Sucesso: questão de escolha

Empreender sem o menor planejamento é o mesmo que improvisar: exige uma boa dose de sorte para alcançar seus objetivos.

A motivação gerada pelo otimismo em relação ao potencial de crescimento do Brasil e a dificuldade de recolocação no mercado de trabalho, muitas vezes, levam as pessoas a apostar num negócio próprio.

Ainda mais, embriagadas pelo modismo da palavra “empreendedorismo”, essas pessoas acabam se lançando em aventuras empresariais sem a menor qualificação, sempre com a visão de que esse negócio próprio será o caminho para alcançar a independência financeira, para ser o seu próprio chefe e para trabalhar da forma e quando bem entender.

Sabemos que o empreendedor é aquele que tem como característica básica o otimismo e o espírito criativo e está constantemente buscando novos caminhos e novas oportunidades, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas.

E é justamente com base nessa definição que algumas pessoas se vêem como empreendedoras e acabam abrindo seu próprio negócio, orientadas somente pela própria intuição. É o que acontece com aqueles que, por exemplo, decidem abrir uma pousada na praia somente porque gostam de passar seus finais de semana perto do mar, ou mesmo abrir um restaurante de comidas típicas, uma vez que sua sogra tem muita habilidade na cozinha.

É importante ter os pés no chão na hora de definir no que investir. O fato de você gostar de alguma coisa não significa que outros também venham a gostar o suficiente para formar uma grande clientela, capaz de alavancar esse seu negócio.

É claro que para qualquer negócio ser bem-sucedido é necessária a devida dedicação. Porém, isso só não basta. É uma grande ilusão imaginar que somente com esforço é possível chegar ao sucesso

Essa ilusão é o que normalmente leva as pessoas a ignorar aspectos elementares e óbvios na definição e condução de um negócio. E é exatamente por ignorar este óbvio que essas pessoas não conseguem alcançar seus ideais, e pior, na maioria das vezes, acabam conduzindo toda a sua família à falência, após tantos esforços investidos, jogando na lata do lixo toda a poupança que restava.

No mercado competitivo não há vida fácil, jamais devemos esquecer de que “resultado” é a palavra de ordem.

E, para obter resultados positivos e ter sucesso em seu empreendimento, é fundamental elaborar um bom planejamento de seu negócio. É saber claramente de onde está partindo, aonde quer chegar, quais os recursos financeiros requeridos e quanto se tem disponível, quais competências são necessárias e quais já estão dominadas. É dedicar-se pessoalmente na obtenção de informações sobre o negócio, potenciais clientes, fornecedores e concorrentes. É investigar e aprender como fabricar um produto ou fornecer um serviço. É dominar o assunto.

Empreender sem o menor planejamento é o mesmo que improvisar, o que exige uma boa dose de sorte para alcançar seus objetivos. Contar somente com a sorte nos negócios é o mesmo que se aventurar e, nessas condições, a probabilidade de ter sucesso é a mesma de ter fracasso.

Portanto, a escolha é sua. Em um futuro próximo, você poderá estar nas capas das conceituadas revistas de negócio como o “empreendedor do ano” ou simplesmente engrossar as estatísticas das inúmeras empresas que são abertas e que não chegam sequer ao seu primeiro ano de existência.

Assim, tenha uma certeza: sucesso é uma questão de escolha.

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