A primeira edição de 2016 da VendaMais terá a criatividade como tema central da matéria de capa. Nosso objetivo é criar um documento com ideias práticas e um plano de ação para fomentar a criatividade e a inovação, seja para você como profissional, ou para a sua empresa.
A matéria está sendo construída a partir dos tópicos abaixo, que apareceram com destaque na recente pesquisa sobre criatividade e inovação em vendas que fizemos com mais de 200 de nossos assinantes. Os temas foram apontados quando perguntamos quais são as áreas em que eles têm mais dificuldade para inovar e usar a criatividade como aliada. São eles:
- Diferenciação.
- Mix de produtos/serviços.
- Recuperação de inativos.
- Como vender mais para atuais clientes.
Esses quatro assuntos serão destrinchados na edição de janeiro, mas hoje antecipamos, com exclusividade, alguns depoimentos interessantes a respeito das dificuldades que impedem a criatividade e a inovação em vendas.
Dificuldades apontadas por leitores
- Trabalhamos com produtos de alta qualidade e sofremos com a concorrência, que tem o preço como estratégia de negócio.
- O fechamento da venda é a maior dificuldade, pois o cliente se interessa, mas não identifica a prestação de serviço como investimento, mas como custo.
- Acredito que eu não esteja sabendo lidar com as objeções dos prováveis clientes ou não consigo demonstrar o valor dos produtos que ofereço. Tenho observado que os clientes são muito fiéis a seus fornecedores atuais e normalmente solicitam propostas apenas para conseguir maior desconto com seus parceiros.
- Gerir o processo sozinho está complicado em função do volume de atividades que tenho. Mesmo com o uso de um CRM integrado com meu site para geração de leads, acabo não conseguindo desenvolver novas ideias, vender e atender meus clientes em tempo ideal.
- Apesar de minha empresa oferecer diversas opções de produtos, o cliente geralmente só quer um produto específico e acaba comprando outros produtos semelhantes do nosso concorrente.
Você tem uma dica sobre criatividade em vendas?
Esses e outros problemas citados são a base para a produção da reportagem e, também, temas de artigos dos colunistas. Você tem alguma grande ideia ou dica sobre criatividade em vendas?
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Prospecção e pós-venda também são destaque
Além deles, os temas “prospecção” e “pós-venda” também foram bastante comentados, mas como escrevemos sobre eles recentemente, optamos por deixá-los de fora desta reportagem
Caso tenha interesse em ler as respectivas matérias, clique nos links abaixo (exclusivo para assinantes):
- VendaMais maio 2015 – Prospecção de clientes (edição 251)
- VendaMais novembro 2015 – Pós-venda (edição 254)
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Quer se aprofundar no assunto?
Criatividade em Vendas é o 9º módulo do curso Gestão de Equipes Comerciais (GEC), comandado por Raul Candeloro. Saiba mais sobre o curso.