Qual a melhor hora para ajustar preços? Há alguns dias, um leitor me escreveu contando que está em um impasse bastante grande. A empresa em que ele trabalha é líder de mercado e possui alta credibilidade no que atua. Entretanto, neste ano, ela precisou reajustar os preços. O problema é que os concorrentes não fizeram o mesmo até agora.
Resultado? O diferencial de preço é de até 40% em relação às demais concorrentes, que estão aproveitando o momento para expandir o mercado (e adivinhe para cima de quem estão expandindo?). A situação, segundo o leitor, está gerando um grande desgaste com os clientes.
Antes de dar minha opinião sobre o assunto, gostaria de ouvir a sua ideia! O que você faria? Baixaria os preços e esperaria a concorrência? Manteria os valores? Procuraria um outro diferencial? Renegociaria com seus fornecedores?
Existem dezenas de caminhos para seguir em uma situação como essa, mas qual é a melhor escolha para sua empresa e para manter os clientes? Envie um e-mail para: [email protected] e me conte o que pensa a respeito desse assunto.
Um abraço e boa$ venda$,
Raúl Candeloro
DICAS DO CONSULTOR DA SEMANA
Quando as vendas caem, o que fazer?
Por Eugênio Sales Queiroz
- Promova reuniões motivadoras com toda a sua equipe, informe-a da importância de todos estarem unidos e perseverantes para que o desânimo não venha desestimular o dia a dia profissional.
- Sempre que possível, contrate algum palestrante que possa ministrar cursos rápidos e palestras nos quais toda a equipe possa interagir e renovar as energias.
- Invista com mais habilidade na mídia em geral (rádio, jornal, revista, panfletagem e TV); cuidado para não investir em propagandas que não tragam resultado satisfatório.
- Elabore promoções especiais e faça com que seu público-alvo fique sabendo.
- Se possível, faça uma mala-direta para os seus principais clientes informando-os sobre novos produtos e também a respeito dos que estão com preços reduzidos.
- Fique mais perto da sua equipe. Nesse momento, eles precisam de uma atenção especial, querem sentir de você um ânimo espetacular para serem ?contaminados? positivamente, atender melhor o cliente e voltar a vender mais e sempre.
Eugênio Sales Queiroz é escritor, consultor empresarial e palestrante. Ministra treinamentos e palestras nas áreas de vendas, atendimento, liderança e excelência profissional.
Visite o site: www.eugeniosales.com.br
Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como Eugênio Sales Queiroz. Visite o site: www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos.
OPINIÃO DO LEITOR
?Recebo e-mails da VendaMais há cerca de dois anos. Desde então, minha vida começou a mudar. Minha carreira era ?básica? como vendedor de cursos EAD em Recife, PE. Eu tinha baixa motivação e não via futuro para o que fazia. Lendo as e-zines, vi que meu potencial na área de vendas poderia extrapolar qualquer desafio, então decidi encarar uma proposta de vender móveis planejados em SP, foi aí que eu comecei a ver as coisas com outros olhos e enxergar os desafios surgindo em minha frente e eu conseguindo passar por eles com muito suor e determinação.
Hoje, sou gerente comercial e estou no comando de duas lojas na Avenida Paes de Barros em São Paulo mesmo. A cada dia, é uma lição, um aprendizado, um conhecimento a mais dos meus clientes, e tudo isso devido às grandes lições que a VendaMais passa para mim. Gostaria de agradecer a ela por me incentivar, motivar e me dar forças para seguir essa carreira.?
Luiz Antonio Borges
PARA PENSAR
?Aprendi duas coisas sobre negócios nos últimos anos:
- Todo mundo acredita que seu negócio é único.
- Todo mundo está errado!
Todo negócio é o mesmo, porque o negócio de cada negócio é criar valor?
Ian Brooks