Desafio dos consultores

Desafio dos consultores

Imagine a cena: no palco, duas equipes formadas por seis dos melhores consultores/palestrantes de vendas do Brasil.

Cada uma das equipes dispõe de cinco minutos para debater e responder a uma pergunta formulada pela plateia. Depois do tempo proposto, cada equipe possui três minutos para apresentar uma resposta.

Ao fim das apresentações, a plateia (que na ExpoVendaMais senta-se em mesas-redondas para facilitar os debates) delibera, e cada mesa vota na equipe de consultores que melhor respondeu, em sua opinião, a questão apresentada.

A equipe vencedora permanece no palco, e outra equipe com três consultores sobe para desafiá-la. Assim o processo se repete até chegarmos à equipe campeã.

Chamo isso de Desafio dos consultores, e é mais uma exclusividade ExpoVendaMais.


Se quiser participar da ExpoVendaMais 2012, nos  dias 18 e 19 de outubro, em Curitiba (PR), clique aqui: www.expovendamais.com.br


Para participar do Desafio, os consultores estarão participando de outro desafio interno. Como são muitos consultores aos quais a VendaMais tem acesso, criamos um campeonato, e os nove melhores serão os escolhidos para participar da ExpoVendaMais. Esperarei pela lista completa para divulgá-la aqui, mas já adianto que são nomes “top”.

O interessante desse formato que criei é que você, como participante, tem acesso às respostas objetivas de nove dos melhores consultores do Brasil. Um desafio que é:

  • Muito dinâmico, porque os consultores sabem que é uma vitrine e, mais do que isso, como bons profissionais de vendas, são supercompetitivos e querem ganhar dos “rivais” da outra equipe.
  • Divertido, porque invariavelmente os consultores se conhecem muito bem, já trabalharam juntos e sabem como se apresentar de maneira extremamente profissional e envolvente ao público.
  • Muito produtivo, porque deve ser o período com mais anotações por minuto de todo o Brasil. Como os vendedores dão dicas/sugestões/conselhos sobre temas sugeridos pela plateia, no ano passado havia gente tirando fotos dos flip-charts, pedindo mais folhas de anotação, sugerindo que enviássemos as respostas por e-mail, porque tudo aquilo era muito bom para repassar para a equipe, etc.

O melhor de tudo, entretanto (pelo menos em minha opinião), é que esses mesmos consultores sentam-se nas mesas com os participantes e acompanham os trabalhos e as discussões. Em que outro evento isso acontece, esse acesso direto aos apresentadores, sentados nas mesas e fazendo os trabalhos juntos?

Se você quiser participar da ExpoVendaMais 2012, será uma honra e um grande prazer contar com sua presença no único evento brasileiro com dois dias 100% focados seriamente em discutir, debater e exercitar o que existe de melhor e mais atual em liderança em vendas.

Você pode fazer sua inscrição aqui: www.expovendamais.com.br

Abraço, e até 18 de outubro,
Raúl Candeloro

ENTREVISTA

“Se o processo de liderança, tal como eu o vejo, é o processo de nos tornarmos pessoas atrativas, com uma lista de qualidades atrativas, que são coisas que nós podemos refinar com estudo e dedicação, eu entendo que os gerentes de vendas deveriam estudar e investir mais em si próprios. Assim, iriam se tornar o tipo de pessoas que os outros escolhem seguir. Porque ninguém pode decidir ser um líder: é sempre o seguidor que decide se vai ou não seguir.”

Confira entrevista com Paulo de Vilhena.

ARTIGO DA SEMANA

Descubra o poder das decisões

Por Fernando Viel

Mais do que qualquer outra coisa, creio que são nossas DECISÕES, e não as CONDIÇÕES de nossa vida, que determinam nosso destino. Você sabe, e é verdade, que há pessoas que nascem com vantagens: genéticas, ambientais, familiares ou de relacionamentos. Contudo, também sabemos que constantemente conhecemos, lemos a respeito ou ouvimos falar de pessoas que, contra todas as possibilidades, projetaram-se além dos limites de suas condições ao tomarem novas decisões sobre o que fazer com suas vidas. Tornaram-se exemplos do poder sem limites do espírito humano.

Se decidirmos, você e eu podemos fazer de nossa vida um desses exemplos inspiradores. Como? Simplesmente tomando decisões, hoje, sobre como viveremos nossa vida nos anos 2020 e além. Se você não tomar decisões sobre como vai viver, então já tomou uma decisão, não é mesmo? Ou seja, decidiu se deixar dirigir pelo ambiente, em vez de moldar seu próprio destino. Toda a minha vida mudou em apenas um dia – o dia em que determinei não apenas o que gostaria de ter, ou o que queria me tornar, mas também decidi quem e o que eu estava COMPROMETIDO em ser em minha vida. É uma distinção simples, mas crítica.

Pense comigo. Há uma diferença enorme entre estar interessado e ser comprometido com alguma coisa? Pode apostar que sim! Muitas pessoas dizem coisas como: “Puxa, eu realmente gostaria de ganhar mais dinheiro!” ou “Gostaria de perder peso”. Mas esse tipo de declaração não representa, de modo algum, um compromisso. A pessoa apenas anuncia sua preferência, dizendo: “Estou interessado que isto aconteça, se não tiver de fazer nada”. Isso não é PODER, é uma oração fraca, sem qualquer fé para acioná-la. Não apenas você tem de decidir que resultados está comprometido em conseguir, como também o tipo de pessoa que está comprometido em se tornar.

Merece estabelecer e viver segundo um padrão elevado, não importa o que aconteça na vida. Mesmo quando tudo sair errado, mesmo quando chover na sua parada, mesmo que ninguém dê o apoio de que precisa, ou que a Bolsa despenque, mesmo que seu amor o abandone, ainda assim deve manter a decisão de viver sua vida no mais alto nível.

Infelizmente, a maioria das pessoas nunca faz isso por estar ocupada em inventar desculpas. A razão pela qual essas pessoas não atingiram seus objetivos ou não estão vivendo a vida de seus sonhos deve-se ao modo como seus pais as trataram, ou à falta de oportunidade na juventude, ou porque são muito velhas, ou estão jovens demais. Todas essas desculpas não são apenas limitadoras, são DESTRUTIVAS. As desculpas perpetuam a mediocridade.

Usar o poder da decisão lhe dá a capacidade de vencer qualquer desculpa e modificar qualquer parte de sua vida em um instante. Pode mudar seus relacionamentos, seu ambiente de trabalho, seu nível de saúde, seus rendimentos e seus estados emocionais. Pode determinar se está alegre ou triste, frustrado ou animado, escravizado pelas circunstâncias ou expressando sua liberdade. A decisão muda o rumo da sua vida. É em um momento de decisão que sua vida muda para sempre. E decisão significa cortar qualquer outra alternativa e entrar em ação logo em seguida. Sua vida muda no instante em que você toma uma decisão nova, coerente e empenhada. O mais extraordinário nessa força, nesse poder, é que você já o possui. O ímpeto explosivo da decisão não é algo reservado apenas a poucos eleitos, com as credenciais certas, dinheiro ou nome de família. Está disponível tanto ao trabalhador normal quanto ao presidente. Está disponível para você, agora, enquanto lê este artigo. Esse poder é seu agora. Decida fazer da sua vida uma vida inspiradora, decida fazer sua vida valer a pena e não apenas passar por ela, decida desfrutar, e não consertar sua vida, decida explodir de felicidade, e não ficar frustrado com as coisas, decida amar e jamais odiar, decida viver intensamente o agora. Decida-se, viva, grite, pule, festeje, comemore, queime, sorria adoidado e viverá de verdade. Tomar uma decisão de verdade significa se comprometer em atingir um resultado e cortar qualquer outra possibilidade.

O espírito humano é poderoso. A vontade de vencer, a vontade de obter sucesso, de moldar a própria vida, de assumir o controle só pode ser aproveitada quando você decide o que quer e crê que nenhum desafio, nenhum problema, nenhum obstáculo poderá detê-lo. Quando você decidir isso, sua vida passará a ser formulada não pelas condições, mas por suas decisões e, neste instante, ela mudará para sempre, e você poderá assumir o controle da vida. Tome uma decisão rápida. Tome uma decisão corajosa e viverá a vida dos seus sonhos.

Fernando Viel é especialista em transformação humana e coach executivo.

PARA PENSAR

“Sem lutas não haverá vitória, sem incentivo não haverá vontade”
Monik Milanezi

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima