Tenho pensado bastante em diferenciais competitivos e, quanto mais penso no assunto e quanto mais estudo, mais acredito que pequenas diferenças produzem grandes resultados.
Por exemplo: pode parecer piegas, mas eu realmente acredito que ser gentil e educado ajuda a vender.
Acho que prestar atenção e estar presente ajuda a vender.
E não é só a parte financeira/comercial – é a qualidade dos relacionamentos, de vida.
Caetano, meu sócio, publicou ontem um post no seu Insta falando “Seja a gentileza que você quer ver no mundo”. Concordo 100% com isso.
Ao mesmo tempo, vejo com frequência que alguns vendedores, por falta de atenção, pressa ou interesse, cometem pequenos deslizes que transmitem aos prospects e clientes exatamente o contrário: falta de gentileza. Não é grosseria, porque é mais sutil.
É o que poderíamos chamar de ‘desgentileza’ talvez? Se a palavra não existe… acabamos de inventar, juntos – você e eu.
Fiz uma lista rápida de 15 ‘desgentilezas’ que às vezes são cometidas (e que deveriam ser evitadas).
Veja o que acha e se incluiria algo na lista de desgentilezas.
15 desgentilezas mais comuns na área comercial
- Não fazer follow-up.
- Sutilmente criticar escolhas do cliente ou prospect.
- Atrasos
- Falsidade
- Errar o nome da pessoa
- Falar demais
- Falta de entusiasmo
- Ignorar outras pessoas no grupo
- Interromper a pessoa que está falando
- Postura arrogante
- Vocabulário negativo, pessimismo
- Repetir a mesma pergunta, não prestar atenção nas respostas
- Olhar para outras pessoas ou coisas, não prestar atenção na pessoa
- Ficar checando mensagens no celular enquanto a outra pessoa fala
- Foco na venda/comissão/curto prazo e não no cliente/benefícios/relacionamento.
Note como é fácil adaptar essa lista para um trabalho pessoal ou com a equipe.
- Você pode usar a lista do jeito que está, como check-list de avaliação (estou/estamos fazendo isto?).
- Você pode usar a lista no positivo, como check-list dos comportamentos e hábitos que queremos praticar, reforçar, desenvolver.
E você? O que acrescentaria nessa lista de pequenas desgentilezas que às vezes são cometidas, muitas vezes até mesmo sem o/a vendedor/a perceber, mas que acabam passando ao cliente a impressão de que não foi bem atendido/a?
Excelente exercício, inclusive, de reflexão pessoal – podemos estar cometendo os mesmos erros até mesmo dentro da esfera pessoal, familiar, com as pessoas mais próximas, sem mesmo notar.
Abraços gentis e uma boa semana,
Raul Candeloro
Diretor