O relacionamento é a chave do negócio

Zilda Arruda - Ana Hilda RochaEntrevistamos Ana Hilda Rocha Albuquerque Paiva e Maria Zildene Vasconcelos Arruda que comercializam Soluções Tecnológicas para o Canal Corporativo da Execute Tecnologia. Elas contaram como aumentaram o faturamento em 32% utilizando as dicas/ferramentas da VendaMais em seu dia a dia.

1) O que vocês vendem exatamente?

Vendemos soluções que vão desde a venda de equipamentos de informática, tais como servidores, estações de trabalho, soluções de impressão, som profissional, áudio e vídeo, como também servidores de grande porte, já que também somos Dell Partner Direct.

2) Vocês comentaram numa conversa recente que tivemos sobre como atingiram suas metas utilizando, além do seu esforço, dedicação e profissionalismo, várias dicas/ferramentas da VendaMais. Podem falar um pouco mais sobre como foi e quais as dicas da VM que mais fizeram diferença?

O Canal Corporativo da Execute Tecnologia foi criado em 2012 devido à crescente demanda por um atendimento especializado e preparado para atender esse público. O Canal funciona com visitas externas e um backoffice, hoje gerenciado por Ana Hilda, que processa todo o atendimento demandado pelos consultores externos junto aos clientes, hoje gerenciado por Zildene Arruda. As ferramentas e conselhos mostrados mês a mês na Revista VendaMais servem de base para nosso trabalho. Dicas como sempre estar disponível para atender o cliente em vários canais como: chat online, telefone fixo, celular, e-mail, site especifico para o setor, linhas diretas de comunicação, sem gravações, secretárias ou qualquer outro intermediário foram fundamentais para o sucesso do Canal. Todas as informações estão reunidas www.execute.com.br/corporativo.

Além do nosso esforço pessoal para batimento sucessivo de metas, utilizamos ferramentas como o 1META-PCX e o CHA DE VENDAS, o que nos proporcionou uma valorização na comunicação com nossos clientes, o estabelecimento de um relacionamento próximo, rentável e tranquilo. Trouxemos o cliente para compor a solução que mais se adéqua às suas necessidades. É algo como o JUST FOR YOU.

Com isso, e em pouco tempo, as indicações para outras empresas foram uma consequência natural e constante. Hoje as visitas de prospecção abrangem não só o município de Sobral-CE, cidade-sede da empresa, mas também toda a Região Norte do Estado, fazendo valer nossa Missão de estarmos próximos a nosso cliente, com soluções e atualizações tecnológicas em toda a região em que atuamos

3) Vocês teria números para compartilhar conosco? Como melhorou seu faturamento, % de fechamento, negociações, etc.?

O faturamento do Canal teve um aumento de 32% depois da utilização das técnicas de vendas. s as nossas metas de positivação mensal da carteira estão sendo batidas. É um claro reflexo do relacionamento criado com o cliente a partir do acompanhamento de suas interações com a empresa, bem como com o estudo das suas futuras necessidades, com base nos históricos de compra. Com o relacionamento mais próximo, o % de fechamento teve um aumento de 120% em relação ao ano anterior.

4) Que dicas vocês dariam para quem está querendo melhorar suas vendas?

Acreditamos que o RELACIONAMENTO é a chave do negócio. Além de utilizar as técnicas de vendas, temos que lançar mão das técnicas de relacionamento, fidelização e acompanhamento da “vida do cliente” junto à empresa.

Isso muitas vezes extrapola o contato diário e profissional, passando a abordar a própria vida dos clientes e seus parentes e amigos.

Para haver conexão, temos que gerar um relacionamento de confiança, cuidando do dia a dia do cliente, fazendo parte do seu desenvolvimento e compartilhando informações que sejam importantes para cada um deles.

A Revista VendaMais serve como base para estas estratégias, trazendo sempre novas formas de surpreender o cliente e torná-lo cada vez mais fã da nossa empresa e da nossa forma de atender. Outra dica bem interessante é a leitura semanal das e-Zines VendaMais, que podem ser recebidas GRATUITAMENTE por e-mail. Focamos muito em matérias relacionadas ao Pós-Venda, algo tão importante como a Prospecção e a Venda em si. É no Pós-Venda que nasce o relacionamento e a próxima venda.

O relacionamento gera confiança. A confiança gera comprometimento. O comprometimento gera fidelidade. Fidelidade gera o hábito de positivação semanal. Este hábito gera vendas sadias. Vendas sadias geram resultado e batimento de metas. Isso gera FELICIDADE!

5) Olhando para trás, existe algo que você gostaria de ter sabido ou descoberto antes – alguma lição que teria ajudado a superar ou evitar algumas dificuldades pelas quais passaram?

Sem dúvida alguma a prática da constante visitação aos clientes, saindo da passividade e da comodidade da cadeira e do ar-condicionado fez toda a diferença no resultado. As empresas necessitam cada vez mais enxergar em seus fornecedores um canal de confiança e parceria. Parceiros confiáveis e com atendimento rápido e eficiente. Se tivéssemos criado o hábito de positivar clientes através de ligações, visitas ou outras formas de relacionamento, hoje já estaríamos bem mais presentes na vida das empresas que compõem nossa carteira. Mas como diz o poeta: toda caminhada começa com o primeiro passo.

A constante comunicação para lembrar ao cliente que estamos sempre disponíveis e prontos para atendê-lo no seu jeito de trabalhar é uma das chaves do sucesso em vendas.

6) De maneira rápida e resumida, na sua opinião que tipo de profissional de vendas mais se beneficiaria com a leitura da VendaMais?

A VendaMais tem a capacidade de orientar, não só o vendedor, mas também o gestor, o consumidor e os colaboradores pois, através de um conteúdo de fácil assimilação e de fácil execução, mostra a cada um as possibilidades de gerar uma relação ganha-ganha em todos os momentos que envolvem as vendas. Afinal, todos nós vivemos os dois lados diariamente.

7) Algum comentário adicional que gostaria de fazer aos nossos leitores?

Estude. Busque sempre o conhecimento. Na era das mudanças, é importante atualizar-se sempre. Estejaconstantemente antenado com as novas técnicas de vendas e relacionamento, pois elas existem pra facilitar a vida do Consultor e do Consumidor.

Ao final de cada mês poderemos escrever em nossa Agenda VendaMais: “Fizemos progresso“. Depois é comemorar e se preparar para o próximo passo.

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