Detox das Vendas para acabar com o problema da falta de diferenciaĆ§Ć£o

Por Marcelo Baratella

Depois de feriados como o que acabou de terminar, o objetivo principal de muita gente Ć© ajudar o organismo a se livrar mais facilmente das toxinas e outras substĆ¢ncias nĆ£o bem-vindas ao corpo, nĆ£o Ć© verdade?

No entanto, nĆ£o Ć© fĆ”cil encarar o plano! Mas se vocĆŖ superar a tentaĆ§Ć£o e retirar alguns de seus petiscos prediletos do dia a dia, o resultado promete ser animador. A soluĆ§Ć£o pode estar na dieta de nutriĆ§Ć£o funcional conhecida mundialmente como DETOX, que vem da palavra detoxification (desintoxicaĆ§Ć£o), moda de dezĀ entre dezĀ celebridades de Hollywood.

Fazendo um paralelo ao mundo das vendas corporativas, hoje vemos dentro das empresas um excesso de processos de vendas nĆ£o planejados e de vendedores desqualificados, sobrecarregando os resultados em campo e trazendo sĆ©rios distĆŗrbios Ć  rentabilidade das vendas.

O DETOX das VENDAS surge como um tratamento de desintoxicaĆ§Ć£o de pessoas e processos comerciais em todo o ciclo da venda, com o objetivo de alcanƧar as metas traƧadas para o ano de 2015, que serĆ” de difĆ­cil digestĆ£o.

Neste primeiro artigo sobre como eliminar as principais ā€œtoxinasā€ que atacam as equipes de vendas, destaco uma das mais importantes: a TOXINA “FALTA DE DIFERENCIAƇƃO”.

COMO ELIMINAR A TOXINA DA FALTA DE DIFERENCIAƇƃO

Em um mundo extremamente competitivo, em queĀ existe uma infinidade de opƧƵes de marcas ao seu redor, como vocĆŖ pode ser diferente para chamar a atenĆ§Ć£o do cliente e inseri-lo no seu pipeline?

Se a sua resposta foi atendimento ou qualidade, cuidado! Esses itens sĆ£o fundamentais para que uma empresa sobreviva no mercado, nĆ£o sĆ£o considerados diferenciais competitivos.

Para lhe ajudar a responder ao seu cliente no queĀ vocĆŖ pode e deve fazer a diferenƧa para ele, selecioneiĀ sete perguntas-chave que precisam ser analisadas sob a Ć³tica da visĆ£o do cliente:

  • Como as pessoas se dĆ£o conta de que necessitam do seu produto ou serviƧo?
  • Como os consumidores encontram o produto ou serviƧo da sua empresa?
  • Como realizam a escolha final do seu produto ou serviƧo?
  • O que acontece quando seu produto ou serviƧo Ć© entregue?
  • Para quais fins o consumidor estĆ” de fato usando seu produto ou serviƧo?
  • Como se dĆ” o serviƧo de reparos ou assistĆŖncia do seu produto ou serviƧo?
  • O que acontece quando seu produto ou serviƧo Ć© descartado ou deixa de ter utilidade?

Tenha certeza de que respondendo as perguntas acima, de forma real e crĆ­tica, vocĆŖ encontrarĆ” com maior facilidade seus verdadeiros diferenciais competitivos e, assim, poderĆ” definitivamente direcionar seus esforƧos para promover estes diferenciais na cabeƧa do seu cliente.

Nos nossos prĆ³ximos artigos falarei sobre outras toxinas malĆ©ficas e que necessitam ser tratadas pelo processo do DETOX DAS VENDAS.

AQUELE QUE OLHA PARA FORA SONHA. AQUELE QUE OLHA PARA DENTRO ACORDA!

Boa Vendas!

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Marcelo Baratella

Treinador VM Small Business, vendedor, palestrante e professor de marketing e vendas.

 

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