Me ajude a mapear os principais desafios e tendĂȘncias em vendas

Na semana passada fiz uma pesquisa sobre vendas consultivas com os assinantes da VendaMais e assinantes aqui da e-zine. Mais de 300 pessoas responderam e participaram (vocĂȘ tambĂ©m ainda pode participar clicando aqui: http://bit.ly/desafios-vendas-consultiva)

Passei uma boa parte da manhĂŁ de ontem lendo os comentĂĄrios sobre os principais desafios de quem trabalha vendas consultivas. Por enquanto, os principais desafios sĂŁo claramente:

1) Prospecção

  • Maior quantidade de leads/prospects.
  • Qualificação de leads/prospects.

2) Abordagem

  • Conseguir horĂĄrio para falar, ser recebido.
  • Conseguir falar com decisores.

3) Levantamento de necessidades

  • Conseguir detectar corretamente as necessidades/desafios/situação atual do prospect.
  • Conseguir conectar necessidades/desafios/situação atual do prospect com produtos/serviços/soluçÔes da empresa.

4) Proposta de valor

  • Diferenciar-se da concorrĂȘncia.
  • Demonstrar VALOR para o cliente.
  • Tangibilizar benefĂ­cios para o cliente.

5) Fechamento

  • Melhorar percentuais de aproveitamento de oportunidade (31% dos profissionais fecham menos de 10% das oportunidades; 22% fecham menos de 20% das oportunidades).

Em termos de atitudes o que mais apareceu foi persistĂȘncia e paciĂȘncia para lidar com os ciclos longos da venda complexa e tambĂ©m com o processo de planejamento necessĂĄrio para administrar corretamente as etapas do funil de vendas.

Como grande reclamação temos trĂȘs coisas aparecendo bem fortes na pesquisa:

a) LĂ­deres com dificuldades de encontrar pessoas qualificadas para suas equipes.

b) Clientes focados em preço, leilĂ”es, em jogar concorrentes um contra o outro – mesmo que isso signifique um mau negĂłcio para o prĂłprio cliente (tivemos vĂĄrios relatos de vendedores contando como alguns clientes com departamentos de compras tomaram decisĂ”es de curto prazo e mĂ­opes por causa de centavos e depois pagaram muito mais caro por causa disso).

c) O mercado em si, com menos atividade e concorrentes mais agressivos.

Pode ter certeza: todos esses problemas tĂȘm solução. Todos! Esse Ă© o trabalho da coordenação e gestĂŁo comercial, aliĂĄs.

O item “b”, especificamente, Ă© especialmente dolorido e algo que certamente precisamos trabalhar se realmente quisermos cumprir nossa missĂŁo como profissionais de vendas.

Como adendo e um comentårio extra meu, ficou a constatação de que muitas empresas, no fundo:

a) NĂŁo parecem ter grandes diferenciais em relação Ă  concorrĂȘncia. Alguns atĂ© disseram “a concorrĂȘncia tambĂ©m oferece esses diferenciais…”. EntĂŁo, por definição, nĂŁo sĂŁo diferenciais, certo?

b) Se tem diferenciais, eles parecem não ser muito valorizados pelos clientes. Ou seja, a empresa e o vendedor até acham que é um diferencial, mas se o cliente não estå disposto a pagar por isso, então claramente temos um problema. Diferencial que não é valorizado pelo cliente é CUSTO.

c) Se tem diferenciais e eles são valorizados pelos clientes, então muitas equipes de vendas estão com grandes dificuldades em transmitir isso para os clientes (tanto que temos clientes tomando decisÔes erradas de compra).

Como resultado de todas essas anĂĄlises e revisĂŁo dos comentĂĄrios da pesquisa, estou vendo algumas grandes tendĂȘncias se formando, e atĂ© criei uma nova pesquisa para falar sobre isso (e corroborar o que estou vendo).

A principal delas Ă© que temos mercados inteiros em que as empresas estĂŁo se polarizando entre quem tem diferenciação de verdade (aquela que o cliente estĂĄ disposto a pagar) e as que nĂŁo tĂȘm (ou nĂŁo comunicam corretamente). Isso tem reflexos muito fortes na equipe comercial. Afeta diretamente:

  • Recrutamento e seleção da equipe de vendas.
  • Treinamento de equipe de vendas.
  • Quais indicadores de performance sĂŁo realmente prioritĂĄrios.
  • Feedback e acompanhamento da equipe.
  • Remuneração (sobre quais atividades e resultados a equipe de vendas deve realmente ser remunerada?).

Em termos de trabalho do vendedor/consultor, afeta todos os passos da venda:

  • Planejamento
  • Prospecção
  • Abordagem
  • Levantamento de Necessidades
  • Proposta de Valor
  • Negociação
  • Fechamento
  • PĂłs-venda

Como disse, criei uma nova pesquisa para falar sobre essas tendĂȘncias. Vamos fazer a matĂ©ria de capa da VendaMais de novembro, com as tendĂȘncias e recomendaçÔes para o planejamento estratĂ©gico comercial de 2017, com base nessa pesquisa.

JĂĄ tenho vĂĄrias tendĂȘncias listadas aqui, jĂĄ entrei em contato com vĂĄrios consultores amigos meus (especializados em algumas ĂĄreas nas quais vejo os desafios – vĂĄrios deles vĂŁo palestrar no www.circuitovm.com.br em novembro), mas quero ter 100% de certeza de ter coberto tudo e de que as recomendaçÔes sĂŁo realmente prĂĄticas, factĂ­veis e nĂŁo apenas conceitos teĂłricos.

Caso queira participar, a pesquisa sobre desafios e tendĂȘncias da ĂĄrea comercial em 2017 estĂĄ aqui: http://bit.ly/desafios-tendencias-2017

Abraço, obrigado e boa$ venda$.

Raul Candeloro
Diretor
VendaMais
[email protected]

P.S. SĂł para confirmar, sĂŁo duas pesquisas diferentes:

(E sim… vocĂȘ pode participar das duas se quiser! 🙂 )

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