Música x Aperfeiçoamento contínuo

As lições da música para o sucesso profissional

Dizem que para aprender não há tempo e nem lugar, não há somente um professor ou livro que fale apenas verdades. A pessoa sábia é aquela que tem sensibilidade para prestar atenção no mundo, e tirar de cada momento uma nova lição.

Partindo desse princípio, será que conseguimos aprender conceitos sobre gestão e carreira profissional, observando algumas lições da música e do dia a dia dos músicos profissionais?

  1. Paixão pelo que faz: Nenhum profissional se torna músico por falta de opção. “Não tinha o que fazer, foi ser músico”. Ser músico é ser apaixonado pela profissão.

    Lição para todas as profissões: Você tem que “ser” profissional (vendedor, professor, gerente, etc.), e não “estar” na profissão. Muitas pessoas “estão” na profissão que exercem por falta de opção em outras áreas, e o pior de tudo é que muitas vezes não gostam do que fazem.

  2. Aperfeiçoamento Contínuo: O músico profissional busca continuamente a perfeição na execução, mesmo sabendo que ela não existe. Praticando diariamente horas e horas, estudando seu instrumento. Procurando novas técnicas, timbres, sons, etc.

    Lição para todas as profissões: Treinamento contínuo deve ser objetivo de todo profissional. Buscando a melhoria de suas técnicas, conhecimento sobre produtos, serviços, mercado, etc. Isto deve ser feito regularmente e não de vez em quando.

  3. Simulação de Atendimento: Quando o músico está ensaiando com os componentes da sua banda, está ocorrendo o que chamamos de “simulação de atendimento”. Todas as músicas do repertório serão testadas, dúvidas e desencontros serão esmerilhados, e tudo o que será apresentado para a plateia (clientes) na hora do show, deverá ser executado com perfeição no ensaio.

    Lição para todas as profissões: Muitas vezes perdemos oportunidades porque não simulamos ou planejamos o que vamos fazer, falar ou apresentar ao cliente, ou em uma reunião com a equipe. É importante fazermos, treinamentos e simulações para que tudo ocorra perfeitamente, e as metas e objetivos sejam atingidos.

  4. Trabalhar em Equipe (Conjunto): Como o próprio nome diz; os músicos trabalham em “conjunto” e sabem que todos dependem uns dos outros para uma boa apresentação. Uma música perde o sentido se algum componente da banda sair do ritmo durante a apresentação.

    Lição para todas as profissões: Todo profissional deve entender que ele é mais um componente de uma equipe, e que os bons resultados acontecem quando todos da empresa estão “afinados” no mesmo objetivo.

  5. Dar um Show: De nada adianta músicos excepcionais se não apresentarem um verdadeiro show para a sua plateia. O show realmente acontece quando o público aplaude encantado, “coroando” a apresentação do conjunto.

    Lição para todas as profissões: É preciso que os clientes fiquem encantados com nossa atuação. Fazer mais do que o cliente espera, para que este nos aplauda pelo nosso desempenho e nos recomende para seus contatos.


Fabiano Brum: Palestrante especialista em motivação, vendas, empreendedorismo e educação, vêm se destacando em palestras, cursos e seminários pela maneira inteligente e criativa com que alia seu conhecimento musical aos temas de seus treinamentos.
E-mail:
[email protected]– Site:www.fabianobrum.com.br

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima