CompetĂȘncia de nĂșcleo

Entenda o que e como sĂŁo construĂ­das as competĂȘncias de nĂșcleo.

O conceito de core competence, ou competĂȘncia de nĂșcleo, foi criado por Hamel e Prahalad para ajudar as empresas a traçarem suas estratĂ©gias de maneira diferente, de dentro para fora. Ao contrĂĄrio de outros estudiosos, como Michael Porter e seu modelo de cinco forças, que primeiro analisa o cenĂĄrio externo para depois traçar uma estratĂ©gia, Hamel e Prahalad ousaram propor justamente o contrĂĄrio (mas de forma complementar), começar por entender quais sĂŁo as verdadeiras competĂȘncias de uma empresa (o que ela realmente sabe fazer bem), para sĂł depois procurar oportunidades de mercado em que essas competĂȘncias poderiam ser aplicadas.

Para Hamel e Prahalad, uma competĂȘncia de nĂșcleo precisa satisfazer trĂȘs condiçÔes:
» Oferecer um benefício claro e tangível para os clientes da empresa.
» Ser difícil de ser copiada pelos concorrentes.
» Poder ser replicada para outros produtos, serviços ou mercados.

As competĂȘncias de nĂșcleo podem ter vĂĄrias formas, incluindo conhecimento, tecnologia, processos e, atĂ© mesmo, relacionamentos (com clientes ou fornecedores). As teorias mais modernas de administração dizem que as empresas deveriam terceirizar o que nĂŁo Ă© de seu nĂșcleo de competĂȘncia. Assim, podem se dedicar a desenvolver uma vantagem competitiva que diferencie a empresa da concorrĂȘncia.

As competĂȘncias de nĂșcleo sĂŁo construĂ­das atravĂ©s de um esforço contĂ­nuo de melhoria e aprimoramento ? algo parecido com o Kaizen, cuja filosofia pode ser resumida em: “Hoje melhor do que ontem, amanhĂŁ melhor do que hoje”, ou seja, Ă© algo dinĂąmico, algo em contĂ­nuo aprimoramento.

VocĂȘ saberia dizer qual Ă© exatamente a core competence da sua empresa? E dos seus vendedores? Se nĂŁo sabe responder com certeza, nunca conseguirĂĄ fazer um bom trabalho de gestĂŁo em vendas.

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