Operadores motivados obtêm melhores resultados

Confira dicas para o planejamento de campanhas motivacionais no departamento de telemarketing.

Para tratarmos do tema campanhas de motivação, precisamos definir bem o que são e como funcionam essas estratégias de endomarketing (marketing interno). Hoje, um grande desafio para as empresas é estimular a auto-estima dos colaboradores, pois essa é a base de um trabalho produtivo e equilibrado.

Eleve a auto-estima para motivar – Uma campanha de motivação é um cronograma de ações relacionadas a um tema. É como se fosse um jogo em que as regras devem ser bem claras e seguidas à risca. Para que os resultados possam ser mensurados, a duração mínima de um trabalho desse tipo é de três meses. E, para evitar desgaste, é recomendado que o seu andamento não ultrapasse seis meses. Outro cuidado fundamental é não engatar campanhas sucessivas, para que uma não anule o impacto da outra. Deve haver um intervalo de, pelo menos, três meses entre cada uma, para que os resultados sejam mais eficazes.

A motivação deve despertar o interesse, deve vir de dentro, impulsionando o cumprimento de objetivos (metas). Para mensurar a eficiência de uma campanha e manter o entusiasmo do time, é necessário definir métricas para contabilização dos resultados, bem como a criação de ações de incentivo intermediárias, por exemplo: a oferta de brindes. As ações intermediárias não podem ser confundidas com insights periódicos (mensagens de ânimo, gritos de guerra, etc.), que não têm nada a ver com campanhas motivacionais. Os nsights devem fazer parte da rotina da operação, como ações isoladas e recorrentes.

Quanto à premiação, o melhor caminho é conhecer as equipes e saber a expectativa dos integrantes. Os prêmios devem ser compatíveis com a realidade de cada time. E tudo precisa ser bem planejado, para garantir o índice de satisfação do cliente interno e, conseqüentemente, o sucesso da campanha. É importante lembrar que, mesmo que haja um prêmio para o operador que mais se destacar, todo o grupo deve receber algum tipo de reconhecimento, para estimular o trabalho em equipe. Com a operação motivada e com a auto-estima em alta, é só comemorar os resultados.

6 dicas para o planejamento de campanhas motivacionais:
» Defina claramente o objetivo da campanha.
» Crie o tema de acordo com os objetivos e o perfil dos envolvidos, desenvolva ações para sustentar a campanha.
» Desenvolva uma identidade visual para a elaboração da logomarca, das peças da campanha e da comunicação interna.
» Promova um evento de lançamento para a equipe ou equipes envolvidas.
» Prepare dinâmicas de participação das equipes.
» Decida os modelos de premiação baseado nos objetivos da campanha e perfil dos participantes.

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