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Atenção líderes comerciais!
Começam em Fevereiro/2021 as aulas do curso Gestão de Equipes Comerciais (GEC)
O único curso 100% prático para gestores e líderes de equipes comerciais do Brasil
Mais informações: [email protected] ou [email protected]
Ou pelo site: www.queroparticipardogec.com
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Feliz Ano Novo!
No meu nome, no do Caetano e de toda a equipe VendaMais, desejamos que você tenha um maravilhoso 2021!
Uma coisa que temos notado é que, mesmo sendo Janeiro e com muita gente em férias, ainda assim tem muita gente já na ativa. Não só planejando mas trabalhando (aqui na VM, por exemplo, voltamos na 2ª feira, dia 4/01 à ativa… e vocês aí na sua empresa?).
Como na VM levamos vendas a sério, já quero aproveitar para começar o ano acelerando, com energia positiva e foco SEMPRE em crescimento pessoal e profissional.
Falando de energia positiva e crescimento, aqui na VendaMais temos defendido muito o conceito da CGN – Cultura Geradora de Negócios: quando a empresa inteira, todos os departamentos, trabalham juntos para vender mais, atender melhor o cliente e aumentar a rentabilidade.
Para que isso aconteça não é só a equipe de vendas que precisa crescer e evoluir, mas todos os outros departamentos da empresa também, o que acaba criando uma grande espiral positiva que fortalece a empresa como um todo.
O crescimento acontece quando as pessoas (e as empresas) abandonam sua zona de conforto e entram na zona de aprendizagem, que traz consigo incertezas, um certo stress e também muitas novas oportunidades.
Vimos isso acontecer com muita intensidade em 2020 e 2021 com certeza não vai ser diferente: teremos inúmeros desafios que, se encarados corretamente, abrem oportunidades incríveis de adaptação, melhoria, diferenciação e crescimento.
Para Ram Charan e Noel Tichy, autores de Crescimento e Lucro (Ed. Campus) existem 5 grandes motivos para sua empresa colocar “crescimento” também no DNA da sua empresa:
- Não existem negócios “maduros”: Elimine de uma vez por todas das conversas e pensamentos da empresa que existem negócios maduros. Qualquer empresa, de qualquer tamanho, em qualquer indústria – não interessa quão “madura” seja essa indústria – pode crescer, uma vez que seus líderes aprendam a olhar além das definições tradicionais de mercado ou indústria que constrangem suas decisões. Ao redefinir seu modelo de negócio, ou o mercado em que atuam, empresas encontram oportunidades fantásticas de crescimento. Veja a Apple com o iPod, por exemplo, ou a Gol e a BRA, redefinindo o mercado da aviação comercial.
- Nem todo crescimento é bom: Crescimento a qualquer custo, ou crescer só por crescer, podem ser receitas para o desastre. O bom crescimento é aquele que é sustentável e lucrativo. Não confunda crescimento com explosões repentinas de demanda que depois somem, ou vendas feitas agora mas que podem prejudicá-lo no futuro (vendas feitas sem qualidade, por exemplo).
- A mentalidade do crescimento vem da liderança: Sem apoio total e irrestrito de cima, não só com palavras, mas alinhando os 4 blocos do DNA que vimos na semana passada (estrutura/organograma; direitos de decisão; fatores motivacionais e cadeia de informação), não se pode esperar que o resto da empresa tome a iniciativa de crescer.
- Crescimento balanceado é o segredo do sucesso: O crescimento sustentado, de longo prazo, requer atenção meticulosa ao básico – custo, qualidade, produtividade, melhoria contínua e todos os outros fatores que contribuem para a excelência.
- Crescer é menos arriscado do que não crescer: Muitas vezes ouvimos falar que crescer é arriscar-se. Sim, realmente precisamos ter coragem para apoiar novas idéias. Mas uma estratégia de crescimento sustentado, baseada na satisfação das necessidades de seus clientes, é muito menos arriscado do que ficar parado enquanto a concorrência se mexe.
Os mesmos autores criaram o que eles chamaram de Growth Audit, ou Auditoria do Crescimento. É basicamente um questionário sobre as opções de crescimento que sua empresa tem.
- Client share – participação no bolso do cliente: O que mais você poderia vender para seus clientes atuais?
- Expansão geográfica: Onde mais sua empresa poderia vender?
- Novas tecnologias/produtos/serviços: Quais novas ofertas casariam bem com as atuais?
- Novos mercados: Que outros produtos/serviços poderiam ser oferecidos para entrar em mercados parecidos, ainda não atendidos?
- Novos canais: Que outros canais de vendas poderiam ser criados eficientemente?
- Ressegmentação: Como segmentar os clientes de maneira criativa, oferecendo soluções específicas de acordo com cada perfil?
- Serviços especiais: Quais serviços podem ser agregados às suas ofertas (garantias, por exemplo).
- Redefinição: Como podemos redefinir nosso mercado de maneira a ampliá-lo?
São assuntos assim que gostamos de debater e ajudar a organizar com nossos clientes aqui na VendaMais.
Para 2021, que tal pensar numa destas opções para trabalharmos juntos?
- Consultoria para implantar a CGN – Cultura Geradora de Negócios na sua empresa.
Fale com Guilherme Rasmussen, nosso diretor comercial: [email protected]
- Plano anual de treinamento para sua equipe de vendas/atendimento/comercial.
Fale com Karen Jardzwksi, nossa diretora de treinamentos: [email protected]
- Palestras para convenções e grandes eventos:
Fale com o Jean ([email protected]) ou Meire ([email protected]) – são eles que coordenam projetos especiais e as agendas de palestras do Caetano e a minha.
Inclusive, temos feito muitos encontros online para clientes, com a equipe reunida por Zoom. Se tiver interesse, entre em contato!
- Curso online GEC – Gestão de Equipes Comerciais de Alta Performance (o melhor e mais prático curso de formação de gestores comerciais do Brasil, indo para sua 9ª turma anual).
Participe do processo de seleção para a turma de 2021 clicando aqui: www.queroparticipardogec.com ou fale com o Jean ou a Meire (contatos acima).
Abraço, obrigado, boa$ venda$ e um excelente 2021 para você e sua família!
Raul Candeloro
Diretor