Confira a entrevista com Francisco Ferraz

Chico Ferraz

Minha grande mensagem é mostrar para as pessoas que lerem meu livro que são elas mesmas as principais responsáveis pelo seu sucesso, desde que aproveitem as oportunidades e que não fiquem se queixando pelos cantos. É preciso agir.

Sobre o que se trata exatamente seu livro O Primeiro Passo?

O livro conta minha trajetória com muita determinação, atitude, motivação e inspiração para quem lê, principalmente para os jovens, mostro que você pode crescer dentro de uma empresa, que depende só de nós, do investimento pessoal que você faz na sua carreira. Minha grande mensagem é mostrar para as pessoas que lerem meu livro que são elas mesmas as principais responsáveis pelo seu sucesso, desde que aproveitem as oportunidades e que não fiquem se queixando pelos cantos. É preciso agir.

Qual a primeira coisa que você gostaria que alguém fizesse ao terminar de ler seu livro?

Que reflita o que está fazendo na sua vida e que coloque em prática as minhas dicas de vendas.

Por onde começar? Dando o primeiro passo e tendo foco nas suas metas, porque se não tiver foco não vai a lugar nenhum.

Como você começou nesta área?

Comecei na área de vendas com meus 7 anos vendendo pastel lá em Bagé e hoje trabalho há 21 anos numa concessionária Chevrolet (Sinoscar) como gerente de vendas, comecei como vendedor de usados, novos, fui vendedor externo por 9 anos, supervisor por 2 anos e mais 9 como gerente, função que me proporcionou o aprendizado de muitas coisas na área de vendas, muitos cursos e palestras. Hoje, estou fazendo mais um curso na Universidade Chevrolet, na fábrica de GM em São Caetano (PDLC-Programa de Desenvolvimento da liderança Chevrolet).

Qual seu diferencial em relação a outras pessoas que falam que sobre esse assunto? Qual é a sua “marca registrada”?

Eu vivo a prática e constantemente estou me atualizando. Minha marca registrada é “ME AJUDA QUE EU TE AJUDO”, sempre falo isso para as pessoas, é uma forma de criar empatia e está dando muito tempo certo.

Referências

Quais os sites da área de vendas/negócios preferidos e que você recomendaria?

VendaMais e Você S.A são dois sites sensacionais para quem trabalha na área comercial e para sua carreira também.

Quais são seus livros de negócios ou autores preferidos?

Um livro que gostei muito é o DESAFIOS DE VENDAS, li e uso no meu dia a dia, é muito bom. Outro que recomendo é o livro TRANFORMANDO SUOR EM OURO, do técnico Bernardinho.

Sobre as vendas de carros/consórcios

Qual é o maior erro que você nota no pessoal que trabalha com vendas de automóveis e consórcios?

Primeiro: não controlar a ansiedade, não fazer certo os 7 passos da venda, uma coisa é certa: nesses 21 anos de profissão, eu já vi que o vendedor que faz os 7 passos bem-feitos é um vendedor de sucesso.

Segundo: falta de planejamento, com certeza, o vendedor que tem planejamento vende mais e o vendedor que trabalha com os clientes de sua carteira tem muito mais sucesso;

Por que você acha que tantas reuniões e treinamentos são chatos ou improdutivos? O que poderia ser feito para melhorar isso?

Reuniões e treinamentos não são chatos, falta os vendedores colocarem em prática aquilo que se fala em reunião e se apreende em treinamento.

Eu tenho um diretor com 84 anos que diz: “nosso trabalho é de repetição. Eu já estou a mais de 50 anos nessa função e sempre repeti as mesmas coisas.”

Num time de futebol, o técnico repete as mesmas coisas e na hora do jogo o jogador faz diferente. Perceba que as pessoas que fazem sucesso fazem o “diferente”.

Qual o seu treinamento ou palestra mais memorável, a que mais lhe marcou?

Foi  a palestra do Raúl Candeloro que assisti em Porto Alegre.  Ele  pediu para o público desenhar nove quadrados,  com os seguintes assuntos:

Atitude, visão, prioridade, posicionamento, Puv, PCI, forças, oportunidade e no final TOLERÂNCIA ZERO. Foi a melhor palestra que já assisti. Outra grande palestra foi com o Bernardinho,lembro que  ele disse que o diferencial é treinar, treinar e treinar.

Qual a situação mais desastrosa ou engraçada que já ocorreu numa das suas palestras/eventos ou treinamentos?

Foi quando uma moça saiu no meio da palestra falando bem alto que o sucesso vem antes do trabalho e todo mundo ficou pensando, mas não se iluda: o TRABALHO SEMPRE VEM ANTES DO SUCESSO.

Conselho: que grande conselho ou dica  você daria para alguém que quer melhorar seus resultados no trabalho e/ou na vida?

Primeiro: selecione suas amizades. Segundo: sempre que der o Primeiro passo faça um planejamento de como você vai fazer para chegar na sua meta, será mais fácil, com certeza.

Caminhar sem rumo não está com nada.

Algum tipo de recado que queira dar aos leitores ?

Vendedor: acredite em você e saiba que a pessoa responsável pelo seu sucesso é você mesmo. QUERER É PODER.

Contatos:


Chico FerrazEmpreendedor, abriu seu próprio negócio em 1991, a Bagé-Car, uma oficina especializada em carburação automotiva. No ano seguinte, 1992, começou uma carreira vitoriosa na Sinoscar, revenda da General Motors, de Novo Hamburgo. Inicialmente foi vendedor de usados, por nove anos foi vendedor de novos e vendedor externo, além de dois anos como supervisor.  Após esse período foi promovido a gerente de 2 lojas: a matriz em Novo Hamburgo e a filial Dois Irmãos. Em 2003, passou a integrar o Clube de Líderes da General Motors, sendo eleito Vendedor de Ouro da General Motors. Em 2010, iniciou sua carreira como Palestrante Motivacional e Inspirador, focando o trabalho nas relações humanas em empresas de todos os portes e ramos de atividade.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima