Por melhor vendedor que vocĂȘ seja, pode ser que ainda cometa alguns erros em determinados passos da venda.
Ă normal, por exemplo, que alguns profissionais prospectem melhor do que outros; que o levantamento de necessidades que vocĂȘ faz seja mais completo do que o que o seu colega coloca em prĂĄtica; que o Ăndice de fechamento do campeĂŁo de vendas da sua empresa seja muito maior que o seu; e assim por diante.
Mas isso nĂŁo significa que deve ser sempre assim. Pelo contrĂĄrio.
VocĂȘ pode trabalhar para melhorar seu desempenho nos passos da venda em que nĂŁo se destaca tanto.
Sabendo disso e pensando em ajudĂĄ-lo nessa missĂŁo, apresentamos a seguir um desafio que tem o objetivo de conduzi-lo Ă excelĂȘncia nos passos da venda.
O desafio
1) Liste as etapas da venda em que vocĂȘ precisa melhorar seu desempenho.
2) Crie um plano de ação para melhorar seus resultados. A lista abaixo Ă© um Ăłtimo ponto de partida para isso. Essas questĂ”es sĂŁo a base das mudanças que vocĂȘ precisarĂĄ fazer para cumprir o desafio.
Etapa da venda em que eu preciso melhorar:
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Para melhorar, o que eu preciso mudar, especificamente, na minha conduta ou no meu comportamento?
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O que eu preciso aprender para melhorar?
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Quem pode me ajudar, dando dicas, sugestÔes ou orientaçÔes para melhorar? (gerente, colegas, amigos, treinamentos, livros etc.)
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Com quais clientes vou testar a mudança (no mĂnimo cinco)?
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Quanto eu posso vender a mais (em R$), se conseguir melhorar nessa dificuldade?
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4) Deixe essa tabela em local visĂvel, para poder consultĂĄ-la sempre. Isso o ajudarĂĄ a manter o foco na evolução.
5) Coloque suas ideias em prĂĄtica, trabalhe diariamente para evoluir nossos passos da venda de sua escolha e veja os resultados surgirem.
6) Concluiu o primeiro desafio e sabe que precisa melhorar em outro aspecto? Reinicie esse processo e, aos poucos, domine todos os passos da venda. VocĂȘ sĂł tem a ganhar!
MĂŁos Ă obra!
Data de inĂcio do desafio: ____/____/____
Data de conclusĂŁo do desafio: ____/____/____
Quais foram os aprendizados que este desafio deixou?
O que vocĂȘ fez, na prĂĄtica, para mudar e melhorar seu desempenho nas ĂĄreas deficientes?
A que vocĂȘ atribui o sucesso â ou o fracasso â desse desafio?
VocĂȘ conseguiu perceber algum avanço em relação ao que precisava melhorar e que o ajudarĂĄ a vender mais e melhor?
Com base na experiĂȘncia que vocĂȘ teve com esse desafio, quais foram os avanços que fez e qual foi a grande lição que tirou de tudo isso?
Gostou da ideia de se desafiar e quer conhecer outros desafios de vendas? Leia Desafios de Vendas: Os 30 maiores desafios de vendas e 90 ferramentas para vocĂȘ superĂĄ-los, livro escrito por Raul Candeloro e Marlus Jungton. Saiba mais e garanta o seu exemplar acessando bit.ly/desafiosdevendas.