Criatividade em vendas: pesquisa revela as dificuldades para ser criativo

A primeira edição de 2016 da VendaMais terá a criatividade como tema central da matéria de capa. Nosso objetivo é criar um documento com ideias práticas e um plano de ação para fomentar a criatividade e a inovação, seja para você como profissional, ou para a sua empresa.  

A matéria está sendo construída a partir dos tópicos abaixo, que apareceram com destaque na recente pesquisa sobre criatividade e inovação em vendas que fizemos com mais de 200 de nossos assinantes. Os temas foram apontados quando perguntamos quais são as áreas em que eles têm mais dificuldade para inovar e usar a criatividade como aliada. São eles:

  • Diferenciação.
  • Mix de produtos/serviços.
  • Recuperação de inativos.
  • Como vender mais para atuais clientes.

Esses quatro assuntos serão destrinchados na edição de janeiro, mas hoje antecipamos, com exclusividade, alguns depoimentos interessantes a respeito das dificuldades que impedem a criatividade e a inovação em vendas.

Dificuldades apontadas por leitores

  • Trabalhamos com produtos de alta qualidade e sofremos com a concorrência, que tem o preço como estratégia de negócio.
  • O fechamento da venda é a maior dificuldade, pois o cliente se interessa, mas não identifica a prestação de serviço como investimento, mas como custo.
  • Acredito que eu não esteja sabendo lidar com as objeções dos prováveis clientes ou não consigo demonstrar o valor dos produtos que ofereço. Tenho observado que os clientes são muito fiéis a seus fornecedores atuais e normalmente solicitam propostas apenas para conseguir maior desconto com seus parceiros.
  • Gerir o processo sozinho está complicado em função do volume de atividades que tenho. Mesmo com o uso de um CRM integrado com meu site para geração de leads, acabo não conseguindo desenvolver novas ideias, vender e atender meus clientes em tempo ideal.
  • Apesar de minha empresa oferecer diversas opções de produtos, o cliente geralmente só quer um produto específico e acaba comprando outros produtos semelhantes do nosso concorrente.

Você tem uma dica sobre criatividade em vendas?

Esses e outros problemas citados são a base para a produção da reportagem e, também, temas de artigos dos colunistas. Você tem alguma grande ideia ou dica sobre criatividade em vendas?

Deixe seu registro nesse post em nosso Facebook. O autor do melhor comentário ganhará uma assinatura de seis meses da VendaMais e ainda terá sua dica publicada na VendaMais de janeiro. Participe!

Clique aqui e deixe seu recado.

Prospecção e pós-venda também são destaque

Além deles, os temas “prospecção” e “pós-venda” também foram bastante comentados, mas como escrevemos sobre eles recentemente, optamos por deixá-los de fora desta reportagem

Caso tenha interesse em ler as respectivas matérias, clique nos links abaixo (exclusivo para assinantes):

Caso não seja assinante da VendaMais, faça a sua assinatura clicando aqui e receba o melhor conteúdo de vendas do Brasil no seu endereço.

Quer se aprofundar no assunto?

Criatividade em Vendas é o 9º módulo do curso Gestão de Equipes Comerciais (GEC), comandado por Raul Candeloro. Saiba mais sobre o curso. 

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima