Marketing pessoal: 10 dicas para elevar sua própria marca

Marketing pessoal: 10 dicas para elevar sua própria marca
 
1) Marketing pessoal ? 10 dicas para elevar sua própria marca
2) Consumidor ? 19 diferenças nas vendas para homens e mulheres
3) Princípios de reconhecimento
4) Comentário da semana: Roselinda Pauka
5) Frase da semana: Tipos de pessoas ? Provérbio escocês

Olá.

Hoje, quero discutir com você o papel das mulheres nas vendas. O
dia 8 de março me fez pensar sobre a batalha que, há 152 anos,
elas travam para se equiparar aos homens no mercado de trabalho.
A data ficou marcada devido ao protesto de 1857, em que operárias
de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque resolveram cruzar os
braços, cansadas das jornadas abusivas de trabalho, que chegavam
a 16 horas por dia, e dos salários, muitas vezes, inferior à metade do
que ganhavam os homens. Entretanto, a história não teve um
desfecho feliz, uma vez que a polícia trancafiou-as na fábrica e, no
confronto entre grevistas e policiais, um incêndio acabou vitimando
130 funcionárias.

Atualmente, há um maior respeito, mas a diferença salarial ainda
persiste. De acordo com dados do IBGE de 2008, entre os
trabalhadores com nível superior completo, o salário das mulheres
equivale a 60% dos rendimentos pagos aos homens na mesma
função. Elas recebem cerca de R$2,2 mil, enquanto eles somam
R$3,8 mil por mês.

Na área de vendas, elas são ainda mais lucrativas. É que, se por um
lado, o salário pago a elas é menor, por outro, elas são mais eficazes.
?Na maioria das vezes, as mulheres vendem mais que os homens?,
garante meu amigo e colunista da VendaMais, Jeffrey Gitomer. Entre
os motivos que levam as mulheres a essa conquista, estão a
delicadeza e o profissionalismo com que executam suas negociações.
Elas tendem a se manter mais nas regras que os homens. Fazem
boas vendas e ultrapassam metas, mas sempre com os princípios da
empresa no coração.

Aliás, essa parte do corpo também leva as mulheres a conquistarem
clientes. É que elas costumam negociar com simpatia e empatia. Ao
mesmo tempo que são objetivas, vendem com delicadeza e
paciência, atentas aos vários detalhes da negociação. Por fim,
praticam, com maior facilidade que os homens, a escuta ativa,
procurando captar nas entrelinhas o que o consumidor quer. Isso
vem muito do lado materno, que desde cedo é testado pelo choro
dos filhos e geralmente é a mãe quem tem de procurar entender a
origem daquela insatisfação, mesmo que a criança ainda não tenha
a capacidade de verbalizá-la. Jeffrey gosta de compará-las com a
rainha do jogo de xadrez: uma peça ao mesmo tempo versátil e
poderosa.

A ideia desta e-zine não é incentivar rivalidade entre sexos. Meu
objetivo, além de homenagear e reconhecer o esforço feminino, é
provocar uma discussão sobre o que leva as mulheres a serem
consideradas boas vendedoras e fazer você ? tanto homem como
mulher ? avaliar se vem colocando esses conceitos em prática e de
que forma pode aprimorá-los. Para você, o que faz das mulheres
boas profissionais de vendas? Divida sua opinião conosco. Envie
sua resposta para: [email protected].

Abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro
www.vendamais.com.br

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1) Marketing pessoal ? 10 dicas para elevar sua própria marca

  1. Seja gentil ? Gentileza cabe em qualquer situação, seja no
    trabalho ou na vida pessoal. Chamar as pessoas pelo nome,
    agradecer, pedir por favor, dizer muito obrigado são atitudes
    simples e que fazem diferença.
  2. Seja pontual ? A pontualidade representa agilidade e
    comprometimento.
  3. Elogie ? Esqueça seu cabedal de conhecimentos adquirido na
    graduação, pós-graduação e MBA e valorize as boas ideias
    vindas de seus liderados ou colegas de trabalho.
  4. Lealdade ? Deixe comentários maldosos e fofocas somente
    para revistas e programas especializados. No ambiente de
    trabalho, você deve usar seu tempo para trabalhar com afinco
    e ajudar a construir um mundo melhor.
  5. Boas notícias ? Seja mensageiro de boas notícias. Chegar ao
    escritório pela manhã reproduzindo as tragédias que viu nos
    telejornais não fará de você uma pessoa agradável.
  6. O diabo veste Prada, e você? ? Mais que se preocupar com a
    aparência, procure ser elegante em gestos e atos.
  7. Seja comandante ? Aja com firmeza, mas sem instituir medo
    à sua volta.
  8. Não seja diferente, faça a diferença ? Siga o exemplo de
    pessoas, como: Madre Tereza de Calcutá, Zilda Arns, Indira
    Gandhi e Dona Geralda, catadora de papel em Belo Horizonte,
    que ganhou, em 1999, o prêmio da Unesco, na categoria
    ciência e meio ambiente. Não se preocupe em ser diferente, e
    sim em fazer a diferença.
  9. Respeite ? Quem quer respeito primeiro tem de se dar e
    mostrar respeito com alguém. Não importa se é seu superior
    hierárquico ou frentista do posto em que abastece seu carro.
    O respeito se conquista respeitando.
  10. Valorize-se ? Faça uma autoanálise e mostre aos outros como
    você gostaria de ser percebido.

Cida Silva é diretora e instrutora da En Theos Consultoria e
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2) Consumidor ? 19 diferenças nas vendas para homens e mulheres

Mulheres e homens são diferentes, e isso se reflete em seus
comportamentos de compra. Confira, a seguir, as principais
características de cada sexo:

Mulheres

Homens

São exploradoras

São objetivos

Gostam de conversar e de conselhos

Não gostam de bajulação nem vendedor no pé

Gostam de lojas coloridas, cheirosas e bem decoradas

Gostam de lojas tecnológicas e bem sinalizadas

Pesam mais o impacto daquela compra em seu meio social

Pesam mais o preço

Adoram falar

Falam silenciosamente consigo

Falam emotivamente

São literais e ouvem como estátuas

Gostam de novidades

Gostam de repetir produtos que já compraram antes e dos quais gostaram

Não se importam em passar mais tempo na loja se receberem atenção dos vendedores

Exigem rapidez

Pensam mais na hora de comprar

São mais impulsivos

Salvo raríssimas vezes, compram o que é importante

Preferem supérfluos

Negociam

Não pechincham

São mais estrategistas (pensam no futuro)

São imediatistas (pensam em curto prazo)

Desconfiam do vendedor

Acreditam mais no vendedor

Seduzem (homens, cuidado para não se deixarem seduzir por pedidos de descontos!)

Deixam-se seduzir

Pensam na sobrevivência

Não têm um bom sentido de sobrevivência

Poupam

Gastam

Questionam, perguntam e se informam até entenderem

Quando não entendem algo, para não parecerem ignorantes, não manifestam que não entenderam

Insistem ao máximo

Não costumam insistir

Quase sempre conseguem o que querem

Nem sempre conseguem o que querem

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CUSTOMER LOYALTY MANAGEMENT ? GESTÃO ESTRATÉGICA DE
FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

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3) Princípios de reconhecimento

Veja algumas regras de Chester Elton, autor do livro The carrot
principle: how
the best managers use recognition to engage their people,
retain talent and accelerate performance
(algo como O princípio da
cenoura: como os melhores gerentes usam o reconhecimento para
estimular seu pessoal, reter talentos e conseguir maior performance):

  • Um bom reconhecimento deve ser frequente, específico e
    entregue no tempo certo.
  • Defina qual mensagem você quer passar e repita-a com
    frequência. Se deseja que sua equipe foque mais na carteira
    existente, elogie sempre que fizerem uma grande venda para
    um cliente antigo.
  • Não economize no reconhecimento. Alguns cartões de
    obrigado, um almoço ou lanche grátis para um bom vendedor
    não vão fazer nenhum buraco em seu orçamento, e o
    resultado nas vendas compensa.

Atenção
Uma das características do líder que incentiva é a capacidade de
ouvir ativamente. Os dois componentes-chave dessa técnica são:

  1. Use seu corpo e suas palavras ? Balance a cabeça em sinal
    afirmativo, incline-se na direção de seu interlocutor e diga
    coisas como ?sim?, ?hum-hum?, ?e depois??. Isso mostra
    que você está escutando.
  2. Repita ? Repetir o que acabou de ouvir com suas próprias
    palavras mostra que você está com toda atenção naquele
    membro da equipe que está na sua frente.

Bob Nelson é presidente da Nelson Motivation Inc., empresa de
consultoria e treinamento de gestores e cofundador da National
Association for Employee Recognition (Associação Nacional para
Reconhecimento de Funcionários). Entre seus livros de sucesso,
estão 1001 maneiras de premiar seus colaboradores e Faça o que
tem de ser feito
.

4) COMENTÁRIO DA SEMANA: Roselinda Pauka ? Sócia-proprietária
da SOS Cozinha

?Participei do 12º encontro de empresários realizado no Clube
Juventus em São Paulo, onde conheci a revista VendaMais. Devorei
todas as matérias e tive muitas ideias para usar em minha pequena
empresa de consultoria sanitária. Agradeço a todos da equipe da
VendaMais
e coloco nossa companhia à disposição.?

5) PARA TERMINAR: Tipos de pessoas ? Provérbio escocês

?Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem
acontecer e as que perguntam o que aconteceu?

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Mande suas ideias por e-mail ou contribua com
sugestões, enviando sua mensagem para: [email protected]
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