Erros e acertos em vendas

Estivemos, de 17 a 19 de outubro, na ExpoVendaMais 2011 (o grande evento da VendaMais), imersos durante três dias em muito conhecimento, experiências, novidades, ferramentas e processos sobre gestão em vendas.

Tudo o que foi discutido no fórum é de extrema relevância para qualquer profissional de vendas que deseja se atualizar e acompanhar as mudanças do mercado, e também na forma de atender seus clientes. Falamos bastante sobre inovação, indicação como ferramenta de vendas, sustentabilidade, tecnologia, gestão de relacionamento com clientes e equipes e sobre mudanças.

Trouxe tudo isso não só para que você possa acompanhar as novidades muito interessantes que foram discutidas na ExpoVendaMais, mas também para dizer que acho uma pena caso você não tenha participado do evento. Todo profissional de vendas que deseja se desenvolver continuamente deveria fazer da participação em eventos como esse, uma premissa dentro de sua formação profissional para atender melhor seus clientes e vender mais. De qualquer forma, você pode acompanhar a cobertura completa dos assuntos tratados, no blog da ExpoVendaMais: www.forumvendamais.com.br

Além disso, tudo o que apresentamos e aprendemos no evento me fez pensar e refletir sobre quantas ferramentas e formas mais hábeis de vender existem e são muito fáceis (e baratas!) de aplicar por qualquer vendedor – e como, mesmo assim, muita gente ainda comete gafes em vendas, erros gravíssimos no atendimento ao cliente, na forma de abordagem, etc.

Da mesma forma, muita gente também descobre maneiras infalíveis de vender e as aplicam com eficiência, fechando grandes vendas ou aquele negócio que vale pelo ano todo. Então, fiquei curioso, principalmente porque estamos chegando à reta final de 2011 (faltam pouco mais de dois meses para acabar), pois acredito que você deve ter uma história interessante sobre um grande erro ou um grande acerto em vendas pelo qual você ou algum conhecido passou este ano. Se não foi você quem cometeu um erro, uma gafe em vendas, pode ser aquela história de “um amigo vendedor” seu que passou por isso.

Escreva para [email protected] e conte para a gente sua história, seja de acerto ou erro em vendas. Não se preocupe, se quiser pode ocultar seu nome – ou usar aquela tática do amigo. O que queremos saber na prática é que tipo de erros alguns vendedores cometem e que podem servir de lição para outros, da mesma forma como o que você fez de legal e interessante que também pode ajudar outros profissionais a venderem mais. Aguardo sua história!
 
Um abraço!

Raúl Candeloro

 

Artigo da semana

Como é bom poder realizar!

No mês de outubro, devido ao Dia das Crianças, lembrei-me de vários momentos em que sentia aquela ansiedade pela espera do presente. Até de quantos presentes iria ganhar. Família grande, muitas vezes, acostuma mal suas crianças. Mas era tudo alegria e divertimento. Quando a expectativa era atendida, quanta felicidade e realização, não é mesmo?

Nos dias de hoje, quantos de nós ainda nutrem esses sentimentos que tínhamos daquela época da  infância? Quantos de nós ainda conseguem nutrir seus corações de ansiedade positiva pelo novo desafio e o sentimento de satisfação de ter feito algo a contento, de ter realizado alguma coisa importante de fato?

Com a morte de Steve Jobs, li em uma revista a seguinte frase de autoria dele: “Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a tomar grandes decisões. Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você já está nu. Não há razão para não seguir seu coração”.

Após a leitura, fiquei impressionado com a força que ele encontrou e, melhor ainda, com que deixou-nos um imenso legado para que aprendamos.

Existem estudos que demonstram que as maiores tristezas dos seres humanos, no momento dos seus epitáfios, não são as coisas que fizeram, e sim as coisas que deixaram de fazer. Alguns lamentam os amores não vividos, outros as oportunidades perdidas em nome da estabilidade.

A pergunta que acredito que devamos fazer a nós mesmos é: “Quanto estou disposto a arriscar, de fato, para encarar um novo desafio em minha vida ou carreira?”.

Um velho tio me disse certa vez: “As oportunidades são como cavalos que passam em nossa frente, nos quais cada um decide se monta ou não, porém eles não passam mais de uma vez!”. Reflita: quantos “cavalos” já passaram na sua frente? Quais foram as suas decisões em cada uma dessas oportunidades?

Não tenho a vivência e a inteligência de um homem como Steve Jobs nem a sabedoria daquele tio, entretanto, estou tentando. Já “quebrei” por duas vezes por buscar as oportunidades que surgiram. Em ambas as vezes, a “culpa” foi somente minha. Faltou visão, faltou conhecimento e faltou vivência.

Hoje, depois de cada trabalho que realizo e vejo as respostas das pessoas, entendo que cada dia que chorei, que cada dia que sofri valeu a pena. Foram apenas momentos de crescimento e aprendizado que serviram para algo maior: meu próprio desenvolvimento. Sei que ainda tenho muito a fazer para merecer reverência, entretanto aprendi uma coisa: “É melhor arriscar e errar do que ficar no ostracismo da área de conforto!”

Francisco Tibiriçá é consultor de treinamentos há mais de 24 anos na área comercial, além de palestrante nas áreas de motivação, negociação, atendimento ao cliente e liderança. Visite o site: www.franciscotibirica.com.br

Tibiriçá publicou o texto acima na Comunidade VendaMais. Se você quer obter outras dicas e textos relevantes, práticos e diretos como esse ou enviar um artigo seu para a nossa equipe, acesse: www.comunidadevendamais.com.br e inscreva-se! Visite a Comunidade e leia o texto Como é bom poder realizar na íntegra.

 

Opinião do leitor

“Olá, equipe VendaMais. Parabéns e obrigada pelo trabalho maravilhoso. Fui apresentada à VendaMais há quatro anos por um dos meus melhores líderes, quando eu estava assumindo uma nova função, na verdade, um novo desafio: a supervisão comercial. Lembro que ele me disse: ‘Esta revista vai te ajudar muito’. Desde a primeira leitura, fui sentindo o resultado no meu desenvolvimento, como me ajudou e ainda me ajuda a ser  uma profissional melhor. A revista me acompanha até hoje, leio sempre, semanalmente. Quantas ideias, projetos e ações de sucesso surgiram das matérias da VendaMais, por isso adoro e valorizo muito o que vocês fazem para nós, pois o efeito é grandioso. Se hoje sou uma profissional melhor, mais segura, realizada e feliz, vocês colaboraram e colaboram  muito com tudo isso. Obrigada e saibam que vocês têm uma superfã em Goiânia.”

Ludmilla Paixão
Quatro Estações Viagens e Turismo

Para pensar

“A melhor maneira de ficar invulnerável é achar que você é vulnerável, porque quem acha que é invulnerável não vê o risco, relaxa, sossega e entra na zona de perigo, perdendo as oportunidades que passam de inovar e mudar”
Mario Sergio Cortella, na ExpoVendaMais 2011

Mande suas ideias por e-mail ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem para: [email protected]

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