Criar um ambiente seguro para que consumidores pudessem compartilhar experiências de compra (tanto negativas quanto positivas) no e-commerce brasileiro e sentir confiança para comprar. Com esse objetivo surgiu o Promobit, uma rede social que reúne as ofertas do e-commerce brasileiro.
O Promobit surgiu em 2013, quando os sócios Fabio Carneiro e Raphael Pawlik se conheceram no Startup Weekend, em São Paulo. Algumas semanas depois, realizaram a compra do domínio e iniciaram a produção da versão mais simples (MVP) da plataforma. No ano seguinte, lançaram a versão Beta do Promobit para desktop. Dois meses depois, sem nenhum investimento em divulgação, a plataforma já tinha 6 mil usuários por mês.
Em junho de 2014, o Promobit se mudou para a incubadora do Mackenzie (até então, o trabalho diário era realizado na Starbucks). Em 1 ano, a plataforma amadureceu como negócio e atingiu 22 mil usuários por mês. Desde então, abriu escritório, contou com a entrada de novos sócios no negócio e, em 2018, o Promobit bateu a marca de 500 mil membros e uma equipe com 25 pessoas.
Para conhecer um pouco mais desta história, conversamos com Fabio Carneiro, um dos criadores e atual diretor de operações do Promobit. Confira a seguir o depoimento dele gravado para a VendaMais e, na sequência, a entrevista completa sobre os diferenciais da plataforma, a quem se destina e como o Promobit pode ajudar uma empresa a vender mais e melhor via e-commerce:
Diferenciais do Promobit
O Promobit é um crowdsourcing de ofertas e descontos, ou seja, somos uma plataforma onde os consumidores compartilham dicas de promoções e informações sobre produtos. Diferentemente dos modelos mais tradicionais, como sites de cupons e comparadores de preço, o Promobit se tornou uma grande comunidade especializada em compartilhar ofertas relâmpagos, além de permitir que os usuários tirem dúvidas antes da compra, o que não ocorre nos modelos mais tradicionais.
Além disso, ajudamos os e-commerces em diversas frentes:
- Branding: por sermos uma comunidade reconhecida pela curadoria das lojas e ofertas, as lojas que são exibidas no Promobit, herdam este reconhecimento e rapidamente passam a ser conhecidas pelos membros.
- Giro do estoque: ajudamos os e-commerces a venderem mais e alinhados com a estratégia de marketing do parceiro.
- Aumento de tráfego: diferentemente de um e-commerce tradicional que costuma vender os produtos em seu próprio site, no Promobit nós redirecionamos o consumidor para o site do lojista, que além de gerar vendas, aumenta a base de usuários do e-commerce.
Como o Promobit pode ajudar uma empresa a vender mais e melhor
O Promobit é uma plataforma que mensalmente recebe mais de 5 milhões de visitas de consumidores que buscam boas oportunidades de compra. Tal volume de visitas ajuda os e-commerces parceiros a venderem mais e também a serem mais conhecidos na comunidade (fortalecimento do branding).
Um exemplo que ilustra muito bem esse ponto foi o sucesso de uma promoção do Galaxy S9 realizada pelo Pontofrio e compartilhada na nossa plataforma e que gerou 108 vendas em poucas horas.
A quem se destina o Promobit
E-commerces de médio e grande porte que já estão preparados para um aumento de demanda. E claro, os consumidores que encontram boas oportunidades de economizar. Em contrapartida, e-commerces com pouco tempo de mercado e que possuem baixa demanda podem não estar preparados para um aumento repentino nas vendas.
4 erros comuns ao disponibilizar ofertas no meio digital
- E-commerces que sobem o preço para anunciar uma promoção falsa, a famosa “metade do dobro”.
- Disponibilizar um número muito limitado de cupons, pois isso costuma gerar mal-estar aos consumidores que não conseguirem comprar e pode causar um efeito contrário ao esperado.
- O lojista não estar preparado para um aumento repentino no tráfego do site.
- O lojista não estar preparado para atender as vendas geradas pela promoção.
Todos esses erros são muito graves, pois atrapalham a experiência do consumidor, o que acarreta em uma queda de confiança no e-commerce.
3 dicas para aumentar os retornos no meio digital
- Recomendo que o e-commerce comece a ter uma visão estratégica e de longo prazo quando o assunto é o meio digital.
- Sempre tenha de forma clara qual o objetivo, resultados esperados, verba para as ações e de preferência trabalhe as ações de forma integrada.
- A afiliação (segmento do Promobit) é uma das formas mais eficientes de investir, pois neste modelo a cobrança é feita somente sobre as vendas realizadas pelos publishers (sites que divulgaram o conteúdo do anunciante). Conheça e invista em afiliação. É uma abordagem barata e que mitiga os riscos do lojista.
Quem quiser saber mais sobre nós, temos uma área Sobre o Promobit no site. Além disso, podemos tirar as dúvidas em nossas mídias sociais, ou através do e-mail [email protected].