o.

4. Preveja a sua receita

O objetivo principal da construĆ§Ć£o de uma mĆ”quina de vendas Ć© garantir a contĆ­nua geraĆ§Ć£o de oportunidades de negĆ³cios, aumentando a conversĆ£o no menor tempo possĆ­vel. A aplicaĆ§Ć£o dos mĆ©todos para a previsĆ£o da receita se dĆ” por meio da definiĆ§Ć£o das mĆ©tricas de vendas, quantificando quanto se tem que capturar de contatos num determinado perĆ­odo e a execuĆ§Ć£o de abordagens por e-mails personalizados e ligaƧƵes telefĆ“nicas atravĆ©s de cadĆŖncias nas diferentes etapas do processo de vendas.

mƔquina de vendas

 

Carlos Campos
CEO e fundador da Mkt4Sales,Ā consultoria especializada em estratĆ©gia comercial
E-mail: [email protected]
Visite: mkt4sales.com.br

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