Primeiros resultados da pesquisa que vai mapear o mercado de representaĆ§Ć£o comercial no Brasil

pesquisa representaĆ§Ć£o comercial

Estamos conduzindoĀ a maior pesquisa sobre o mercado de representaĆ§Ć£o comercial jĆ” feita no Brasil. Entre representantes e gestores comerciais, mais de mil profissionais jĆ” nos ajudaram a Ā mapear o setor. Ā 

OBS: Caso tenha interesse em participar e receber conteĆŗdo exclusivo com dicas e insights extraĆ­dos da pesquisa, basta clicar nos links abaixo.Ā 

AĀ coberturaĀ da pesquisa estĆ” sendo publicada aos poucos em nossas revistas. Desde a ediĆ§Ć£o vigente (VendaMais digital de maio/2016) atĆ© a impressa de julho, quando publicaremosĀ uma grande reportagem, muito conteĆŗdo exclusivo serĆ” veiculado. MasĀ hoje vamosĀ compartilhar com vocĆŖ algumas das principais descobertas que apuramos atĆ© entĆ£o.

Maiores dificuldades dos gestores e dos representantes

Entre os desafios citados pelos gestores de representantes comerciais, destaca-se a dificuldade de gerenciar Ā o timeĀ Ć  distĆ¢ncia. Nesse sentido, diversos desafiosĀ foram apontados como as principais. Destacamos aqui os que mais se repetiram :

  • A falta de comunicaĆ§Ć£o
  • A falta de alinhamento de objetivos e valores
  • A falta de engajamento dos representantes
  • A dificuldade em acompanhar o andamento do trabalho

No que se refere aos resultados de vendas, os lĆ­deres disseram que encontram obstĆ”culos para conseguirem atingir os seguintesĀ objetivos:

  • Aumentar o nĆŗmero de clientes ativos – 24%
  • Encontrar excelentes representantes – 23%
  • Vender mais mix – 22%
  • Vender mais – 22%

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JĆ” os representantes comerciais, disseram que encontram dificuldades para atender Ć s seguintes demandas:

  • Vender mais – 37%
  • Aumentar o nĆŗmero de clientes ativos – 32,5%
  • Aumentar o nĆŗmero de empresas representadas – 9,5%
  • Vender mais mix – 9,5%

Quanto Ć s dificuldades nas vendas, Ć© possĆ­vel perceber que tanto os gestores quanto os representantes, tĆŖm como desafios: vender mais, explorar melhor o mix de produtos e aumentar o nĆŗmero de clientes ativos. No entanto, as empresas parecem ter mais dificuldade em trabalhar o mix, enquanto os representantes tĆŖm entraves para vender mais no geral.

Canais de vendas na representaĆ§Ć£o comercial

Nosso estudo mostrou ainda quais sĆ£o os canais de vendas mais utilizados na representaĆ§Ć£o comercial. SĆ£o eles, em ordem de importĆ¢ncia:

  1. Visita pessoal
  2. Telefone ativo e receptivo
  3. E-mail
  4. WhatsApp
  5. Redes sociais
  6. Site

Apesar do crescimento da utilizaĆ§Ć£o de meios tecnolĆ³gicos ā€“ tais como WhatsApp e redes sociais ā€“ as visitas pessoais e telefonemas ainda possuem grande peso.

GestĆ£o da carteira – representantes X empresas

No mapeamento sobre o mercado de representaĆ§Ć£o comercial, descobrimos tambĆ©m informaƧƵes muito interessantes sobre como os gestores realizam a gestĆ£o de suas carteiras de clientes.

  • Mais da metade dos lĆ­deres de equipes de representantes comerciais (55%) nĆ£o utiliza nenhum software para acompanhar a evoluĆ§Ć£o da carteira.
  • AlĆ©m disso, muitos deles simplesmente nĆ£o fazem a gestĆ£o da carteira ou esperam que os representantes realizem esse trabalho.

Por outro lado, muitos representantes tambĆ©m estĆ£o negligenciando o gerenciamento do seu prĆ³prio trabalho e tambĆ©m da carteira:

  • Mais da metade dos representantes comerciais (68%) nĆ£o utiliza nenhum software para acompanhar a evoluĆ§Ć£o do seu trabalho.
  • No que diz respeito Ć  gestĆ£o da carteira de clientes, grande parte indicou que simplesmente nĆ£o realiza a gestĆ£o da carteira de clientes.

Ou seja: o lĆ­der nĆ£o acompanha o desenvolvimento da carteira de clientes porque acredita que o representante faƧa esse gerenciamento. Enquanto isso, muitos representantes tambĆ©m nĆ£o realizam esse trabalho. Os clientes acabam ficando abandonados e, como consequĆŖncia, muitas oportunidades de vendas sĆ£o perdidas.

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DefiniĆ§Ć£o de rotas na representaĆ§Ć£o comercial

O planejamento da rota de um representante pode ser o grande segredo para o seu sucesso. Afinal, sem preparar o caminho, fica muito fĆ”cil se perder, nĆ£o Ć© mesmo? Sem uma rota estabelecida, o profissional pode estar deixando de alcanƧar grandes oportunidades de vendas.

Nesse aspecto, descobrimos que tanto as empresas que utilizam o serviƧo de representantes comerciais quanto os prĆ³prios representantes estĆ£o deixando muito a desejar:

  • 81% dos lĆ­deres de equipes de representantes comerciais nĆ£o possuem rotas prĆ©-estabelecidas para seus times.
  • 62% dos representantes comerciais nĆ£o possuem uma rota mensal estruturada.

Passos da venda na representaĆ§Ć£o comercial

VocĆŖ jĆ” sabe que o processo de vendas tem oito etapas: planejamento e preparaĆ§Ć£o; prospecĆ§Ć£o, abordagem; levantamento de necessidades; proposta de valor; negociaĆ§Ć£o; fechamento; e pĆ³s-venda.Ā Nesse estudo da VendaMais sobre o mercado de RepresentaĆ§Ć£o Comercial, foi possĆ­vel tambĆ©m entender em quais desses passos as empresas e os representantes comerciais encontram mais dificuldade.

Os gestores apontaram essas fases como seus maiores desafios de venda por meio de representantes comercias:

  • PreparaĆ§Ć£o e Planejamento ā€“ 23%
  • Proposta de Valor – 17%
  • ProspecĆ§Ć£o ā€“ 15%
  • NegociaĆ§Ć£o – 12%
  • Levantamento de Necessidades – 11%
  • Fechamento – 10%

JĆ” os prĆ³prios representantes, indicaram as seguintes etapas como seus principais desafios:

  • PreparaĆ§Ć£o e Planejamento – 25%
  • ProspecĆ§Ć£o – 19%
  • Fechamento – 11%
  • Proposta de Valor ā€“ 10,5%
  • NegociaĆ§Ć£o – 10%
  • PĆ³s-venda – 10%

Ɖ possĆ­vel verificar que tanto as empresas quanto os representantes encontram obstĆ”culos na fase de preparaĆ§Ć£o eĀ planejamentoā€“ o que se nota pela falta de gestĆ£o da carteira e definiĆ§Ć£o de rotas. No entanto, enquanto os gestores de equipe de representantes comerciais acreditam que uma das principais dificuldades Ć© conseguir oferecer uma proposta de valor aos clientes, os representantes apontam a prospecĆ§Ć£o como um dos seus maiores obstĆ”culos no processo de venda.

VocĆŖ Ć© gestor de um time de representantes comerciais ou Ć© um representante comercial? O que achou desses resultados? As informaƧƵes correspondem com a sua realidade? Deixe um comentĆ”rio com a sua visĆ£o e opiniĆ£o sobre a pesquisa.

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Dica: conheƧa os cursos onlineĀ para representantes e para gestores de representantes

Se vocĆŖ enfrenta os desafios identificados noĀ estudo, saiba que podemos ajudĆ”-lo. Baseando-se nas informaƧƵes da pesquisa e em seus mais de 20 anos de consultorias e treinamentos na Ć”rea de vendas, Marcelo Caetano, diretor da VendaMais, criou dois cursos on-line inĆ©ditos voltados especialmente para profissionais que atuam com RepresentaĆ§Ć£o Comercial ā€“ um para gestores de equipes de representantes comerciais e outro para representantes. Saiba mais:

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