Conheço um gerente de uma empresa bem conhecida em São Paulo. Todos os dias, ele levanta muito cedo da cama, toma o café em pé na cozinha com a mulher, mal e mal vê os filhos, enfrenta quase uma hora de trânsito para chegar no trabalho.
Tudo isso para quê? Para chegar na empresa e prejudicar a sua equipe de vendas. Para fazer os
vendedores perderem clientes, vendas e prospects.
E o pior, ele nem sabe o que está fazendo. Ele não percebe que está sabotando sua equipe.
Em minhas conversas com especialistas e profissionais de vendas tanto no Brasil como no exterior, levei um susto ao perceber isso. Pensava que as pessoas tinham plena consciência de suas escolhas.
Bom, não é bem assim.
Muitas de nossas escolhas são conscientes, claro. Percebo isso na VendaMais: todos os anos, muitos escolhem continuar a receber a revista, outros não.
Veja Também
Mas e o que não é consciente? Aquilo que nós não percebemos sobre nós mesmos?
Achei esse assunto tão importante, tão vital para os negócios, que decidimos fazer uma matéria sobre isso na VendaMais e gostaria de contar com sua ajuda.
Preciso dizer a todos os chefes e líderes sabotadores que eles e elas estão perdendo dinheiro sem perceber.
Por isso coloquei minha equipe em campo, ouvi grandes profissionais (com destaque para Alexandre Prates, do ICA, que criou até um teste e 7 tipos de perfis de liderança sabotadora), para lhe entregar esse dossiê sobre como você (ou seu chefe) pode estar sabotando sua equipe sem perceber.
Se você quer participar e nos ajudar com essa matéria, por favor envie um e-mail para leitor@vendamais.com.br relatando seu caso (ou algum caso que tenha acompanhado) de como um líder sabotou as vendas da sua equipe.
Lembrando que sabotar pode acontecer por uma série de fatores – alguns propositais, outros nem tanto. Ou até mesmo inconscientes.
Exemplos típicos de comportamentos sabotadores num líder:
- Falta de uma visão clara sobre metas e objetivos.
- Falhas na comunicação com a equipe.
- Não liderar pelo exemplo (falar uma coisa e fazer outra).
- Não estabelecer claramente os VALORES da equipe.
- Tratar os membros da equipe de maneira desigual.
- Competir com os membros da equipe.
- ‘Roubar’ ideias e dizer que são suas.
- Promover intrigas internas para ganhar poder.
- Não assumir responsabilidades por erros.
- Não se aprimorar, falta de conhecimento.
- Arrogância e não ouvir nem aprender com liderados/equipe.
- ??? (o que você incluiria aqui?)
Na verdade, queremos falar abertamente sobre comportamentos da liderança que claramente atrapalham o desempenho da equipe. Afinal de contas, não adianta exigir alta performance da equipe se depois o/a líder é o que mais atrapalha.
Grande abraço, boas vendas a aguardamos sua contribuição,
Raúl Candeloro
P.S. 1 – Por falar em atrapalhar vendas e sabotagem, continuamos acreditando que a VendaMais é a melhor ferramenta mensal para treinar e motivar uma equipe de vendas. E quem não assina… está se sabotando! Na semana que vem vou falar mais sobre o projeto Gigantes das Vendas e das aulas mensais que estamos colocando online com os maiores especialistas do Brasil. O ‘gigante’ de Março foi André Silva – aula exclusiva online para assinantes da VendaMais! Dê uma olhada e veja se realmente não é uma excelente forma de treinar e motivar uma equipe de vendas: http://gigantesdasvendas.vendamais.com.br/
P.S. 2 – Tenho outra informação muito interessante para você: nos unimos à equipe da Resultados Digitais para montar um eBook com uma visão completa de “Como vender mais usando o Marketing Digital e a geração de Leads”. O material traz informações da atração do seu público alvo até o fechamento do negócio. O eBook é gratuito e pode ser baixado neste link
Receba toda semana dicas poderosas para ajudar você, vendedores e empresas do Brasil a venderem mais e melhor! Clique aqui e inscreva-se na e-zine VendaMais.
Mais recomendadas
Artigo da semana
Equilíbrio e agilidade: o diferencial das novas lideranças
Por Irene Azevedo
Houve um tempo em que, para ser um executivo de sucesso, objeto de desejo das maiores empresas, bastava gerar resultados. Hoje, é preciso mais do que isso: o profissional deve pensar na imagem que quer deixar para o mercado. Afinal, além de pequeno, esse mercado se “fala”. Com o advento das mídias sociais, as notícias se espalham tão rapidamente que todo cuidado é pouco. E o que você pode acrescentar de novos ingredientes à “fórmula de sucesso” dos que agora fazem a diferença no ambiente corporativo e deixam sua marca de forma permanente? A resposta é simples e, ao mesmo tempo, complexa: Equilíbrio e Agilidade.
Para adquirir tais virtudes só há um caminho: o autoconhecimento. Vale terapia, exercício diário de leitura e mesmo meditação. Afinal o processo de crescimento pessoal deve ser constante e eterno. Nem quando morremos nossa “casa interior” está totalmente decorada, sempre ficará faltando alguma obra de arte.
Com equilíbrio, você torna-se capaz de escutar e entender melhor os seus liderados e assim servi-los para que sejam mais felizes e, consequentemente, mais eficientes e eficazes. Consegue dar a cada um, o que realmente necessita. É isto que propicia um ambiente de motivação. Além disto, é preciso liderar pela diversidade, contratar pessoas que supram as deficiências da organização e não, simplesmente, alguém que seja uma mera cópia daqueles que estão no poder. A agilidade de mudar seus comportamentos de acordo com a situação será fundamental para liderar pela diversidade.
Um líder que faz a diferença é capaz de preparar seu sucessor e contratar pessoas que poderão vir a ser tão aptas quanto ele. Não gerencia pela mediocridade, mas trabalha para que todo o grupo se desenvolva. Isso se faz atribuindo responsabilidades e verificando quais são as suas necessidades. Além disso, a humildade de admitir que não sabe tudo e ter coragem de enfrentar os desafios. Essas são as características fundamentais em um líder.
Ainda falando das características do líder que constrói uma equipe coesa, eficiente e eficaz, é quando ele em algumas situações assume o papel do líder coach, utilizando a técnica de questionar os seus funcionários para que eles próprios cheguem à resposta de como solucionar os seus problemas. Desta forma, este líder estará ganhando comprometimento de seus colaboradores, pois as soluções virão dos mesmos e não do líder. Outro ponto importante é manter sua rede de relacionamento ativa. E isto deve ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora.
Últimas Notícias
Lembre-se que hoje quando você usa qualquer mídia social, você está se expondo e aumentando sua rede. Todo cuidado então é pouco! Mas você tem que estar na rede! E para não perder as rédeas, mesmo em situações e ambientes de total ambiguidade, use a resiliência pessoal. Ou seja, tenha autocontrole, conheça bem o território, fique informado sobre os recursos disponíveis e trace um plano de ação.
Equilíbrio e Agilidade farão de você o “super homem” ou a “mulher maravilha” que são tão almejadas hoje dentro das organizações. Você estará pronto!
Irene Azevedo é Diretora de negócios da LLH/DBM e professora de gestão de pessoas na BBS Business School
Certificado em vendas
Parabéns! Você conquistou a Certificação VendaMais
Agora o mercado vai ser dividido entre quem tem e quem não tem!
Confira os mais novos aprovados:
MONICA HORTOLAN nº – 241
ISAAC DE ALMEIDA BARAUNA nº – 242
DAVID ASSUMPÇÃO DA SILVA nº – 243
Participe deste movimento de profissionalização do mercado de vendas brasileiro!
Conquiste você também a Certificação em Vendas VendaMais.
Opinião do Leitor
Via Facebook
Roberto Lopes Olá.O material é excelente. Trabalho com Treinamento e Desenvolvimento na Colchões Ortobom e costumo avaliar diariamente o feedback recebido para melhorar a convocação, estrutura, performance, etc… O material ajuda muito. Como sempre, a Venda Mais nos presenteando com joias raras. Obrigado.
Oswaldo Jacque Muito bom, já salvei pois quero oferecer treinamento em vendas para os meus clientes.
(Sobre o e-book gratuito “Os 15 Principais Erros Em Treinamentos De Vendas”).
Para Pensar
“Quem conhece os outros é sábio; quem conhece a si mesmo é iluminado.”
Lao-Tsé
0 comentários.