Termine forte!

Ontem sentei no avião para voltar para casa depois de 14 dias fora, viajando. Foram cinco palestras, um workshop e dois dias de reunião de planejamento estratégico com clientes da consultoria.

Aproveitando todas as milhas que acumulei, fiz o upgrade para a classe executiva e, ao chegar, fui recebido pela aeromoça oferecendo champagne, como é praxe. Eu nunca aceito, mas desta vez pensei “por que não?” Fiz um brinde à vida, ao fato de estar com saúde e minha família também, ao trabalho bem realizado e tomei minha taça. Relaxei, coloquei música e tranquilamente ‘curti’ aquele momento. “O ano acabou, basicamente”, pensei. E como foi um bom ano, relaxei e me dei os parabéns.

Comecei a ler então uma revista de bordo que citava uma luta memorável de Joe Louis, lenda do boxe, contra Billy Conn. O resumo dessa luta, que é até hoje considerado pelos conhecedores do boxe como uma das maiores de toda a história, é a seguinte: Joe Louis, campeão mundial, no ápice da sua forma e da sua técnica, estava levando uma surra memorável de Conn.

A plateia olhava surpresa, os narradores (rádio, na época) estavam surpresos, até Louis parecia perdido e surpreso. E Conn aproveitando para bater ainda mais.

Conn tinha a luta ganha. Havia vencido todos os 12 rounds até ali. Era rápido, esperto, estava motivado. E batendo para valer. Louis, já cansado e sem recursos, esperava um milagre (ou uma oportunidade). Mas seu tempo estava acabando, suas forças também.

Até que aconteceu: no final do 13º round, Louis encaixou um upper de direita no queixo de Conn, que tombou e caiu já desacordado antes mesmo de tocar o chão.

Louis estava tão cansado que mal conseguia levantar os braços para comemorar. A plateia não acreditava na reviravolta, todo mundo em pé aplaudindo. E Louis provou por que era um campeão.

Ao ser entrevistado depois da luta, ele comentou: “Não acabou enquanto não acabou”. E eu, que acabava de ter tomado champagne comemorando, fechei a revista e pensei: “Uau! Acabei de ser nocauteado!”

Aquela matéria foi como um tapa na cara. Fechei a revista, fiquei uns 15 minutos olhando para o teto, pensando naquilo, tirei o computador da mala e resolvi escrever para você, que me acompanha todas as semanas.

Enquanto não acabou, não acabou. Esse é o pensamento de um vencedor e de uma vencedora.

Ainda temos dezembro inteiro pela frente. Um mês inteiro para vender mais, atender melhor os clientes, ganhar dinheiro, realizar nossa missão. Temos dezembro inteiro para fechar com chave de ouro 2012.

  • Se o ano de 2012 foi um ano excelente, termine forte, com chave de ouro nesta reta final. Afinal de contas, quer melhor maneira para comemorar um ano excelente do que terminar vendendo ainda mais?
  • Se foi um ano mais ou menos, termine forte, para melhorar seus resultados e terminar 2012 supermotivado, para entrar forte em 2013. Hora de colocar as dificuldades de lado, repensar os planos que não deram certo (ou que, de verdade, você não colocou em prática), e dedicar-se 100% a vender melhor.
  • Se foi um ano daqueles para esquecer, daqueles que você torce para acabar logo, termine forte 2012 para mostrar quem manda. Para mostrar que você controla seu destino e seus resultados. Para aquecer as turbinas e já entrar em 2013 voando baixo. Não se engane achando que precisa esperar Janeiro para melhorar, ou Júpiter entrar na casa de Touro, dançando com a Lua nos anéis de Saturno para que você saia finalmente do deserto. O que você precisa é fazer MAIS coisas, de maneira MAIS INTELIGENTE. E a hora certa de fazer isso é AGORA, não amanhã e muito menos em Janeiro.

Seja qual for a sua situação, termine 2012 FORTE. Campeões não tiram o pé no final, não perdem o foco no final, não começam a comemorar antes de acabar. Campeões terminam FORTES. E depois que acaba abrem o champagne. Mas só depois de acabar, e 2012 ainda não acabou.

Esse é meu desafio para você nesta semana: vamos levar Dezembro muito a sério? Vamos trabalhar como loucos, porque adoramos o que fazemos, por que amamos vender, por que podemos atender com excelência muitos clientes e ainda ganhar dinheiro com isso?

Vamos terminar FORTES! Não é hora de enfraquecer, de lembrar como o ano foi comprido, como estamos cansados. Esse é o foco dos perdedores.

O foco dos vencedores é na parte boa: está acabando, falta só um pouquinho, com certeza vai dar.

Agora é a hora que separa os homens dos meninos, as mulheres das meninas. Enquanto não acabou, não acabou. Esse é o pensamento de um vencedor e de uma vencedora.

Então arrebente de vender em Dezembro (e depois comemore, porque você merece – e é maravilhoso comemorar!).

Abraço e boas vendas,
Raúl

P.S. O que VOCÊ está planejando fazer para terminar 2012 forte? Poste seus comentários e ideias na nossa página do Facebook! www.facebook.com/vendamais

ARTIGO DA SEMANA

Como aumentar suas vendas através da internet?

Por João Kepler Braga

Hoje em dia neste mundo conectado, todas as empresas e marcas, independente de seu segmento de mercado, estão na internet, seja de forma ativa ou passiva através de postagens e comentários de clientes e consumidores nas Redes Sociais, Blogs e sites.

O mais importante disso tudo é saber como aproveitar esse novo momento, com novos consumidores, novas mídias, novas audiências com novas formas de publicidade para vender muito e muito mais.

Até bem pouco tempo atrás para fazer divulgação de sua empresa, marca, serviço ou produto era necessário muito investimento em publicidade na mídia de massa (rádio, jornal e televisão), hoje é possível fazer Marketing do seu negócio usando o Digital com ferramentas também gratuitas que passam a ser, se bem operadas, uma importante aliada, além de ótimo e inteligente canal complementar.

O ponto principal é: como entender, usar, trabalhar e maximizar todos esses recursos disponíveis de forma assertiva e profissional a favor do seu negócio? Internet é coisa séria, com mais de 84 milhões de internautas no Brasil, esperando para ser impactados de alguma forma. 

Pois bem, com todo esse envolvimento, existem outras funções sociais que chamam a atenção do consumidor para comprar, como: compartilhamentos, engajamentos, customizações, opiniões, recomendações, experiências e avaliações. Além é claro de premiações, competições e recompensas. 

O primeiro passo para acompanhar esta Evolução é entender que tudo hoje está baseado nas pessoas, pelas suas conexões, pela capacidade de engajamento e pela relevância social. As marcas não são mais aquilo que acham o que são e sim o que seus clientes dizem que são. Com isso, qualquer empreendimento deve ter total atenção a interação virtual, justamente porque o comportamento de compra se remodelou, tanto no On-line como no Off-line. 

Não se trata apenas de Social Commerce (venda pelas Redes Sociais), mas de todo um contexto social e novo comportamento de compra influenciado pelo ecossistema social. Estratégias de pontuação, consumo colaborativo, premiação, competição, engajamento, atendimento ao cliente e geração de vendas por meio de ações diretas nos Pontos Físicos ou por meio dos sites e das redes sociais, fica mais claro que as empresas podem e devem ter presença em todas as Redes Sociais.

Não são apenas as novas tecnologias que hoje permitem uma experiência mais completa e integrada com o mundo virtual, são questões ligadas ao comportamento do consumidor que devem ser estudadas para aumentar as vendas.

Tudo isso resulta em que mais pessoas vão começar a comprar on-line e os que já compram estão buscando novos benefícios, ferramentas, interações e oportunidades. Perceber e entender este momento, como estão pensando os clientes e como tudo funciona, é fundamental para estar pronto para disputar o mercado.

É fato que a mudança chegou, é fato que o Comércio Eletrônico é um caminho sem volta, é fato que a Mídia Social é um canal importantíssimo de divulgação, é fato que o varejo tradicional já está se reinventando. É fato que você precisa aproveitar tudo isso! 

Pense Nisso! @JoaoKepler

OPINIÃO DO LEITOR

Olá,
Estou muito satisfeito em receber as e-zines, elas estão agregando muito. Venho obtendo bons resultados com minha equipe, que quer e precisa melhorar cada vez mais.

Abraços,
Emilson Sousa

PARA PENSAR

“Terminar o momento, encontrar o final da jornada em cada passo do caminho, viver o maior número de boas horas, é sabedoria”.
Ralph Waldo Emerson

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