Qual é a forma correta de recrutar vendedores?

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Qual é a forma correta de recrutar vendedores?

Olá.

Esses dias recebi um e-mail que não posso deixar de debater com você. O caso seria absurdo, se não fizesse parte do dia a dia de muitos vendedores e da miopia de muitas empresas ao considerar a área de RH.

Um de nossos leitores escreveu contando que estava procurando recolocação no mercado. Com 28 anos de profissão e uma grande experiência na bagagem, formada em empresas multinacionais da área de tecnologia da informação, ele buscava novos desafios em uma empresa de telefonia móvel.

Porém, a vasta experiência não foi suficiente para ajudá-lo em uma entrevista de emprego. Acompanhe o depoimento:

“Depois de marcada e remarcada pelo RH a entrevista, a pessoa encarregada de me entrevistar chegou 20 minutos atrasada e, após um tempo de conversa e análises, chegando ao final de nossa entrevista, simplesmente rasgou meu currículo diante de mim e o colocou ao meu lado. Com meus 48 anos (será que foi pela idade?) nunca vi isso acontecer”.

O relato continua com ele contando que imaginava estar passando por um teste de agressividade, mas que ao final foi realmente negado no processo seletivo, sem entender a razão.

Não vou me apegar a toda a carga emocional que tal situação deve ter provocado, mas sim aproveitar o momento para colocar em debate uma questão extremamente polêmica: o RH está apto a recrutar vendedores?

Várias características fazem do vendedor uma pessoa única. “Ele tem que matar um leão por dia”, “Tem que ser resiliente para aceitar ouvir muito não”, “Tem que bater metas”, “Seu sucesso depende do mercado”, entre outras opiniões comuns ao dia a dia dessa área tornam esse profissional muito prático e com um perfil muito diferente das demais áreas da empresa. Será que o RH está preparado para encontrar e selecionar pessoas que realmente agregarão em vendas? Ou garimpar bons profissionais é função apenas para quem vive a rotina da profissão e a entende?

Escreva para: [email protected] e conte o que pensa a respeito. Sua opinião pode ser uma das próximas a fazer parte da revista VendaMais.

Um abraço e boa$ venda$!

Raúl Candeloro
 

Site VendaMais https://vendamais.com.br
Twitter Raúl Candeloro http://twitter.com/raulcandeloro
DICA DO CONSULTOR DA SEMANA

Os 7 sentidos da motivação

Por André Silva

  1. Sentido de desafio – Trace desafios diários, semanais, mensais e anuais, essa é uma excelente fonte de inspiração para você alcançar os seus objetivos.
  2. Sentido de vitória – Todos querem vencer, mas apenas alguns conseguem. A vontade de se preparar para vencer deve ser “superior” à vontade de vencer.
  3. Sentido de sucesso – Esse é o sentido mais complicado de dominar, porque você deve senti-lo antes mesmo de alcançá-lo. Mentalize com entusiasmo tudo aquilo que você deseja, procure sentir isso acontecendo no campo mental e o sucesso baterá na sua porta, você está preparado para recebê-lo?
  4. Sentido de família – A fonte mais rica para você recarregar as pilhas é seus familiares, eles estão sempre torcendo por você. Pare de falar um pouco de trabalho, ofereça mais atenção, relaxe e mostre a importância deles em sua vida.
  5. Sentido dos motivos – Determine os principais motivos que fazem você levantar diariamente para trabalhar, por exemplo: ser o número um em vendas, fazer a faculdade de gestão, conquistar novos clientes, programar as férias, ser um pai (uma mãe) melhor, etc. O importante é você tê-los por escrito e lê-los todos os dias antes de sair da cama.
     
  6. Sentido de valorização pessoal – Para que tudo possa acontecer positivamente em sua vida, a pessoa mais importante precisa estar bem, concorda? Então, cuide do seu corpo, da sua mente, faça uma alimentação balanceada e procure tirar momentos no dia para avaliar todas as suas conquistas.
  7. Sentido de atitude – Se alguma coisa não estiver andando bem na sua vida, não espere que alguém resolva para você, não deixe seu destino na mão de ninguém, ele pertence a você. Pare de transferir responsabilidades, assuma o comando e seja feliz.

André Silva é palestrante de motivação e vendas. Para saber mais sobre ele, acesse o site: www.palestranteandresilva.com.br ou converse com ele pelo e-mail: [email protected].

Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa primeiramente postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como André Silva, visite o site: www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos.

OPINIÃO DO LEITOR

“Leio a revista VendaMais há aproximadamente cinco anos e, nesse período, ela tem sido referência em minha carreira, ajudando-me não só nas vendas, mas até mesmo em algumas palestras que realizei dentro das concessionárias. Um grande abraço a toda a equipe dessa maravilhosa revista. Sucesso!”
Amilson Hungaro Martin
Supervisor de vendas do grupo Honda Cometa Motocenter

PARA PENSAR

“Recuperar dinheiro em uma negociação mal estruturada é muito mais fácil que recuperar o respeito ou desfazer um ‘nó’ entre duas pessoas que entraram em conflito”
Silvia Campos

Mande suas ideias por e-mail ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem para: [email protected]

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