Empresa aumenta sua produtividade em 40% com automatizaĆ§Ć£o em vendas

vĆ”rios icones para exemplificar automatizaĆ§Ć£o de processos de vendas

Qual o potencial para aumento de produtividade de sua equipe de vendas ao automatizar processos? A fabricante e distribuidora de doces, lanches e pipocas Popular Alimentos conseguiu aumentar em 40% a mƩdia de pedidos obtida por seus 70 vendedores. Com a maioria da equipe formada por vendedores com mais de 20 anos de casa, a empresa vinha enfrentando dificuldades para automatizar processos. Os vendedores atƩ tentavam fazer uso de ferramentas digitais no dia a dia, mas vez e outra ainda recorriam a caneta e papel. O motivo eram os falhas operacionais e informaƧƵes divergentes do antigo sistema de forƧa de vendas usado pela distribuidora.

Com o objetivo de automatizar 100% a dinĆ¢mica do pedido de venda, a Popular Alimentos implementou a soluĆ§Ć£o maxPedido. Desenvolvida pela empresa MĆ”xima Sistemas, companhia de tecnologia mĆ³vel para forƧa de vendas, e-commerce, trade e logĆ­stica para o setor atacadista e distribuidor, a nova ferramenta propiciou mais agilidade na hora de realizar os pedidos. AlĆ©m disso, disponibilizou de forma fĆ”cil de entender e colocar em prĆ”tica um leque de informaƧƵes tributĆ”rias e cadastrais.

A Popular Alimentos tambĆ©m contratou outras duas soluƧƵes. A maxGestĆ£o, que atualiza o gestor comercial com status de visitas, lucratividade de pedidos, autorizaƧƵes de desconto, relatĆ³rios, acompanhamento e auditoria das atividades de todos os vendedores que estĆ£o na rua. E a maxPromotor, para acompanhamento da jornada de trabalho do profissional que atua no ponto de venda. Esta Ćŗltima permite medir o tempo que cada promotor permanece em um cliente e confrontar essa informaĆ§Ć£o com o custo, o tempo e o valor de vendas. O objetivo Ć© medir a viabilidade de ter um promotor em cada ponto de venda especĆ­fico.

ConheƧa a seguir a histĆ³ria da Popular Alimentos, na entrevista com JosĆ© Maria de Carvalho, sĆ³cio-presidente da Popular Alimentos.

Vamos comeƧar pelo comeƧo: como e quando surgiu a Popular Alimentos?

Jose Maria de Carvalho - SĆ³cio Presidente da Popular Alimentos
JosĆ© Maria de Carvalho, sĆ³cio-presidente da Popular Alimentos

A histĆ³ria da Empresa Inap ā€“ IndĆŗstria AlimentĆ­cia Popular Ltda. comeƧa em 1974, quando foi fundada a FĆ”brica de Doces Popular Ltda., em Arapiraca, municĆ­pio do Estado de Alagoas, pelo pernambucano SebastiĆ£o Alves da Silva.

Em 1999, devido Ć  falta de espaƧo fĆ­sico, a Empresa Doces Popular transfere sua unidade para a Rodovia AL 220, na mesma cidade de Arapiraca. Buscando sempre inovar e aumentando seu mix de produtos e capacidade produtiva, mais uma vez a empresa transfere sua unidade, em 2014, atĆ© entĆ£o localizada, para o municĆ­pio de Limoeiro de Anadia. Etapas realizadas jĆ” sob o comando de JosĆ© Maria de Carvalho Alves e Expedito de Carvalho Alves, filhos do fundador. Neste perĆ­odo, a indĆŗstria aumentara a quantidade de produtos industrializados, responsĆ”veis pelas marcas: Doces Popular, Popcroc, PaƧocroc, Betti, Maluquinho e PopShow.

Atualmente, sua unidade industrial apresenta uma Ć”rea total de 45 mil m2, onde 9 mil m2 sĆ£o Ć”rea coberta.

Quem Ć© seu pĆŗblico-alvo e como vocĆŖs se diferenciam de outras empresas da Ć”rea?

Supermercados, mercadinhos, mercearias, atacados, bombonieres. Nossos produtos sĆ£o fabricados com qualidade e nossa logĆ­stica Ć© bastante Ć”gil.

VocĆŖs tĆŖm MissĆ£o, VisĆ£o, Valores bem definidos? Se sim, quais sĆ£o?

MissĆ£o

Atender Ć s expectativas e desejos de nossos clientes, oferecendo produtos de qualidade, e que possam estar presentes em cada momento da vida de nossos consumidores.

VisĆ£o

Ser referĆŖncia no mercado em que atuar pela qualidade e credibilidade de nossos produtos e uma das melhores empresas do Nordeste para se trabalhar.

Valores

  • Ɖtica
  • InovaĆ§Ć£o tecnolĆ³gica
  • ValorizaĆ§Ć£o do colaborador
  • Comprometimento
  • SatisfaĆ§Ć£o dos consumidores
  • Ɖtica e transparĆŖncia
  • ValorizaĆ§Ć£o dos talentos
  • Comprometimento e competĆŖncia
  • Ousadia e inovaĆ§Ć£o
  • SeguranƧa sustentĆ”vel

Quais foram as maiores dificuldades nestes Ćŗltimos dois anos, com a economia em recessĆ£o?

Alguns aumentos de matĆ©rias-primas e outros produtos que interferem no preƧo dos produtos, como frete, por exemplo. AlĆ©m disso, houve um perĆ­odo que a inadimplĆŖncia aumentou um pouco e alguns clientes passaram por grandes dificuldades, enquanto outros, infelizmente, encerraram suas atividades.

Quais foram os principais sinais de sucesso que comeƧaram a aparecer, mostrando o acerto da estratĆ©gia e modelo de negĆ³cio da Popular nestes Ćŗltimos meses?

Investimento em ferramentas de gestĆ£o, treinamento de nossos colaboradores e polĆ­ticas de negociaĆ§Ć£o.

O que vocĆŖs fazem que Ć© totalmente diferente da maior parte dos concorrentes?

Apesar de sermos indĆŗstria, temos um setor de logĆ­stica eficiente, onde conseguimos realizar entregas de pedidos realizados em um dia anterior, dentro do estado de Alagoas. AlĆ©m disso, nosso setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), alinhado com o setor comercial, busca oportunidades constantemente, aumentando nosso mix de produtos em diversos segmentos.

Especificamente em relaĆ§Ć£o a Vendas (que Ć© nosso foco na VendaMais), como vocĆŖs treinam a equipe comercial para reforƧar seus diferenciais e nĆ£o cair na guerra de preƧos?

Logo apĆ³s admissĆ£o, nosso vendedor jĆ” recebe um treinamento para conhecer nossos produtos, visita a indĆŗstria e o sistema de forƧa de vendas que irĆ” trabalhar. As equipes se reĆŗnem quinzenalmente (pessoalmente) com seus respectivos supervisores de vendas, a fim de alinhar as dificuldades encontradas e novas oportunidades. Desenvolvemos continuamente, tambĆ©m, a capacidade de lideranƧa e estratĆ©gia com supervisores e gerentes de vendas, por meio de cursos, palestras e processos de coaching.

O que vocĆŖs tĆŖm feito de especial para atrair novos clientes e que tem funcionado bem?

Atendemos aos clientes com profissionais qualificados, que buscam entender as necessidades dos mesmos. AlĆ©m disso, oferecemos nosso Ć”gil serviƧo de logĆ­stica, nĆ£o esquecendo de mencionar a qualidade de nossos produtos.

E em termos de fidelizaĆ§Ć£o de clientes, algo em especial que faƧam para que os clientes continuem comprando ou fazendo negĆ³cios com vocĆŖs?

Credibilidade e confianƧa nos produtos e profissionais da empresa.

Existe algo que era feito antes e que vocĆŖs PARARAM de fazer, por mais dura que fosse a decisĆ£o, para atualizarem seu modelo de negĆ³cios?

Alguns colaboradores que nĆ£o se adequaram ao novo modelo de negĆ³cio da empresa, precisaram ser substituĆ­dos e o tipo de venda que antes era pronta-entrega passou a ser prĆ©-venda para melhorar a qualidade logĆ­stica.

Em quais Ć”reas da empresa foram feitos os principais investimentos nesse processo de crescimento da Popular? NĆ£o sĆ³ em termos de dinheiro/investimentos, mas revisĆ£o de processos, aumento de eficiĆŖncia, etc. Ou seja, onde foi colocado mais foco e energia?

Investimentos em equipamentos para a produĆ§Ć£o, tecnologia da informaĆ§Ć£o e treinamentos para pessoal e profissional.

Quais os prĆ³ximos passos? Ou seja, o que estĆ£o planejamento para o futuro? Qual o prĆ³ximo grande objetivo?

Ampliar o mercado de atuaĆ§Ć£o a nĆ­vel nordeste.

Que conselhos daria para um empreendedor pensando em iniciar um projeto pessoal mas ainda relutando se comeƧa (arrisca…) ou nĆ£o?

Elaborar um planejamento, pesquisar o mercado e que no segmento que for atuar, seja algo que se identifique.

Existe algum livro, vĆ­deo, filme, pessoa que mais influenciou sua trajetĆ³ria pessoal/profissional e que vocĆŖ recomendaria para pessoas que querem resultados melhores?

A inspiraĆ§Ć£o veio da forƧa de vontade da famĆ­lia, principalmente de meu pai, SebastiĆ£o. Um livro que indicaria no Ć¢mbito lideranƧa Ć© O Monge e o Executivo.

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