Inspiração, amor e preparo

Conheça a receita de sucesso de Daniel Gimenes Pillmann e inspire-se na sua trajetória, aprendizados e dicas para se tornar um superlíder

Por Francine Pereira

Se a relação de Daniel Gimenes Pillmann com vendas fosse um casamento, este ano eles estariam completando bodas de prata, pois já faz 25 que tudo começou. Com apenas 36 anos, Daniel era uma criança quando se interessou por vendas. “Culpa” do pai, que trabalhou na área a vida toda. “Foram várias as vezes que fui a campo com ele para entender a dinâmica do processo, do encantamento do cliente e, principalmente, a vibração na hora do fechamento de um negócio. Isso sempre me deixava empolgado”, conta.

Formado em Marketing e Vendas pela Unisul e cursando Gestão Empresarial na FGV, Daniel é hoje diretor de vendas da TIM no interior de São Paulo e lidera diretamente oito gerentes e um corpo de vendas de cerca de 3 mil pessoas. Sua experiência traz grandes lições…

Um caminho de sucesso

Aos 10 anos, Daniel vendia picolé e pipa que fazia em casa para conseguir juntar dinheiro e não depender da mesada. Os anos passaram e na juventude ele conseguiu o primeiro emprego formal, trabalhando em uma rede de lanchonete. Oficialmente em vendas, uma loja de sapato foi sua primeira experiência. E foi lá que o interesse na área aflorou de verdade.

            A dedicação, a paixão e as lições aprendidas no começo da carreira ele levou para o seu primeiro grande desafio, aos 21 anos: liderar 40 pessoas na Vonpar Refrescos, empresa que fabrica e distribui bebidas Coca-Cola no sul do Brasil. “Tive que convencer pessoas muito mais experientes que o caminho que trilharíamos era o melhor para todos. Foi uma experiência vencedora, meu time levantou vários canecos de vendas”, conta.

Em 2010, como ele mesmo diz, “passou para o outro lado da mesa” e virou comprador de uma das maiores redes de varejo do sul do Brasil, as lojas Salfer. “Todo vendedor deveria viver essa experiência. Entender a cabeça do comprador abre oportunidades. A maioria dos compradores tem a mesma missão do vendedor: comprar certo para vender mais. Se houver sinergia e transparência nos negócios, todos ganham”, analisa.

Tempos depois, motivado a crescer, ele chegou à TIM com o desafio de revolucionar o varejo de telefonia. “Estávamos muito atrás dos nossos concorrentes e, por isso, precisávamos desenvolver as pessoas do time para serem mais eficientes e produtivas. O resultado foi rápido. Passamos a liderar em praticamente todos os varejos do sul do Brasil e puxar os indicadores da TIM Brasil para cima”, conta Daniel.

Como fruto desse trabalho, em 2013 ele chegou ao cargo de diretor de vendas do interior do estado de São Paulo, onde está até hoje liderando diretamente oito gerentes sênior e um corpo de vendas de aproximadamente 3 mil pessoas entre funcionários próprios e terceiros.

Diferenciais e dicas

Daniel atribui seu sucesso a três fatores:

1. Capacidade de impulsionar o crescimento dos vendedores

Segundo Daniel, sua maior dificuldade como líder de vendas é a falta de tempo para formar um time de alta performance. Para superar essa dificuldade, ele se preocupa com orientação e motivação. “Hoje, a melhor maneira de reter nossos talentos é mostrando o caminho de crescimento e de formação de carreira que eles podem ter dentro da organização. Outro ponto primordial é a motivação, que apesar de vir de dentro pode ser estimulada pelos líderes – o que procuro fazer com os profissionais da minha equipe”, revela.

2. Acompanhamento constante

“Quando vejo meu time liderando a venda no Brasil, ganhando prêmios de incentivo e melhorando a qualidade da nossa venda, eu tenho a convicção que estamos no caminho certo. Mas, para isso, não perco o foco um dia sequer no desempenho da venda semanal e diária, avalio os impactos das ações e tento identificar em que consigo ser mais assertivo. A eficiência operacional é o segredo de um grande vendedor. Tropeçamos todos os dias em oportunidades, aquele que estiver mais atento, que tiver melhor argumentação e velocidade, terá êxito”.

3. Transparência e proximidade com a equipe

Outro diferencial que faz de Daniel um líder acima da média é o fato de investir no bom relacionamento com sua equipe. “Não é fácil fazer com que as pessoas saibam como atuar de forma assertiva, confiar na estratégia que implementamos e ter transparência no dia a dia. Na área comercial não dá para ter melindres. Nas horas difíceis, o líder precisa se destacar, ir para o front e dividir os papéis. Quando as pessoas têm o líder como exemplo, elas deixam de fazer pela empresa e fazem por ele, e essa é a maior honra que um líder pode ter”.

Quer seguir o mesmo caminho de Daniel? As dicas dele são estas:

  1. Seja um formador de talentos. Dedique muito tempo em desenvolver seus sucessores. Não tenha receio de trabalhar com grandes profissionais. Quem tem medo de sombra está fadado à derrota, e se você ainda não preparou seu sucessor, não está pronto para seguir adiante.
  2. Valorize cada batalha vencida pela sua equipe, reconheça os melhores, divida as conquistas e assuma a responsabilidade no fracasso. Cuide das pessoas. Este é o maior ativo de uma organização.
  3. Tenha uma comunicação direta com a força de vendas. Crie mecanismos para se comunicar até com quem atua longe de você – com o avanço da tecnologia da comunicação, hoje a distância não é barreira para uma conversa em tempo real.
  4. Não aceite a meta como objetivo. Meta foi feita para atingir, o que você faz acima dela e como faz é o que torna você um profissional diferenciado. Fazer a mais do que você foi contratado é o que te leva para o sucesso.
  5. Tire algum tempo do seu dia para descontrair com sua equipe. Trabalhar em um ambiente hostil e pesado só irá lhe prejudicar.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima