Entrevista com Fábio Augusto Vieira: O Líder Humano

Por Raul Candeloro

“O líder humano nem sempre é o mais querido, mas é aquele que se coloca no lugar do outro e o ajuda em sua transformação para ser melhor do que é.”

Essa frase de Fábio Augusto Vieira reflete bem a proposta do seu livro O líder humano, em que Vieira defende a ideia de uma liderança inspiradora, que realmente faça diferença e transforme a vida das pessoas. Como? “A humanização nos relacionamentos de trabalho é a única opção para maior engajamento e produtividade dos colaboradores nas empresas”, aponta o autor.

Conversamos com Vieira para entender melhor o que os leitores irão aprender com a sua obra. Acompanhe, entenda e anime-se para ler a obra:

Qual a principal ideia/conceito que você defende no seu livro O líder humano? Porque ele é diferente dos outros livros disponíveis sobre o assunto?

Fábio Augusto VieiraBem, eu entendo claramente que a humanização nos relacionamentos de trabalho é a única opção para maior engajamento e produtividade dos colaboradores nas empresas. E isso faz deste livro algo diferente, pois insiro nele todas as minhas experiências e de outros líderes de forma humana, com seus erros, sem medos, deixando claro que o item principal de um líder é a inspiração sobre as outras pessoas.

O líder humano inspira, não controla. O líder humano delega, não centraliza. O líder humano nem sempre é o mais querido, mas é aquele que se coloca no lugar do outro e o ajuda em sua transformação para ser melhor do que é.

Quem deveria ler seu livro? Que tipo de conselhos ou conhecimento estariam procurando?

O novo gestor, sem dúvida. Pessoas que buscam inovar no mercado e entender os colaboradores atuais.

Do outro lado, quem NÃO deveria ler seu livro? O que não vão encontrar nele?

Pessoas que não desejam transformação e, obviamente, que são gestores apenas para ganhar mais, e não para serem líderes.

Assim que uma pessoa terminar de ler seu livro, qual seria a primeira coisa que deveria fazer/colocar em prática?

Deveria colocar em prática o hábito de ouvir e procurar conhecer e entender as pessoas. É disto que o livro trata: inspiração e transformação.

Qual é o erro mais comum que você vê as pessoas cometendo em relação à liderança? Que sugestões daria para que melhorassem?

O erro mais comum é centralizar a gestão. Se eu contrato alguém e não deixo essa pessoa exercer sua criatividade, me pergunto, então, por que a contratei. O centro do negócio é o ser humano, pois ele é quem faz o negócio para outros seres humanos. Melhorar e entender este ponto é uma das chaves do sucesso.

Qual é o melhor conselho sobre liderança que você acha que poderia dar a alguém?

livro o líder humanoLeia! Que não lê, não escuta. Quem não escuta, nunca se transforma em alguém melhor.

Por outro lado, qual frase ou conceito sobre liderança que você vê com frequência e que acha estar errado? Coisas que os outros dizem, mas você não concorda.

“Trabalhe muito!” Não gosto desta frase, pois é um conceito muito errado. Nossos pais e avós trabalhavam muito e, em alguns momentos, conseguiam pouco na vida. Aprendi desde cedo que é preciso trabalhar de forma inteligente, e quem trabalha assim tem tempo para viver melhor sua vida, de forma mais humana e digna.

Onde os nossos leitores podem adquirir o livro?

Eles podem adquirir em todas as livrarias, incluindo a Livraria Saraiva, Livraria Cultura ou diretamente no site da Editora ATLAS (aqui).

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima