“Não importa o que você vai fazer, faça sempre o melhor”

Wilson Eugenio de Mello levou tão a sério o conselho de seu pai que, só no ano passado, vendeu cerca de 200 automóveis (média de 16 por mês) e conquistou o troféu de vendedor do ano da AR Motors. Conheça os segredos do sucesso deste campeão e aprenda com ele

Por Natasha Schiebel

Colaboração Júlio Clebsch

Em 1987, o jovem Wilson Eugenio de Mello, com seus vinte e poucos anos, iniciou a vida como vendedor. Na sua trajetória profissional, vendeu em farmácias, lojas de móveis e até lista telefônica!

            Apaixonado pela profissão que escolheu, Wilson viu a grande virada da sua carreira acontecer em 2001, quando entrou no grupo AR Motors e logo se destacou. “Sempre fui o primeiro em vendas do grupo. Passei por todas as fases de venda da Nissan do Brasil, sem me esquecer de algo que meu pai me ensinou: ‘não importa o que você vai fazer, faça sempre o melhor’”, conta o supervendedor.

            Formado em Economia e Marketing, mas “graduado em Vendas, com muito orgulho”, Wilson coleciona excelentes lições aprendidas no seu dia a dia. Lições que, com certeza, podem ajudar você a ser um vendedor melhor; um líder melhor. 

Os segredos do sucesso do campeão da AR Motors

Os vinte e poucos anos ficaram para trás, mas a carreira em vendas continua firme e forte hoje, aos 50. Aliás, no ano passado Wilson recebeu o prêmio de vendedor do ano da empresa em que trabalha, ao atingir a marca de 200 automóveis vendidos (ao todo já foram mais de dois mil!), e mostrou que energia e vontade de vencer são características que não mudam com a idade.

A conquista, segundo ele, se deve a vários fatores…

  • Fidelização – Mais do que fiéis à marca, os clientes de Wilson são fiéis a ele. “Tenho clientes que já estão no quarto Nissan comigo”, revela. Ele credita a fidelidade de seus clientes à sua simplicidade no atendimento, que gera confiança e transparência, o que conta muitos pontos em um mercado tão competitivo como é o em que ele trabalha.
  • Relacionamento – Além disso, Wilson destaca como fundamental na sua estratégia o fato de nunca deixar que o cliente o esqueça. “Como costumo dizer, o meu compromisso com o cliente não termina na entrega das chaves, e sim, começa ali. Sou muito bom e disciplinado ao telefone. Tenho minha própria lista de clientes e também trabalho muito bem as listas que recebo do Sistema de Informações da Nissan”.
  • Interesse – Outra marca registrada deste campeão é jamais tentar adivinhar ou apostar no que o cliente quer, mas sim, descobrir suas necessidades e atender da melhor maneira possível com o produto que tem. Para isso, ele pergunta, ouve as respostas e descobre os caminhos que o levarão ao sucesso. “Dessa forma, enfrentar a barreira de preço fica muito mais fácil. Eu convenço meu cliente que comigo não existirá apenas uma compra de um Nissan 0km, mas um atendimento personalizado na hora das revisões e também trocas futuras”.

É a prova de que o segredo para o sucesso não é nenhum mistério escondido a sete chaves: é a combinação de dedicação, estudo, conhecimento do processo, dos clientes e do produto ou serviço que você vende… E paixão. O resultado é consequência.

5 dicas de ouro do nosso supervendedor para você

  1. O mais importante é não querer adivinhar ou apostar no que o cliente quer, mas sim, descobrir suas necessidades e atendê-las da melhor maneira possível com os produtos/serviços que você vende;
  2. Valorizar cada venda e enxergá-la como um grande desafio é fundamental para alcançar os resultados desejados. A vontade de vencer e de vender é o primeiro passo para o sucesso;
  3. Não enxergue o fechamento da venda como o fim do ciclo, mas sim, o início. O segredo é nunca deixar que o cliente esqueça você;
  4. Conquistar a confiança do cliente ajuda a vender mais e melhor. Para isso, nada como prestar um atendimento transparente e focado na simplicidade da relação;
  5. Sua formação com certeza pode ajudá-lo a ser um supervendedor, mas o mais importante mesmo é ser “formado em vendas”; é isso que faz a diferença.

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