Cuide da sua relação comercial como se fosse uma relação amorosa

*Por Paulo Kramer

No mundo atual, quase não se namora mais. Relacionamentos de longo prazo são cada vez mais raros, casais comemorando bodas de ouro, muitas vezes ouvem a pergunta: “Mas todo este tempo com a mesma pessoa?”. Enfim, hoje, nas relações, todos estão querendo somente “ficar” e “curtir”, sem compromisso sério, e, infelizmente, muitos profissionais que atuam na área comercial estão tratando os seus clientes da mesma forma, o que é um grave erro.

Preço, prazo e qualidade continuam regendo as relações comerciais, mas somente visitar ou ligar para seu cliente quando existe perspectiva de compra, esquecendo-o no restante do tempo, pode levar a um “divórcio” comercial com seu cliente que com certeza não voltará a procurar você e a empresa que você representa.

Trate seu cliente como se você estivesse em um relacionamento amoroso sério, por isso:

1) Ligue e visite seu cliente regularmente para se fazer lembrado. SMS e WhatsApp Messenger são ferramentas auxiliares e devem ser usadas somente com os clientes que você possui um excelente relacionamento, mas não substituem um encontro olho no olho.

2) De tempos em tempos, envie um presente para seus clientes (sem infringir as regras de compliance da sua e da empresa dele). Por exemplo: envie um e-mail com algum artigo interessante da área do seu cliente, isso mostra que você se interessa com o sucesso do ramo da atividade dele, que você entende do segmento em que ele atua, e não somente busca uma venda pontual.

3) Sair com seu cliente, seja para almoços, ou visita conjunta a feiras do setor sempre são diferenciais.

Você também não gostaria de receber toda esta atenção e mimos da pessoa que você ama?

A conquista de um novo cliente segue exatamente os mesmos processos de uma conquista amorosa. Faça-se presente, cative, invista na relação, até que você conquiste e seja conquistado. Conquistou? Cultive este relacionamento mantendo uma efetiva e constante cobertura de pós-venda. Caso não o faça, seria o mesmo que sair com a sua conquista e sequer ligar no dia seguinte.

Você sabe a data de aniversário dos seus melhores clientes? Em caso positivo, nestas datas você telefona para eles felicitando-os ou manda ao menos um e-mail? De novo, as datas importantes da sua relação amorosa você lembra, ou pelo menos deveria lembrar. Surpreenda seu cliente, encante-o e destaque-se dos seus concorrentes. Se eles estão servindo arroz com feijão, sirva, no mínimo, estrogonofe.

Conheço supervendedores que não somente sabem a data de aniversário dos seus clientes, mas sabem também a data de aniversário da esposa ou marido do cliente e até o dos filhos. Lógico que para chegar a este ponto de intimidade demorou, mas se você chegou a este ponto, cultive-o e amplie-o, o beneficiado com certeza também será você.

Ao menos nas suas relações comerciais, invista sempre nos relacionamentos de longo prazo, pois em muitas negociações, este pode ser um diferencial que pode levar seu cliente a desconsiderar uma pequena diferença a maior na cotação de preços que você apresentou.

Esteja ao lado do seu cliente sempre e, não somente nos bons momentos, afinal, assim como no casamento, devemos estar sempre juntos, seja na alegria ou na tristeza.

Os solteiros  podem “ficar” quanto quiserem e rapidamente conhecer um novo parceiro, mas clientes bons, não existem tantos assim, e, clientes bons, assim como parceiros bons, são concorridíssimos e não se satisfazem com pouco. Por isso, invista nas suas relações para que sejam duradouras. Você vai colher excelentes frutos!

PKPaulo Kramer é formado em Adminstração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior, pós-graduado em Marketing e atua há mais de 30 anos nas áreas comerciais e de pós-venda no segmento automobilístico e aeronaútico.

E-mail: [email protected]

Imagem: Designed by Freepik

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