Redes de relacionamento

Redes de relacionamento
Olá.

Você já parou para pensar em como sua empresa tem promovido o relacionamento com seus clientes? Existem diversas formas e, a cada ano, surgem várias novidades, principalmente na internet. Orkut, MSN, Twitter, entre outras ferramentas têm sido utilizadas como meio de prospectar clientes e, até mesmo, para a contratação de novos funcionários.

Entretanto, o principal enfoque dessas redes sociais não é o comercial, e sim a oportunidade de abertura de um canal para estreitar o relacionamento com o consumidor, ajudando você a conhecê-lo melhor e a saber quais são suas reais necessidades e desejos. Lembre-se de que, como sempre debatemos na VendaMais, uma empresa não deve ter como objetivo principal a venda ? ela é apenas a consequência de um bom relacionamento ?, mas sim a resolução de um problema para o cliente.

Aqui na Editora Quantum, resolvemos ousar e criamos a Comunidade VendaMais, um site que permite trocar informações com vendedores de todo o Brasil. Trata-se de uma comunidade em que os participantes são convidados a fazer parte de debates, podem postar artigos e ler textos de colunistas renomados, manter contato com outros profissionais de vendas e também com toda a nossa equipe, além de fazer amigos.

Estamos sempre ouvindo nossos clientes e adequando a Comunidade às suas necessidades. Assim, quem frequenta a rede já percebeu as novidades. O site inteiro está de cara nova. Agora, quando o usuário entra em seu perfil, além de visualizar os artigos mais recentes e os que indicamos para leitura, ele também pode acompanhar o ranking dos textos mais bem avaliados e os autores que mais se destacam na Comunidade.

Outra ferramenta nova é a aba de multimídia, que possui arquivos em áudio e vídeo produzidos ou selecionados por nossa equipe e parceiros da Editora Quantum. Lá, você poderá obter dicas sobre negociação, vendas, liderança e motivação. Caso você ainda não tenha conferido essas novidades, acesse a Comunidade VendaMais e participe!

Aproveite também para pensar sobre o que você tem feito para estreitar o relacionamento com seus clientes. O que poderia fazer de diferente do que faz hoje para aproximá-los? Que recursos precisa para colocar isso em prática? O que teria de retorno ao conhecer melhor as pessoas que compram de você? Reúna-se com o pessoal de sua empresa e veja se todos estão realmente focados em entender e aproximar o consumidor.

Um abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro
https://vendamais.com.br

DICAS DO CONSULTOR DA SEMANA

10 dicas para atender com eficiência
Por Germir Cassan

  1. Lembre-se de que todos fazem parte do atendimento ? Independentemente da área em que atua, fique atento às solicitações dos clientes internos ou externos. Evite o ?não é comigo?.
  2. Identifique-se ? Crie uma imagem que facilmente o identifique. Fique atento à apresentação pessoal, ao crachá e ao uniforme.
  3. Ouça ? Pare para ouvir o que as pessoas estão falando, procurando interpretar o que disseram e o que deixaram de dizer, exercitando o ?ouvir com a inteligência, e não apenas com o ouvido?.
  4. Mantenha-se disposto ? Preste o melhor serviço, buscando agregar o maior lucro aos seus clientes.
  5. Apresente soluções ? Saiba que os consumidores adquirem soluções para suas necessidades, e não problemas ao adquirirem os produtos ou serviços de sua empresa.
  6. Fale a língua do cliente ? Procure identificar o que é especial, importante e/ou essencial em cada solicitação. Ajude o consumidor a conseguir o que deseja.
  7. Faça um atendimento eficiente ? Não desista com o primeiro ?não? nem se torne desagradável. Lembre-se de que um atendimento é muito mais persistência que insistência.
  8. Prospecte futuros atendimentos ? Utilize todas as formas disponíveis para se comunicar com seus clientes, como: telefonemas, e-mails, fac-simile, correspondências, cartões de descontos, folhetos, tabloides, entre outros.
  9. Seja ético ? O que não quer que façam para você, não faça nem permita que seja feito para os clientes.
  10. Utilize as comunicações e informações ? Tenha em mente que não basta apenas saber e conhecer, pois você só obterá resultados se transformar conhecimentos em ações.

Gemir Cassan é consultor empresarial.
Visite o site: http://www.gemircassan.com.br.

Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como Gemir Cassan, visite o site: http://www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos.

OPINIÃO DO LEITOR

?Há um ano, apresentaram-me a VendaMais e, desde então, fiquei viciada em buscar cada vez mais informações e assim garantir minha superação profissional e emocional todos os dias. É maravilhoso contar com a ajuda de toda a equipe da Editora Quantum. Parabéns a todos, vocês são sensacionais!?
Milena Alves ? Gerente da unidade Mojú das lojas Jomóveis Ltda.

PARA PENSAR

?Conquistar clientes ?jogando os preços lá embaixo? tem um efeito bumerangue: a própria empresa acabará sendo a vítima?
Peter Drucker

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