De startup à maior comunidade de ofertas do Brasil em 5 anos: conheça a história do Promobit

comunidade de ofertas promobit: carrinho com vários cupons e ícones para compra via e-commerce

Criar um ambiente seguro para que consumidores pudessem compartilhar experiências de compra (tanto negativas quanto positivas) no e-commerce brasileiro e sentir confiança para comprar. Com esse objetivo surgiu o Promobit, uma rede social que reúne as ofertas do e-commerce brasileiro.

O Promobit surgiu em 2013, quando os sócios Fabio Carneiro e Raphael Pawlik se conheceram no Startup Weekend, em São Paulo. Algumas semanas depois, realizaram a compra do domínio e iniciaram a produção da versão mais simples (MVP) da plataforma. No ano seguinte, lançaram a versão Beta do Promobit para desktop. Dois meses depois, sem nenhum investimento em divulgação, a plataforma já tinha 6 mil usuários por mês.

Em junho de 2014, o Promobit se mudou para a incubadora do Mackenzie (até então, o trabalho diário era realizado na Starbucks). Em 1 ano, a plataforma amadureceu como negócio e atingiu 22 mil usuários por mês. Desde então, abriu escritório, contou com a entrada de novos sócios no negócio e, em 2018, o Promobit bateu a marca de 500 mil membros e uma equipe com 25 pessoas.

Para conhecer um pouco mais desta história, conversamos com Fabio Carneiro, um dos criadores e atual diretor de operações do Promobit. Confira a seguir o depoimento dele gravado para a VendaMais e, na sequência, a entrevista completa sobre os diferenciais da plataforma, a quem se destina e como o Promobit pode ajudar uma empresa a vender mais e melhor via e-commerce:

Diferenciais do Promobit

O Promobit é um crowdsourcing de ofertas e descontos, ou seja, somos uma plataforma onde os consumidores compartilham dicas de promoções e informações sobre produtos. Diferentemente dos modelos mais tradicionais, como sites de cupons e comparadores de preço, o Promobit se tornou uma grande comunidade especializada em compartilhar ofertas relâmpagos, além de permitir que os usuários tirem dúvidas antes da compra, o que não ocorre nos modelos mais tradicionais.

Além disso, ajudamos os e-commerces em diversas frentes:

  • Branding: por sermos uma comunidade reconhecida pela curadoria das lojas e ofertas, as lojas que são exibidas no Promobit, herdam este reconhecimento e rapidamente passam a ser conhecidas pelos membros.
  • Giro do estoque: ajudamos os e-commerces a venderem mais e alinhados com a estratégia de marketing do parceiro.
  • Aumento de tráfego: diferentemente de um e-commerce tradicional que costuma vender os produtos em seu próprio site, no Promobit nós redirecionamos o consumidor para o site do lojista, que além de gerar vendas, aumenta a base de usuários do e-commerce.

Como o Promobit pode ajudar uma empresa a vender mais e melhor

O Promobit é uma plataforma que mensalmente recebe mais de 5 milhões de visitas de consumidores que buscam boas oportunidades de compra. Tal volume de visitas ajuda os e-commerces parceiros a venderem mais e também a serem mais conhecidos na comunidade (fortalecimento do branding).

Um exemplo que ilustra muito bem esse ponto foi o sucesso de uma promoção do Galaxy S9 realizada pelo Pontofrio e compartilhada na nossa plataforma e que gerou 108 vendas em poucas horas.

A quem se destina o Promobit

E-commerces de médio e grande porte que já estão preparados para um aumento de demanda. E claro, os consumidores que encontram boas oportunidades de economizar. Em contrapartida, e-commerces com pouco tempo de mercado e que possuem baixa demanda podem não estar preparados para um aumento repentino nas vendas.

4 erros comuns ao disponibilizar ofertas no meio digital

  • E-commerces que sobem o preço para anunciar uma promoção falsa, a famosa “metade do dobro”.
  • Disponibilizar um número muito limitado de cupons, pois isso costuma gerar mal-estar aos consumidores que não conseguirem comprar e pode causar um efeito contrário ao esperado.
  • O lojista não estar preparado para um aumento repentino no tráfego do site.
  • O lojista não estar preparado para atender as vendas geradas pela promoção.

Todos esses erros são muito graves, pois atrapalham a experiência do consumidor, o que acarreta em uma queda de confiança no e-commerce.

3 dicas para aumentar os retornos no meio digital

  • Recomendo que o e-commerce comece a ter uma visão estratégica e de longo prazo quando o assunto é o meio digital.
  • Sempre tenha de forma clara qual o objetivo, resultados esperados, verba para as ações e de preferência trabalhe as ações de forma integrada.
  • A afiliação (segmento do Promobit) é uma das formas mais eficientes de investir, pois neste modelo a cobrança é feita somente sobre as vendas realizadas pelos publishers (sites que divulgaram o conteúdo do anunciante). Conheça e invista em afiliação. É uma abordagem barata e que mitiga os riscos do lojista.

Quem quiser saber mais sobre nós, temos uma área Sobre o Promobit no site. Além disso, podemos tirar as dúvidas em nossas mídias sociais, ou através do e-mail [email protected].

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