7 dicas de como vender mais na Black Friday, fidelizar clientes para próximas compras e aumentar o lucro e a taxa de conversão do e-commerce
Por Daniel Palis
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o comércio eletrônico brasileiro deve faturar R$2,87 bilhões na Black Friday. Um crescimento de 16% em relação a 2017. A expectativa da Abcomm é que os sites de varejo online recebam mais de 8,8 milhões de pedidos, com tíquete médio de R$326. As categorias mais buscadas devem ser: informática, celulares, eletrônicos, moda e acessórios e casa e decoração. A estimativa leva em conta os dias 22 e 23 de novembro.
Mas se engana quem pensa que apenas os gigantes do varejo online podem ser competitivos nessa data. É possível que e-commerces menores se posicionem com inteligência e eficiência e ganhem a atenção do consumidor durante a Black Friday. Para isso, confira a seguir 7 dicas para potencializar as vendas de pequenos e médios e-commerces.
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Site clean, de fácil navegação e chat online
Seu potencial cliente quer encontrar o que procura com facilidade, agilidade e segurança. Por isso, priorize a boa navegação e a organização de seus produtos no site. Também é fundamental disponibilizar chats online para auxiliar o cliente, esclarecendo todas as dúvidas durante a jornada de compra. Essas boas práticas ajudam diminuir o bounce rate ou taxa de rejeição do site, que indica quantos visitantes acessaram uma única página e, em seguida, saíram.
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Navegação fácil e repleta de imagens dos produtos para smartphones
Segundo a empresa de retargeting Criteo, 48% das transações online já são feitas em dispositivos móveis. Por isso, é fundamental proporcionar uma boa navegação nessa plataforma. Neste contexto, é necessário que o site tenha menus curtos na página inicial, filtros de busca no campo de pesquisas e anúncios visuais expansíveis e objetivos.
Os menus curtos isso e os filtros de buscas facilitam a interação dos usuários com os produtos, aumentando suas taxas de conversão. Já os anúncios com imagens expansíveis possibilitam que o cliente de fato visualize no detalhe o produto que deseja, o que aumenta a confiança do usuário e, evidentemente, a taxa de conversão.
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Tenha um site bem “tagueado”
Tags são trechos de códigos de programação que são inseridos nas páginas da internet. Eles são capazes de coletar informações importantes para a mensuração de resultados das campanhas. As tags trazem dados como: quantidade de cliques em determinado anúncio, origem do tráfego e conversões. Ou seja, ter todas as ferramentas para entender qual é o comportamento do público é vital para a saúde do negócio e também para melhorar estratégias de conversão.
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Gere conteúdo e atraia novos usuários desde já
Se sua intenção é aumentar o volume de vendas na Black Friday, é extremamente importante que desde já comece a atrair novos usuários para seu site. Uma boa forma de fazer isso é utilizar estratégias de topo de funil, que é a fase de conscientização e engajamento.
Na prática, é preciso gerar conteúdo de qualidade com foco em prestação de serviço, preferencialmente sobre um tema correlacionado ao seu negócio, mas jamais com um viés publicitário. Dessa forma, o consumidor vai identificar seu site como plataforma de informação de qualidade, criando engajamento, o que se converte em aumento no número de visitantes e tráfego orgânico do site. Assim, quando chegar na Black Friday, suas conversões tendem a ser maiores, pois os consumidores já possuem uma relação com sua empresa.
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Utilize e-mail marketing
Se você deseja impactar públicos já conhecidos, sejam eles compradores frequentes, eventuais ou até meros interessados, a estratégia de e-mail marketing pode ser uma opção com custo-benefício muito boa para seu negócio. Pode-se afirmar inclusive que o e-mail marketing é uma das melhores maneiras de entregar as mensagens certas, para as pessoas certas, na hora certa.
Para isso, tudo o que você precisa é de uma ferramenta de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente, em tradução literal) que seja capaz de gerir sua base de contatos e segmentá-la de forma a garantir uma comunicação mais assertiva com seus diferentes públicos e personas. Essa divisão de perfis e conteúdos direcionados via e-mail pode também ajudar muito na sua estratégia para Black Friday. Afinal, se a pessoa já está no seu cadastro de e-mail marketing, algum contato entre marca e cliente já aconteceu.
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Remarketing
O remarketing consiste basicamente em impactar com anúncios pessoas que já tiveram algum tipo de contato com seu site ou produto. A ideia é relembrar essa pessoa acerca de um produto que ela já se interessou em algum momento. A ação é muito parecida com e-mail marketing, já que trabalha com listas de e-mails. Vale ressaltar que a melhor estratégia é segmentar as mensagens para diferentes tipos de público do site:
- o que só visualizou o preço
- o que inseriu o item no carrinho e desistiu
- e quem já comprou.
Em tese, esses consumidores já se encontram no seu funil de venda e isso pode aumentar as chances de conversão, especialmente durante promoções efetivas como a Black Friday, onde as pessoas estão pré-dispostas a comprar.
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Análise da concorrência
Para os negócios prosperarem, é sempre importante estar atento às mudanças e inovações do mercado no que diz respeito à utilização de novas estratégias e tecnologias de conversão. Uma boa forma de checar se existem novas técnicas é analisar se seus concorrentes diretos estão utilizando algo que possa estar atraindo mais pessoas para o site. A análise é válida, mas vale também sua tentativa de inovação para garantir um posicionamento de mercado mais vantajoso e melhores resultados para seu negócio.
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Daniel Palis é sócio-fundador da agência de marketing digital Calina, especializada em pequenas e médias empresas. A missão da agência é disponibilizar o que há de mais moderno e eficiente em marketing de performance para companhias que demandam esse tipo de solução, mas que não têm acesso a elas.
Para alcançar esse objetivo, a Calina se baseou no polo tecnológico de São Carlos, interior de São Paulo, e construiu uma equipe composta integralmente por engenheiros e profissionais de tecnologia formados pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Cabe a essa equipe não só aplicar os serviços, mas principalmente introduzir a cultura do marketing digital no cliente, elucidando as dúvidas e explicando de maneira clara e assertiva como os serviços de marketing digital podem se alinhar e impactar positivamente o negócio.
A Calina foi criada em janeiro de 2017 por Daniel Palis, especialista em marketing digital, e por André Palis e Tulio Kehdi, ex-executivos do Google e fundadores da Raccoon, uma das maiores agências de marketing digital do País. Mais informações: https://calina.ag/
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