Geofusion: lĂ­der em geomarketing sinaliza onde cortar custos e vender mais

Geomarketing

Em meio ao cenário de crise, a maioria dos empresários vive dois grandes desafios. Como cortar custos e como vender mais? A forma ideal de realizar ambos é garantir a eficiência no uso de seus recursos.

Descobrir qual de fato é o seu público-alvo e o que deseja; como comunicar de forma assertiva; e onde abrir um novo empreendimento são passos importantes para poupar esforços financeiros e de vendas. Uma das ferramentas para realizar este estudo de mercado é o geomarketing.

Há mais de 20 anos neste mercado, a Geofusion é líder em inteligência geográfica no Brasil. Seu software de geomarketing tem como objetivo conhecer o perfil de público de seus clientes, o potencial de consumo da região e analisar os concorrentes. Pontos que visam trazer mais segurança para iniciar, avaliar ou aumentar negócios.

A partir daí, por meio de dados geográficos, sociais e econômicos específicos, é possível ter uma visão real do mercado. Entre os clientes atendidos pela Geofusion estão empresas como Heineken, Mc Donald’s, Morana, Yamaha, Cultura Inglesa e Magazine Luiza.

Para entender de que forma o geomarketing pode ajudar a melhorar o planejamento estratégico, direcionar os esforços de marketing e vendas de forma certeira e diminuir riscos em aberturas de franquias e implementação de novos negócios, conversei com o Diretor comercial e de marketing da Geofusion, João Pedro Ribeiro. Confira a seguir se o geomarketing pode ser uma ferramenta útil para colocar no radar de sua empresa.

O que vocĂŞs oferecem na Geofusion?

A Geofusion é a maior empresa de Geomarketing do Brasil. Ela ajuda diversas empresas a encontrar os melhores lugares e clientes para vender seus produtos e serviços. Nossas soluções permitem às empresas a chegar a respostas como:

  • Onde Ă© possĂ­vel vender mais?
  • Onde dá para cortar custos?
  • Onde a concorrĂŞncia está ganhando terreno?

Como a Geofusion pode ajudar uma empresa a vender mais e melhor?

A Geofusion atua tanto na indústria quanto em varejo e serviços.

Indústrias e empresas de Serviços podem fazer análises de vendas e distribuição tanto no canal direto quanto indireto, descobrindo o potencial de vendas em todas as regiões do Brasil.

A principal diferença da base de dados e dos filtros da Geofusion, é que a nossa tecnologia busca somente disponibilizar empresas que realmente existam, eliminando o esforço de muitas companhias, que gastam tempo e dinheiro tentando achar oportunidades para descobrir mais tarde que elas estão inativas.

Nossas soluções também facilitam a gestão de vendedores, representantes e distribuidores, apoiando a divisão equilibrada de territórios. É possível identificar a sobreposição de territórios, otimizar as rotas de visitas e direcionar o time para regiões com maior potencial de positivação.

No varejo e nos segmentos de serviços, farmácias e franquias, nosso software de geomarketing na nuvem apoia a localização de locais promissores para abrir novas unidades e vender mais.

Com base nas informações sociodemográficas contidas na ferramenta, é possível mapear o público no entorno das unidades e as características da região. Ao conhecer onde se concentra o público-alvo e as regiões onde é possível vender mais, fica fácil traçar um plano de expansão que garanta a performance positiva das lojas.

Nossas ferramentas favorecem também a gestão da rede, embasando estratégias para melhorar a performance das unidades em operação. É possível entender o tamanho real de mercado e descobrir os fatores de sucesso do negócio. Ou seja, as características que explicam os resultados das unidades de maior faturamento.

Pode nos dar um exemplo prático?

No varejo, por exemplo, empresas como o McDonald’s, Cacau Show, Paquetá e Pague Menos buscam regiões com potencial para abrir novas lojas e podem analisar cidades que tem maior concentração de seu público-alvo.

Indústrias de bens de consumo como Ambev, 3M e Tintas Iquine e distribuidores usam nossas soluções para mapear com detalhes onde vendem. Elas também mapeiam quais são as empresas que ainda não são clientes, localizadas em áreas de alto potencial.

Um exemplo detalhado de uso é o da divisão de tintas automotivas da AkzoNobel. Eles utilizaram nossas soluções para aumentar a pulverização dos produtos e encontrar regiões com potencial não explorado.

Utilizando a geração de leads da ferramenta, a empresa ajudou um de seus distribuidores de Curitiba a aumentar as vendas em 17%. Tudo isso mapeando os clientes já atendidos e cruzando com as novas oportunidades encontradas para prospecção.

Também podemos citar o case de sucesso da Heineken. A empresa de bebidas identificou que, enquanto sofria uma queda significativa no volume de vendas na cidade de Porto Alegre (42% de queda!) em uma de suas marcas de cerveja, os principais concorrentes cresciam em market share.

Com o uso das nossas soluções, foi possível entender quais eram os PDVs que já tinham distribuição de produtos da empresa, mas que ainda não eram positivados com a cerveja. Além disso, foi possível mapear na ferramenta novas oportunidades de vendas em estabelecimentos frequentados pelo público-alvo da cerveja.

Como resultado, a Heineken identificou 426 novas lojas para entrada da cerveja. E mais: em trĂŞs meses, 80% das oportunidades mapeadas foram ativadas. A marca aumentou assim o volume de vendas, o market share e, consequentemente, elevou o faturamento na regiĂŁo.

Que tipo de empresa pode se beneficiar deste tipo de serviço?

Em geral, todas as empresas que tem a necessidade de responder a seguinte pergunta: “Onde estou atuando e aonde há oportunidades para encontrar novos clientes?”

Indústrias, redes de varejo, serviços, farmácias, franquias e ensino. Atendemos empresas de todos os portes, das pequenas às multinacionais.

Com as soluções deCom as soluções de geomarketing da Geofusion, você descobre onde cortar custos e vender mais
Com as soluções de geomarketing da Geofusion, você descobre onde cortar custos e vender mais

Da mesma forma, que tipo de situação a Geofusion não se propõe a resolver?

No Varejo, não temos como propósito a realização de estudos pontuais ou pesquisas de mercado.

Já na indústria, quando a necessidade é muito pontual, ou o desafio comercial é atuar na venda de insumos para produção, nossas soluções não são aderentes, pois quase nunca há um desafio geográfico e, se houver, tem pouco peso na decisão.

Nosso foco é que as soluções que oferecemos apoiem os estudos cotidianos realizados pelas áreas de expansão/operações, inteligência de mercado, marketing e vendas. O propósito é que nossos clientes adotem nossa tecnologia como uma ferramenta de análises e tomadas de decisões de negócio, com benefícios que vão além de uma demanda pontual.

Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas cometendo em relação a este assunto específico ou nesta área em que a Geofusion se propõe a ajudar?

O principal depoimento que ouvimos de nossos clientes e prospects é que muitas decisões são tomadas sem informações e seus efeitos às vezes são devastadores. A Geofusion ajuda a diminuir o risco sobre essas decisões, mostrando o tamanho da oportunidade de mercado a ser explorada e, assim, alinhando expectativas.

Na indústria, um erro comum cometido pelas empresas é adquirir e prospectar leads sem aderência ao negócio, que geram custos para serem abordados e não geram negócios. O geomarketing ajuda a encontrar quais são as oportunidades qualificadas em áreas não exploradas, com maior chance de retorno.

No varejo, equívoco frequente é traçar estratégias de expansão baseadas apenas no feeling, escolhendo áreas para novas lojas sem entender a fundo a região e a população do entorno, o que resulta em baixa performance.

Dessa lista de erros, qual vocĂŞ considera o mais grave? Por quĂŞ?

Ambos tĂŞm o mesmo peso para segmentos distintos, pois significam perda de tempo e investimentos altos.

Baseado na sua experiência, quais seriam suas principais recomendações para quem quer maximizar seus resultados e vender mais?

As dicas fundamentais sĂŁo:

  • Tome decisões embasadas no cruzamento de dados do seu prĂłprio negĂłcio aos dados de mercado.
  • Conheça a fundo o seu pĂşblico-alvo: nĂŁo basta saber quem sĂŁo essas pessoas, mas onde estĂŁo, quais seus hábitos de consumo e como atingi-los.
  • O sucesso de toda estratĂ©gia de vendas passa pela localização. Onde está o pĂşblico-alvo? Onde abrir novas unidades? Onde encontrar oportunidades qualificadas para prospecção? Quais as regiões potenciais para direcionar a força de vendas? Em quais regiões a concorrĂŞncia Ă© mais forte?

Qual seu diferencial em relação a outros possíveis concorrentes? Por que vocês são diferentes?

Para se tornar e se manter a maior empresa de geomarketing do Brasil, a Geofusion sempre investiu em tecnologia e qualidade de dados. Metodologias próprias de projeção garantem a atualização dos dados e, com base em modelagens estatísticas, criamos informações exclusivas. Trata-se do mais completo conteúdo sobre o mercado, empresas e consumidores brasileiros.

Pelo fato da nossa solução estar na nuvem desde 2010, a Geofusion permite que qualquer empresa possa ter acesso imediato ao nosso conteúdo, com o apoio de especialistas que estão comprometidos com o sucesso do nosso cliente.

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?

Acho que todos os leitores da VendaMais são antenados e estão vendo como o mundo está se transformando rapidamente. Empresas estão surgindo e mudando a forma como fazemos coisas simples, como pedir comida ou mesmo nos deslocamos de um ponto ao outro.

Em vendas, já tem muita coisa mudando também, com processos de automação que necessitam de dados cada vez mais qualificados. Gostaria de reforçar a nossa crença de que tomar decisões com o uso de dados hoje ainda é uma opção e que muitos empresários fizeram impérios com seu “feeling apurado”. Mas, num futuro muito próximo, embasar as decisões em dados será obrigatório.

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