O serviço ao cliente deve ser o resultado de todas as atividades logĂsticas que envolvem a organização.
Para crescer neste ambiente competitivo, as organizações devem buscar respostas objetivas e concretas para as seguintes questões:
1. O que Ă© um bom cliente para nossa empresa?
2. Qual o perfil do bom vendedor?
Como poderemos realizar uma venda lucrativa? Por que estamos perdendo tantos clientes? Afinal, do que precisamos para ter um excelente atendimento aos nossos clientes? A princĂpio, acredita-se que simplesmente encaminhar os colaboradores da área comercial para cursos de treinamento de curta duração em tĂ©cnicas de vendas seja o suficiente.
No entanto, nem sempre os clientes sentem-se totalmente satisfeitos com os produtos e serviços que adquirem. O serviço ao cliente, como um todo, deve ser o resultado de todas as atividades logĂsticas que envolvem a organização. E nesse aspecto, a organização deverá decidir qual o nĂvel de atendimento quer oferecer aos seus clientes para alcançar seus objetivos estratĂ©gicos.
Deve-se saber que quanto maior a expectativa gerada no cliente mais eficaz deverá ser sua logĂstica empresarial. As empresas devem evitar o descrĂ©dito e perda de confiança, seja por parte dos clientes, fornecedores ou de seus colaboradores. Quando isso ocorre, sĂŁo altos os custos envolvidos no processo, fortes os desgastes emocionais e graves problemas de relacionamento interpessoal entre os colaboradores. E ainda assim, nĂŁo se garante que a imagem da empresa nĂŁo saia danificada.
Do que adianta destinar grandes verbas para propaganda, treinamentos em vendas para atrair e conquistar clientes, se a organização nĂŁo investir em qualificação da mĂŁo-de-obra produtiva e nos outros recursos de transformação, ou seja, máquinas, equipamentos, transportes e instalações que envolvem todo o sistema logĂstico da organização?
Nenhuma organização poderá oferecer um excelente atendimento ao cliente pensando isoladamente em vendas e marketing. Deve, sim, considerar toda a cadeia logĂstica da qual faz parte, considerando o planejamento logĂstico como um elemento de maximização de lucro, em vez do ponto de vista de minimização dos custos.
E entĂŁo, como está nossa produtividade na recepção, armazenagem e movimentação de materiais? A flexibilidade no processo produtivo Ă© competitiva? O processo de separação de pedidos Ă© eficiente? Existem muitos erros na emissĂŁo das notas fiscais? Os estoques de embalagens para expedição estĂŁo sob controle? O cliente dispõe de mĂŁo-de-obra qualificada para receber nossa mercadoria sem riscos de danos? As respostas para essas perguntas provavelmente irĂŁo auxiliar a organização a reformular sua estratĂ©gia logĂstica.