Orar ajuda a vender mais?

Há alguns dias, Sandro Magaldi comentou que tinha ficado surpreso com o número de pessoas que buscavam todos os dias por “orações para vender mais”.

Eu também fiquei surpreso. No começo, achei divertido. Depois, fiquei revoltado (“porque não vão estudar e treinar, se querem vender mais de verdade”, pensei). Depois, de maneira mais equilibrada, entendi que orar pode, sim, ajudar. Nem que seja para promover uma reconexão com algo maior.

Na VendaMais nós acreditamos que existem três coisas que ajudam a vender mais:

  • Conhecimentos
  • Habilidades
  • Atitudes

Note que nunca coloquei “orações” nesta lista (e olha que já teve muita gente que me cobrou isso). Até porque, quando era mais novo e mais agressivo, achava que rezar para vender mais coisa para vendedor ruim, fraco, de baixa performance. Se fosse bom mesmo, não precisava ficar rezando e pedindo ajuda.

Hoje estou revendo isso, talvez fruto da idade, de mais experiência.

Sabemos que atitudes fazem toda a diferença. Inclusive, às vezes acho até que deveria ser o ACH das Vendas (e não o CHA), mas não soa tão bem.

Atitudes não substituem habilidades e conhecimentos (um incompetente motivado continua sendo incompetente), mas com certeza absoluta dão muito mais força e energia para quem quer melhores resultados.

Também não adianta nada ser supercompetente e estar desmotivado e sem energia.

Precisamos das duas coisas: competência (conhecimentos e habilidades) + motivação (atitudes).

Particularmente, não acho que ser ruim e orar para ter bons resultados funcione. Mas se você é bom e pode usar o poder da oração… porque não?

Resolvemos, então, criar uma série de pequenas orações de vendas. Não é nada sério, não temos nenhuma pretensão de concorrer com padres que gravam DVDs e fazem missas shows. Nem temos competência para isso.

Mas entendemos de vendas, entendemos a ansiedade e a aflição que às vezes dá lidar com concorrentes desleais, com clientes rudes ou predadores, com as dificuldades do dia a dia, com metas altas e exigências cada vez maiores em relação ao nosso trabalho.

E se nessa hora alguns parágrafos reconfortantes ajudarem você a se reconectar – primeiro com você mesmo, com sua energia interior; depois, com algo maior, a “grande energia” –, então já terá valido a pena.

Montamos um site simples para isso – você coloca seu nome e e-mail e recebe uma oração por dia, durante uma semana.

Pensei em mandar por aqui pela e-zine mesmo, mas achamos que nem todo mundo se interessaria. Por isso, optamos por criar o site separado – assim, só participa quem realmente estiver interessado.

Para quem quiser meu recado semanal com dicas de vendas, fica tudo bem, e voltamos normalmente na semana que vem. Não tem nada comercial, nenhum e-mail de vendas será mandado… só alguns parágrafos em forma de oração para você usar quando e como quiser.

E se tiver alguém que você conhece e que acha que pode gostar ou precisar, por favor compartilhe com ele/ela.

Caso você já tenha e use alguma oração de vendas, aproveite e compartilhe na nossa página do Facebook (facebook.com/vendamais). Pode ser que ajude e motive alguém que está precisando.

Abraço, obrigado, boas vendas,

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima