Tintas MC: uma empresa familiar que se tornou a maior rede varejista de tintas do paĆ­s

Fachada Tintas MC: empresa familiar

A caso de sucesso de hoje traz a histĆ³ria da Tintas MC. Uma empresa de famĆ­lia, cuja trajetĆ³ria iniciou em 1964. Hoje sob o comando da segunda geraĆ§Ć£o, a empresa viu ao longo das dĆ©cadas seus negĆ³cios crescerem e se diversificarem. Mas para chegar lĆ” foi importante ter o foco na longevidade e deixar os erros comuns a muitas empresas familiares longe da administraĆ§Ć£o da Tintas MC.

O Diretor de EstratĆ©gia e MarketingĀ da Tintas MC, Renato SĆ”,Ā faz parte da segunda geraĆ§Ć£o. Ele conta quais os 4 principais pontos que permitiram a empresa continuar prosperando no mercado:

  1. Meritocracia:Ā para ocupar um cargo de responsabilidade dentro de uma corporaĆ§Ć£o Ć© preciso ter capacidade. Por isso, as oportunidades de trabalho e de crescimento precisam existir tanto para membros da famĆ­lia quanto para pessoas de fora.
  2. Profissionalismo: uma pessoa de fora enxerga o negĆ³cio sem emoĆ§Ć£o e pode conseguir resolver problemas de forma diferente. Por isso, Ć© preciso ter um balanƧo entre contrataƧƵes da famĆ­lia e profissionais do mercado.
  3. Separar assuntos familiares e profissionais: “Um grande erro Ć© levar os problemas da empresa para a famĆ­lia, mas o maior Ć© levar os problemas familiares para a empresa”, explica o diretor.
  4. EstratĆ©gia do negĆ³cio maior que o ego: para quem gerencia uma empresa familiar e deseja obter sucesso e um futuro promissor, a dica de Renato Ć©: tente separar totalmente qualquer relaĆ§Ć£o na hora de tomar uma decisĆ£o.

Hoje, a Tintas MC Ć© a maior rede varejista de tintas do Brasil. A organizaĆ§Ć£o possui foco no mercado de tintas imobiliĆ”rias, industriais, repintura automotiva e acessĆ³rios. Atua com as principais marcas do mercado, como Suvinil, Coral, Sherwin Williams, Tigre, Norton, Exin, Akzo Nobel e PPG. SĆ£o mais de 80 lojas prĆ³prias localizadas nos estados de SĆ£o Paulo, Minas Gerais e GoiĆ”s, levando cores e atendimento de qualidade para os clientes.

Saiba mais sobre estes mais de 50 anos de histĆ³ria nesta entrevista com Renato SĆ”, Diretor de EstratĆ©gia e Marketing da Tintas MC:

OlĆ” Renato, prazer em falar com vocĆŖ. Vamos comeƧar pelo comeƧo: como e quando surgiu a Tintas MC?

Esta Ć© a histĆ³ria de uma famĆ­lia… comeƧou na Rua Conselheiro Justino, no bairro da MoĆ³ca, em SĆ£o Paulo. Uma rua que nem existe mais, mas que viu nascer o sonho de um casal, Manuel e Cleyde: MC.

Manuel, que era um visionĆ”rio, teve uma ideia: criar uma grife no mercado de varejo de tintas! Isso em uma Ć©poca em que as lojas da concorrĆŖncia eram semelhantes a depĆ³sitos.

Manuel, entĆ£o, convidou o seu irmĆ£o Armando para a realizaĆ§Ć£o desse sonho. E assim, em 1964, inauguraram a primeira loja de Tintas MC.

Como o principal produto eram tintas automotivas, e como era Ć©poca de Roberto Carlos, da Jovem Guarda e do calhambeque bibi, escolheram como logotipo um calhambeque.

O sucesso foi tĆ£o grande que, em um ano, a sede foi transferida para um lugar maior, na Rua Tobias Barreto, no BelĆ©m. Para dar mais forƧa ao negĆ³cio, em 1968, Manuel chama para se juntar a eles seu irmĆ£o AmĆ­lcar. Juntos, surpreenderam o mercado e superaram Ć s expectativas, abrindo uma sĆ©rie de lojas importantes.

Foi entĆ£o, que a famĆ­lia partiu para um voo ainda maior

Objetivo: ser pioneira no layout interno e externo de lojas. O vanguardismo foi total. Em 1975, inauguraram a dĆ©cima primeira loja, um prĆ©dio administrativo e depĆ³sito na Rua Humberto I, na Vila Mariana, em SĆ£o Paulo.

O novo logotipo representava os prĆ©dios da cidade de SĆ£o Paulo ao cair da tarde, uma referĆŖncia clara Ć  ampliaĆ§Ć£o do foco de vendas das Tintas MC, que alĆ©m das tintas automotivas, vendia tambĆ©m tintas imobiliĆ”rias e acessĆ³rios. As lojas eram envidraƧadas e o layout interno nunca tinha sido visto em lojas de tintas da Ć©poca. Realmente, uma rede de lojas de grife.

E entĆ£o, ao contrĆ”rio do que muitos pensavam, esse layout arrojado, limpo, nĆ£o espantou os pintores e mais, passou a atrair as exigentes mulheres de SĆ£o Paulo que, antes da MC, simplesmente nĆ£o entravam em lojas de tintas. A Tintas MC quebrou o paradigma de que tinta era coisa somente para pintores.

Hoje a Tintas MC faz parte do grupo Aliar, composto pelas empresas Tintas MC, Aquarela Tintas, Distribuidora Premium e Flok Tecido Adesivo. Chegamos a marca de 80 lojas prĆ³prias, distribuĆ­das em SĆ£o Paulo, Minas Gerais e GoiĆ”s e com o desafio de chegar a 100 lojas brevemente.

Quem Ć© seu pĆŗblico-alvo e como vocĆŖs se diferenciam de outras empresas da Ć”rea?

Consumidor final: homens e mulheres AB+. Pintores, Arquitetos e Empreiteiros.

VocĆŖs tĆŖm MissĆ£o, VisĆ£o, Valores bem definidos? Se sim, quais sĆ£o?

MissĆ£o: Tornar o Brasil um paĆ­s mais colorido, sendo a primeira opĆ§Ć£o para quem pensa em comprar tinta.

VisĆ£o: Ser a melhor, a maior, a mais completa e a mais lembrada rede de lojas de tintas e serviƧos do Brasil.

Valores:

  • Clientes:Ā Respeito e amizade para cumprir sempre o combinado em preƧo, prazo e qualidade dos serviƧos.
  • Parceiros:Ā TransparĆŖncia e gratidĆ£o que nos permite ser uma empresa bem informada, atualizada e completa.
  • Colaboradores: ValorizaĆ§Ć£o de talentos internos, possibilitando crescimento contĆ­nuo e a realizaĆ§Ć£o de sonhos.
  • Brasil:Ā Emitimos sempre nota fiscal e pagamos todos os impostos. NĆ³s fazemos a nossa parte para um Brasil melhor.

Quais foram as maiores dificuldades nestes Ćŗltimos dois anos, com a economia em recessĆ£o?

Percebemos que o mercado como um todo teve uma retraĆ§Ć£o, porĆ©m optamos em remar contra a marĆ©, aumentando os nossos investimentos na expansĆ£o da rede, comprando lojas jĆ” existentes, abrindo novos pontos de venda e apostando em abertura de franquias. Nosso resultado foi muito otimista, pois enquanto o mercado caiu 8%, a Tintas MC cresceu 16%.

Quais foram os principais sinais de sucesso que comeƧaram a aparecer, mostrando o acerto da estratĆ©gia e modelo de negĆ³cio da Tintas MC nestes Ćŗltimos meses?

AlĆ©m do crescimento citado acima, investimos muito no projeto de expansĆ£o via fusƵes, aquisiƧƵes e abertura de franquias. Em 6 meses, saĆ­mos de 53 lojas para 80 lojas prĆ³prias e seis franquias em operaĆ§Ć£o. AlĆ©m dos nĆŗmeros, temos investido muito em relacionamentos com os principais pĆŗblicos especificadores: pintores e arquitetos.

O que vocĆŖs fazem que Ć© totalmente diferente da maior parte dos concorrentes?

SaĆ­mos na frente com o projeto de expansĆ£o via franquias, pois hoje nĆ£o existe nenhum outro modelo semelhante no segmento de revenda de tintas. AlĆ©m disso, investimos para que nossos clientes tenham uma experiĆŖncia de compra diferenciada e agradĆ”vel, por isso temos como meta a excelĆŖncia no atendimento aos nossos clientes. Para criarmos uma experiĆŖncia ainda mais diferenciada para nossos clientes, abrimos algumas lojas conceito Select, com ferramentas que facilitam a escolha de cor, com ambientes reais montados e decorados por arquitetos renomados no mercado e que elevam a cor como protagonista da decoraĆ§Ć£o.

Especificamente em relaĆ§Ć£o a Vendas (que Ć© nosso foco na VendaMais), como vocĆŖs treinam a equipe comercial para reforƧar seus diferenciais e nĆ£o cair na guerra de preƧos?

A Tintas MC nunca teve foco em preƧos baixos e, sim, em ser competitiva e ter o melhor serviƧo. Frequentemente treinamos nossa equipe para que o nosso nƭvel de atendimento esteja neste patamar.

Temos um grande diferencial: sĆ£o mais de 80 pontos de vendas. Isso faz com que estejamos sempre prĆ³ximos de nossos clientes, muitas vezes somos a primeira escolha. Se o atendimento Ć© impecĆ”vel, dificilmente caĆ­mos na guerra de preƧos. PorĆ©m, se precisar cobrir… cobrimos a grande maioria.

O que vocĆŖs tĆŖm feito de especial para atrair novos clientes e que tem funcionado bem?

Apostamos em oferecer a melhor gama de produtos do mercado com as melhores marcas, temos a melhor equipe de vendas do mercado que estĆ” apta a oferecer o produto adequado para cada ocasiĆ£o e tambĆ©m estamos presentes em 80 pontos de venda, o que facilita e traz comodidade para que o cliente nĆ£o tenha um grande deslocamento dentro de sua cidade. AlĆ©m disso, contamos com a plataforma de venda online, em que o cliente compra e recebe seus produtos no conforto de sua casa.

E em termos de fidelizaĆ§Ć£o de clientes, algo em especial que faƧam para que os clientes continuem comprando ou fazendo negĆ³cios com vocĆŖs?

A Tintas Mc Ć© uma empresa tradicional no mercado e jĆ” tem 53 anos de existĆŖncia. Temos clientes que compram conosco desde o inĆ­cio e vem acompanhando toda a nossa trajetĆ³ria. Temos muito orgulho de construir relacionamentos duradouros e de confianƧa com nossos clientes, pois nossos relacionamentos sĆ£o calcados em Ć©tica, transparĆŖncia e muito respeito.

AlĆ©m disso, oferecemos itens de primeira linha e serviƧos que agregam e facilitam na hora da escolha de produtos, como consultoria de cores gratuita e orientaĆ§Ć£o tĆ©cnica de produtos e cores.

Existe algo que era feito antes e que vocĆŖs PARARAM de fazer, por mais dura que fosse a decisĆ£o, para atualizarem seu modelo de negĆ³cios?

A crise faz vocĆŖ repensar seu negĆ³cio e nos trouxe a possibilidade de parar de investir em algumas coisas que nĆ£o davam retorno. NĆ£o temos saudades de nada que ficou pra trĆ”s.

Em quais Ć”reas da empresa foram feitos os principais investimentos nesse processo de crescimento da Tintas MC? NĆ£o sĆ³ em termos de dinheiro/investimentos, mas revisĆ£o de processos, aumento de eficiĆŖncia, etc. Ou seja, onde foi colocado mais foco e energia?

A Tintas MC passou alguns anos com velocidade reduzida, neste sĆŗltimos 2 anos estamos acelerando, um movimento diferente da maioria do mercado. NĆ£o teve uma Ć”rea que nĆ£o passou por mudanƧas, neste exato momento estamos analisando as melhores prĆ”ticas da Tintas MC e da rede Aquarela que incorporamos, talvez este seja o melhor de uma fusĆ£o/incorporaĆ§Ć£o. Aproveitar o que um tem de melhor, mudar e evoluir.

Quais os prĆ³ximos passos? Ou seja, o que estĆ£o planejando para o futuro? Qual o prĆ³ximo grande objetivo?

Queremos consolidar nosso planejamento de 300 lojas atĆ© 2023, acreditamos muito na expansĆ£o das franquias. A atenĆ§Ć£o para este modelo Ć© grande, acreditamos que em breve teremos mais lojas de franquias do que prĆ³prias. Vem boas novidades em 2018, o importante Ć© continuar inovando e acelerando.

Que conselhos daria para um empreendedor pensando em iniciar um projeto pessoal mas ainda relutando se comeƧa (arrisca…) ou nĆ£o?

Quando conversamos com um futuro franqueado, alĆ©m de uma pesquisa de perfil, deixamos claro que nosso mercado Ć© movido de muito trabalho. Empreender Ć© acordar todos os dias, se automotivar e fazer acontecer. Se uma pessoa nĆ£o possui estas caracterĆ­sticas, o melhor Ć© nĆ£o empreender.

Existe algum livro, vĆ­deo, filme, pessoa que mais influenciou sua trajetĆ³ria pessoal/profissional e que vocĆŖ recomendaria para pessoas que querem resultados melhores?

Acho que nossa trajetĆ³ria tem grandes inspiraƧƵes, posso citar alguns como: A arte da guerra, um livro que cada vez que leio, seja inteiro ou um trecho, me deparo com um ensinamento.

Outros dois grandes livros que posso citar falam de negĆ³cios: A estratĆ©gia do oceano azul, um livro que todo empresĆ”rio deveria ler e tentar aplicar algo na sua empresa. E Sonho grande, que mostra que devemos sonhar grande e buscar parceiros que nos ajudem a sonhar e a realizar.

Algum comentƔrio final que gostaria de fazer para nossos assinantes e leitores da VendaMais?

Pode parecer repetitivo, mas temos que continuar acreditando no Brasil e em nosso potencial. Infelizmente, estamos lutando contra a corrupĆ§Ć£o e falta de Ć©tica de quem deveria dar exemplo.

Mas, o brasileiro Ć© resiliente! NĆ£o desiste! Tem muitos lĆ­deres, empresas e pessoas que fazem a diferenƧa… o Brasil precisa de nĆ³s!

Para saber mais:

Acesse: www.tintasmc.com.br

Ligue para: (11) 5085-3000

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